A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janaina Ferreira Fialho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador.
id UFMG_71566fe23ac93c0e56d7f167d4258148
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-67FJ59
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida MouraAracy Alves Martins EvangelistaMarlene de OliveiraAlcenir Soares dos ReisJanaina Ferreira Fialho2019-08-14T22:00:08Z2019-08-14T22:00:08Z2004-11-11http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador.This qualitative study aims at analyzing the implications of the use of sources of information in the formative process of the young researcher through the practice of school research. The specific objectives are: to identify the influence of the pedagogical policies of the school in theformation of this researcher, to systematize the developmental methodologies of school research the school employs, to identify the role of the teachers and the library in carrying out school research, as well as the influence of the family in the young researchers formation. To fulfill these objectives, two schools of Belo Horizonte, one public, the other private, were selected. In each school, students, teachers, the librarian, and the pedagogical coordinator were interviewed. The collection of data was made through a semi-structured interview. This study, developed in the area of Information Science, seeks to understand the phenomenon in the light of the theory of information literacy. To develop the problem, it also uses as theoretical support the concept of literacy and learning based on questioning. The study finds that the preparation of the researcher should take place during his entire time at school through the development of specific skills. In this space, family, teacher, classmates and the pedagogical policies of the school are important factors in the formation of the young researcher. Also of fundamental importance are the actions of the librarian and the adequate use of the sources of information. These factors may directly influence the formation of a good researcher if they are more properly measured.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da InformaçãoPesquisadoresFontes de informaçãoCiência da InformaçãoCompetência informacionalA formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjana_na_ferreira_fialho.pdfapplication/pdf559246https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/1/jana_na_ferreira_fialho.pdf352841735a8768eaa53869e39a1be74bMD51TEXTjana_na_ferreira_fialho.pdf.txtjana_na_ferreira_fialho.pdf.txtExtracted texttext/plain231552https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/2/jana_na_ferreira_fialho.pdf.txt00e168b79e51ec7434e39c7738854539MD521843/ECID-67FJ592019-11-14 16:48:41.823oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-67FJ59Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:48:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
title A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
spellingShingle A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
Janaina Ferreira Fialho
Fontes de informação
Ciência da Informação
Competência informacional
Ciência da Informação
Pesquisadores
title_short A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
title_full A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
title_fullStr A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
title_full_unstemmed A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
title_sort A formação do pesquisador juvenil: um estudo sob enfoque da competência informacional
author Janaina Ferreira Fialho
author_facet Janaina Ferreira Fialho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Moura
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aracy Alves Martins Evangelista
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marlene de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alcenir Soares dos Reis
dc.contributor.author.fl_str_mv Janaina Ferreira Fialho
contributor_str_mv Maria Aparecida Moura
Aracy Alves Martins Evangelista
Marlene de Oliveira
Alcenir Soares dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Fontes de informação
Ciência da Informação
Competência informacional
topic Fontes de informação
Ciência da Informação
Competência informacional
Ciência da Informação
Pesquisadores
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da Informação
Pesquisadores
description Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar as implicações do uso das fontes de informação no processo de formação do pesquisador juvenil, através da prática da pesquisa escolar. São seus objetivos específicos: identificar a influência do projeto políticopedagógico da escola na formação deste pesquisador, sistematizar as metodologias de desenvolvimento da pesquisa escolar empreendidas por ele, identificar as trocas efetuadas com oscolegas(pares) na prática da pesquisa, identificar a intervenção dos professores e da biblioteca na realização da pesquisa escolar; bem como a influência da família na formação do pesquisador juvenil. Para cumprir esses propósitos, foram selecionadas duas escolas em Belo Horizonte, pertencentes à rede pública estadual e à rede privada de ensino. Foram entrevistados, em cada escola, alunos, professores, o bibliotecário e o coordenador pedagógico. A coleta de dados se deuatravés de entrevista semi-estruturada. Este estudo, cunhado no âmbito da Ciência da Informação, busca compreender o fenômeno à luz da teoria da competência informacional. Para desenvolver o problema, utiliza também, como aporte teórico, o conceito de letramento e aprendizagem baseada no questionamento. O estudo aponta que o preparo de um pesquisador deve acontecer durante toda a sua vida escolar, através do desenvolvimento de habilidades específicas. Nesse espaço, a família, o professor, os colegas e o projeto político-pedagógico da escola são elementos importantes para a formação do pesquisador juvenil. Também se revestem de fundamentalimportância a ação do bibliotecário e o uso adequado das fontes de informação. Esses elementos, se melhor dimensionados, podem influenciar diretamente na formação de um bom pesquisador.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-11-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T22:00:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T22:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59
url http://hdl.handle.net/1843/ECID-67FJ59
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/1/jana_na_ferreira_fialho.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-67FJ59/2/jana_na_ferreira_fialho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 352841735a8768eaa53869e39a1be74b
00e168b79e51ec7434e39c7738854539
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589190369148928