A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59 |
Resumo: | Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador. |
id |
UFMG_71566fe23ac93c0e56d7f167d4258148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-67FJ59 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Aparecida MouraAracy Alves Martins EvangelistaMarlene de OliveiraAlcenir Soares dos ReisJanaina Ferreira Fialho2019-08-14T22:00:08Z2019-08-14T22:00:08Z2004-11-11http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador.This qualitative study aims at analyzing the implications of the use of sources of information in the formative process of the young researcher through the practice of school research. The specific objectives are: to identify the influence of the pedagogical policies of the school in theformation of this researcher, to systematize the developmental methodologies of school research the school employs, to identify the role of the teachers and the library in carrying out school research, as well as the influence of the family in the young researchers formation. To fulfill these objectives, two schools of Belo Horizonte, one public, the other private, were selected. In each school, students, teachers, the librarian, and the pedagogical coordinator were interviewed. The collection of data was made through a semi-structured interview. This study, developed in the area of Information Science, seeks to understand the phenomenon in the light of the theory of information literacy. To develop the problem, it also uses as theoretical support the concept of literacy and learning based on questioning. The study finds that the preparation of the researcher should take place during his entire time at school through the development of specific skills. In this space, family, teacher, classmates and the pedagogical policies of the school are important factors in the formation of the young researcher. Also of fundamental importance are the actions of the librarian and the adequate use of the sources of information. These factors may directly influence the formation of a good researcher if they are more properly measured.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da InformaçãoPesquisadoresFontes de informaçãoCiência da InformaçãoCompetência informacionalA formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjana_na_ferreira_fialho.pdfapplication/pdf559246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/1/jana_na_ferreira_fialho.pdf352841735a8768eaa53869e39a1be74bMD51TEXTjana_na_ferreira_fialho.pdf.txtjana_na_ferreira_fialho.pdf.txtExtracted texttext/plain231552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/2/jana_na_ferreira_fialho.pdf.txt00e168b79e51ec7434e39c7738854539MD521843/ECID-67FJ592019-11-14 16:48:41.823oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-67FJ59Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:48:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
title |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
spellingShingle |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional Janaina Ferreira Fialho Fontes de informação Ciência da Informação Competência informacional Ciência da Informação Pesquisadores |
title_short |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
title_full |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
title_fullStr |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
title_full_unstemmed |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
title_sort |
A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional |
author |
Janaina Ferreira Fialho |
author_facet |
Janaina Ferreira Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Aparecida Moura |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Aracy Alves Martins Evangelista |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marlene de Oliveira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Alcenir Soares dos Reis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janaina Ferreira Fialho |
contributor_str_mv |
Maria Aparecida Moura Aracy Alves Martins Evangelista Marlene de Oliveira Alcenir Soares dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fontes de informação Ciência da Informação Competência informacional |
topic |
Fontes de informação Ciência da Informação Competência informacional Ciência da Informação Pesquisadores |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ciência da Informação Pesquisadores |
description |
Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-11-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T22:00:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T22:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/1/jana_na_ferreira_fialho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/2/jana_na_ferreira_fialho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
352841735a8768eaa53869e39a1be74b 00e168b79e51ec7434e39c7738854539 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589190369148928 |