Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simone Farias Pereira
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as condições de produção de textos em sala de aula e sua relação com a construção da autoria. Ele tem por fundamento a concepção de textos como produções orais e escritas que adquirem seu sentido numa situação de interlocução. Apóia-se, ainda, numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram feitas observações das aulas de uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. Como resultado, apresenta-se a descrição da rotina da turma, que possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Esses resultados podem gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.
id UFMG_6f90f0af8b97961e62c5dc754a230c16
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85DHR3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia CastanheiraAracy Alves Martins EvangelistaMaria da graça Costa ValCeris Salete Ribas da SilvaSimone Farias Pereira2019-08-13T13:42:35Z2019-08-13T13:42:35Z2003-12-19http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3Este estudo tem como objetivo analisar as condições de produção de textos em sala de aula e sua relação com a construção da autoria. Ele tem por fundamento a concepção de textos como produções orais e escritas que adquirem seu sentido numa situação de interlocução. Apóia-se, ainda, numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram feitas observações das aulas de uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. Como resultado, apresenta-se a descrição da rotina da turma, que possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Esses resultados podem gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.This research has as main objective to analyse text production conditions in classroom and its correlation to authorship construction. It has as basis texts conception such as oral and written production which acquires its meaning through interaction context. It basis itself in a social and cultural background of apprenticeship which places the classroom as the providing environment of individuals participation in their knowledge development. Through the adoption of an ethnographic approach research, a year-four-primary-class of an estate school was observed. This analysis was based on oral dialogues established by the class and also in the written work produced by the students throughout the semester. As an outcome, a description of the class routine is presented, which made possible to identify the meaning of constructed actions with the interaction between individuals, and as in relation to the authorship, the identification of given characteristics to its author by the group members. These outcomes may bring changes to the process of teachers developments, once it demonstrates that these discursive practice analyses taken in class provide clues to comprehension assumption of students authorship and in their produced texts.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores Formação profissional EducaçãoEscritaSalas de aulaProdução textualAutoriaInteraçãoDiscursoDiálogoProduzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_simone.pdfapplication/pdf1381791https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85DHR3/1/disserta__o_simone.pdf435f4fe92581beb8260771e6d68d2930MD51TEXTdisserta__o_simone.pdf.txtdisserta__o_simone.pdf.txtExtracted texttext/plain329758https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85DHR3/2/disserta__o_simone.pdf.txt5d147f363659c312456295957a65fcceMD521843/FAEC-85DHR32019-11-14 23:18:20.222oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85DHR3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:18:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
title Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
spellingShingle Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
Simone Farias Pereira
Produção textual
Autoria
Interação
Discurso
Diálogo
Professores Formação profissional 
Educação
Escrita
Salas de aula
title_short Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
title_full Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
title_fullStr Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
title_full_unstemmed Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
title_sort Produzindo autores: conexões entre interação e autoria na produção de textos em sala de aula
author Simone Farias Pereira
author_facet Simone Farias Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Castanheira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria da graça Costa Val
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ceris Salete Ribas da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Simone Farias Pereira
contributor_str_mv Maria Lucia Castanheira
Aracy Alves Martins Evangelista
Maria da graça Costa Val
Ceris Salete Ribas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Produção textual
Autoria
Interação
Discurso
Diálogo
topic Produção textual
Autoria
Interação
Discurso
Diálogo
Professores Formação profissional 
Educação
Escrita
Salas de aula
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores Formação profissional 
Educação
Escrita
Salas de aula
description Este estudo tem como objetivo analisar as condições de produção de textos em sala de aula e sua relação com a construção da autoria. Ele tem por fundamento a concepção de textos como produções orais e escritas que adquirem seu sentido numa situação de interlocução. Apóia-se, ainda, numa perspectiva sociocultural de aprendizagem, que concebe a sala de aula como um espaço propiciador da participação dos sujeitos na construção de conhecimentos. Através da adoção de uma perspectiva etnográfica de pesquisa, foram feitas observações das aulas de uma turma de 4ª série do Ensino Fundamental, da rede pública estadual. A análise se baseou em diálogos orais estabelecidos pelos integrantes da turma e nos textos escritos pelos alunos durante um semestre escolar. Como resultado, apresenta-se a descrição da rotina da turma, que possibilitou a identificação dos significados das ações construídas na interação entre os sujeitos e, com relação à autoria, a identificação das características atribuídas ao autor pelos membros do grupo. Esses resultados podem gerar mudanças na própria formação de educadores ao demonstrar que a análise das práticas discursivas efetivadas em salas de aula fornece pistas para a compreensão da assunção da autoria pelos alunos, nos textos que produzem.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T13:42:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T13:42:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85DHR3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85DHR3/1/disserta__o_simone.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85DHR3/2/disserta__o_simone.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 435f4fe92581beb8260771e6d68d2930
5d147f363659c312456295957a65fcce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589513933488128