Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lilian Marina Lopes Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE
Resumo: Este trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo.
id UFMG_7000f0496302255a338e80f0f0d5bff4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQHE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Luciana da Silva de OliveiraDaiane Marques SilvaLilian Marina Lopes Ferreira2019-08-14T18:15:27Z2019-08-14T18:15:27Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHEEste trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação Finalidades e objetivos Professores de ensino fundamental Formação Motivação na educação Psicologia educacionalFunção da escola na sociedadepapel da escolaEstudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlilian_marina_lopes_ferreira.pdfapplication/pdf726148https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/1/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf49be5b1bcfc9508863b5707091aa7097MD51TEXTlilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txtlilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain41757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/2/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txt3b0e4404c821f44fb9d43a3bacaf69ceMD521843/BUOS-ADTQHE2019-11-14 15:43:13.919oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQHERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:43:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
title Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
spellingShingle Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
Lilian Marina Lopes Ferreira
Função da escola na sociedade
papel da escola
Educação Finalidades e objetivos 
Professores de ensino fundamental Formação 
Motivação na educação 
Psicologia educacional
title_short Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
title_full Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
title_fullStr Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
title_full_unstemmed Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
title_sort Estudar para quê: expectativas de alunos do segundo ciclo em relação à escola belo horizonte 2015
author Lilian Marina Lopes Ferreira
author_facet Lilian Marina Lopes Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luciana da Silva de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daiane Marques Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lilian Marina Lopes Ferreira
contributor_str_mv Luciana da Silva de Oliveira
Daiane Marques Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Função da escola na sociedade
papel da escola
topic Função da escola na sociedade
papel da escola
Educação Finalidades e objetivos 
Professores de ensino fundamental Formação 
Motivação na educação 
Psicologia educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação Finalidades e objetivos 
Professores de ensino fundamental Formação 
Motivação na educação 
Psicologia educacional
description Este trabalho busca entender o papel que os alunos do segundo ciclo da escola Municipal José de Calasanz de Belo Horizonte atribuem à escola atual, visando compreender quais as expectativas eles têm em relação a ela. A forma escolhida de investigação foi a proposição de uma redação na qual todos responderam à questão: qual o papel da escola para você?. As redações foram lidas, analisadas e categorizadas, sendo destacados pontos positivos em contraste com a atitude de desinteresse e, até indisciplina desses alunos, no cotidiano. Buscando respaldo em Bauman e Gomez, tentamos relacionar o que acontece no interior da escola que atrai os alunos, mas não os leva até um aprendizado efetivo de conteúdos. A sociedade mudou e escola não consegue, muitas vezes, acompanhar essas transformações e levar seus estudantes a ampliar sua visão para além da alfabetização e do pragmatismo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:15:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQHE
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/1/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQHE/2/lilian_marina_lopes_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 49be5b1bcfc9508863b5707091aa7097
3b0e4404c821f44fb9d43a3bacaf69ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589152778747904