Aspectos do encruamento de metais previamente deformados a frio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8DNLDT |
Resumo: | Os efeitos de alterações no caminho de deformação no comportamento mecânico de barras previamente trefiladas foram analisados. Quatro metais foram utilizados nos experimentos: aço inoxidável AISI 304, aço inoxidável AISI 420, cobre eletrolítico e uma liga de alumínio. Dependendo da abordagem realizada, quatro ou nove condições de operação foram consideradas. Inicialmente, a deformação no processo de trefilação foi examinada através das técnicas de visioplasticidade e de superposição das curvas tensão-deformação, possibilitando a avaliação da distribuição da deformação ao longo da seção transversal das amostras e a obtenção da relação entre o coeficiente de deformação redundante e o parâmetro geométrico D. O comportamento à tração das barras trefiladas foi também observado, permitindo a análise da influência tanto dos parâmetros do processo como das características estruturais dos metais nos resultados. Paralelamente, a amostra trefilada foi considerada composta por quatro volumes concêntricos, e os corpos de prova correspondentes a cada uma dessas regiões foram submetidos a testes de tração. Dessa forma, o perfil de encruamento dos materiais foi analisado, através do exame das curvas de escoamento e da distribuição das propriedades mecânicas ao longo do raio da peça. A análise comparativa dos resultados de resistência mecânica e ductilidade referentes às barras trefiladas inteiras e às camadas das mesmas com os dados relativos aos metais apenas tracionados foi conduzida, avaliando a possibilidade de previsão do comportamento mecânico do corpo de prova trefilado a partir da amostra recozida. Por fim, os aspectos subestruturais das camadas central e superficial de dois metais trefilados foram estudados. De maneira geral, os resultados confirmaram os efeitos de caminho de deformação na resposta à tração do material trefilado, destacando-se a influência da magnitude da mudança na trajetória de processamento, evidenciando ainda algumas similaridade de comportamento entre os metais utilizados no trabalho. |
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Paulo Roberto CetlinDagoberto Brandao SantosMargareth Spangler AndradeWaldemar Alfredo MonteiroHaroldo Beria CamposElaine Carballo Siqueira Correa2019-08-13T10:54:41Z2019-08-13T10:54:41Z2004-10-18http://hdl.handle.net/1843/BUDB-8DNLDTOs efeitos de alterações no caminho de deformação no comportamento mecânico de barras previamente trefiladas foram analisados. Quatro metais foram utilizados nos experimentos: aço inoxidável AISI 304, aço inoxidável AISI 420, cobre eletrolítico e uma liga de alumínio. Dependendo da abordagem realizada, quatro ou nove condições de operação foram consideradas. Inicialmente, a deformação no processo de trefilação foi examinada através das técnicas de visioplasticidade e de superposição das curvas tensão-deformação, possibilitando a avaliação da distribuição da deformação ao longo da seção transversal das amostras e a obtenção da relação entre o coeficiente de deformação redundante e o parâmetro geométrico D. O comportamento à tração das barras trefiladas foi também observado, permitindo a análise da influência tanto dos parâmetros do processo como das características estruturais dos metais nos resultados. Paralelamente, a amostra trefilada foi considerada composta por quatro volumes concêntricos, e os corpos de prova correspondentes a cada uma dessas regiões foram submetidos a testes de tração. Dessa forma, o perfil de encruamento dos materiais foi analisado, através do exame das curvas de escoamento e da distribuição das propriedades mecânicas ao longo do raio da peça. A análise comparativa dos resultados de resistência mecânica e ductilidade referentes às barras trefiladas inteiras e às camadas das mesmas com os dados relativos aos metais apenas tracionados foi conduzida, avaliando a possibilidade de previsão do comportamento mecânico do corpo de prova trefilado a partir da amostra recozida. Por fim, os aspectos subestruturais das camadas central e superficial de dois metais trefilados foram estudados. De maneira geral, os resultados confirmaram os efeitos de caminho de deformação na resposta à tração do material trefilado, destacando-se a influência da magnitude da mudança na trajetória de processamento, evidenciando ainda algumas similaridade de comportamento entre os metais utilizados no trabalho.The effects of strain path changes on the mechanical behavior of predrawn bars were analyzed. Four metals were used in the experiments: AISI 304 stainless steel, AISI 420 stainless steel,copper and one aluminum alloy. Four or nine operation conditions were considered in the work, depending on the approach adopted. The deformation in the drawing process was studied through the visioplasticity and the stress-strain curves superposition techniques, allowing the evaluation of the strain distribution on the cross section of the samples and the investigation of the relationship between the redundant deformation factor and the parameter. The tensile behaviorof the drawn bars was also studied, and the influence of the drawing parameters and the structural features of the metals was analyzed. The drawn sample was also considered as composed by four concentric layers, and the specimens of each layer were subjected to tension tests. Therefore, the work hardening profile of the materials was evaluated, through the examination of the flow curves and the mechanical properties distribution along the radius of the sample. The comparative analysis of strength and ductility results of the full section and the drawn bars layerswith the purely tensioned metals data was performed, allowing the analysis of the prediction of the work hardening of the predrawn specimens through the annealed sample response. The substructural aspects of the central and the superficial layers of the metals were analyzed. In general, the results showed the effects of the strain path on the drawn bars tensile behavior, and also the influence of the strain path change magnitude, bringing forth some similarities between the materials used in the work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEngenharia metalúrgicaMetais Propriedades mecânicasMecânica da fraturaAço Trabalho a frioMetalurgia de transformaçãoEngenharia metalurgiaca e de MinasAspectos do encruamento de metais previamente deformados a frioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALelaine_carballo_siqueira_corr_a.pdfapplication/pdf7869397https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUDB-8DNLDT/1/elaine_carballo_siqueira_corr_a.pdf7451d1cdb6bedc7b24bc3c8b1244adb7MD511843/BUDB-8DNLDT2019-08-13 07:54:41.673oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUDB-8DNLDTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T10:54:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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