Aspectos do encruamento de metais previamente deformados a frio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elaine Carballo Siqueira Correa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8DNLDT
Resumo: Os efeitos de alterações no caminho de deformação no comportamento mecânico de barras previamente trefiladas foram analisados. Quatro metais foram utilizados nos experimentos: aço inoxidável AISI 304, aço inoxidável AISI 420, cobre eletrolítico e uma liga de alumínio. Dependendo da abordagem realizada, quatro ou nove condições de operação foram consideradas. Inicialmente, a deformação no processo de trefilação foi examinada através das técnicas de visioplasticidade e de superposição das curvas tensão-deformação, possibilitando a avaliação da distribuição da deformação ao longo da seção transversal das amostras e a obtenção da relação entre o coeficiente de deformação redundante e o parâmetro geométrico D. O comportamento à tração das barras trefiladas foi também observado, permitindo a análise da influência tanto dos parâmetros do processo como das características estruturais dos metais nos resultados. Paralelamente, a amostra trefilada foi considerada composta por quatro volumes concêntricos, e os corpos de prova correspondentes a cada uma dessas regiões foram submetidos a testes de tração. Dessa forma, o perfil de encruamento dos materiais foi analisado, através do exame das curvas de escoamento e da distribuição das propriedades mecânicas ao longo do raio da peça. A análise comparativa dos resultados de resistência mecânica e ductilidade referentes às barras trefiladas inteiras e às camadas das mesmas com os dados relativos aos metais apenas tracionados foi conduzida, avaliando a possibilidade de previsão do comportamento mecânico do corpo de prova trefilado a partir da amostra recozida. Por fim, os aspectos subestruturais das camadas central e superficial de dois metais trefilados foram estudados. De maneira geral, os resultados confirmaram os efeitos de caminho de deformação na resposta à tração do material trefilado, destacando-se a influência da magnitude da mudança na trajetória de processamento, evidenciando ainda algumas similaridade de comportamento entre os metais utilizados no trabalho.
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