Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE |
Resumo: | Este trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo. |
id |
UFMG_7000f0496302255a338e80f0f0d5bff4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQHE |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Luciana da Silva de OliveiraDaiane Marques SilvaLilian Marina Lopes Ferreira2019-08-14T18:15:27Z2019-08-14T18:15:27Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHEEste trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacionalFunção da escola na sociedadepapel da escolaEstudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlilian_marina_lopes_ferreira.pdfapplication/pdf726148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/1/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf49be5b1bcfc9508863b5707091aa7097MD51TEXTlilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txtlilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain41757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/2/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txt3b0e4404c821f44fb9d43a3bacaf69ceMD521843/BUOS-ADTQHE2019-11-14 15:43:13.919oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:43:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
title |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
spellingShingle |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 Lilian Marina Lopes Ferreira Função da escola na sociedade papel da escola Educação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacional |
title_short |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
title_full |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
title_fullStr |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
title_full_unstemmed |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
title_sort |
Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015 |
author |
Lilian Marina Lopes Ferreira |
author_facet |
Lilian Marina Lopes Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luciana da Silva de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Daiane Marques Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lilian Marina Lopes Ferreira |
contributor_str_mv |
Luciana da Silva de Oliveira Daiane Marques Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função da escola na sociedade papel da escola |
topic |
Função da escola na sociedade papel da escola Educação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacional |
description |
Este trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T18:15:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T18:15:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/1/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/2/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49be5b1bcfc9508863b5707091aa7097 3b0e4404c821f44fb9d43a3bacaf69ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589152778747904 |