O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eliane Ferreira Campos Vieira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8TPFWU
Resumo: As representações cartográficas constituem importantes recursos no ensino de Geografia e podem auxiliar o processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico. Em relação ao tema relevo, existem dificuldades dos alunos em perceberem as formas de relevo representadas através de recursos como fotografias, perfil e mapas topográficos. O bloco-diagrama é um dos recursos utilizados na representação do relevo nos livros didáticos de Geografia. Esta pesquisa procura refletir sobre a questão: quais são as contribuições da utilização do bloco-diagrama na representação do relevo no ensino de Geografia? Os procedimentos metodológicos estão referenciados na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de grupo focal. Os procedimentos metodológicos envolveram: (i) análise de livros didáticos de Geografia de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) quanto à representação gráfica do relevo; (ii) realização de uma atividade em sala de aula, a fim de observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio utilizam o bloco-diagrama na resolução da atividade e (iii) realização da técnica de grupo focal para verificar se o bloco-diagrama contribuiu de alguma forma para a construção das respostas que os alunos apresentaram à atividade proposta. Essa pesquisa permitiu identificar que o relevo é apresentado aos alunos através do livro didático a partir dos textos como suporte básico, cujos conceitos são ilustrados por representações gráficas. As análises mostraram a riqueza quantitativa dos livros didáticos de Ensino Fundamental com relação aos recursos de representação do relevo. A atividade desenvolvida permitiu inferir que os alunos do universo pesquisado não têm familiaridade com tais representações; os alunos têm pouco conhecimento sobre as formas de relevo e, ainda apresentam deficiências quanto á linguagem escrita e verbal. Aponta-se que a representação gráfica deve ser utilizada para entender os conceitos e não apenas ser uma imagem ilustrativa; as representações gráficas devem estar associadas aos conceitos ao longo do texto; o professor deve aproveitar as qualidades e deficiências do livro didático em benefício do ensino e deve basear seu enfoque na gênese das formas de relevo e nos processos condicionantes. Ao se abordar o relevo, deve-se enfatizar não o conteúdo pelo conteúdo, mas ensinar a pensar e a ler a realidade do espaço geográfico através dos conteúdos.
id UFMG_719dfbfe919976d3d1e97cdad4990fcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-8TPFWU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Roberto Celio ValadaoVilma Lucia Macagnan CarvalhoLana de Souza CavalcantiEliane Ferreira Campos Vieira2019-08-14T13:18:38Z2019-08-14T13:18:38Z2005-04-29http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8TPFWUAs representações cartográficas constituem importantes recursos no ensino de Geografia e podem auxiliar o processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico. Em relação ao tema relevo, existem dificuldades dos alunos em perceberem as formas de relevo representadas através de recursos como fotografias, perfil e mapas topográficos. O bloco-diagrama é um dos recursos utilizados na representação do relevo nos livros didáticos de Geografia. Esta pesquisa procura refletir sobre a questão: quais são as contribuições da utilização do bloco-diagrama na representação do relevo no ensino de Geografia? Os procedimentos metodológicos estão referenciados na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de grupo focal. Os procedimentos metodológicos envolveram: (i) análise de livros didáticos de Geografia de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) quanto à representação gráfica do relevo; (ii) realização de uma atividade em sala de aula, a fim de observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio utilizam o bloco-diagrama na resolução da atividade e (iii) realização da técnica de grupo focal para verificar se o bloco-diagrama contribuiu de alguma forma para a construção das respostas que os alunos apresentaram à atividade proposta. Essa pesquisa permitiu identificar que o relevo é apresentado aos alunos através do livro didático a partir dos textos como suporte básico, cujos conceitos são ilustrados por representações gráficas. As análises mostraram a riqueza quantitativa dos livros didáticos de Ensino Fundamental com relação aos recursos de representação do relevo. A atividade desenvolvida permitiu inferir que os alunos do universo pesquisado não têm familiaridade com tais representações; os alunos têm pouco conhecimento sobre as formas de relevo e, ainda apresentam deficiências quanto á linguagem escrita e verbal. Aponta-se que a representação gráfica deve ser utilizada para entender os conceitos e não apenas ser uma imagem ilustrativa; as representações gráficas devem estar associadas aos conceitos ao longo do texto; o professor deve aproveitar as qualidades e deficiências do livro didático em benefício do ensino e deve basear seu enfoque na gênese das formas de relevo e nos processos condicionantes. Ao se abordar o relevo, deve-se enfatizar não o conteúdo pelo conteúdo, mas ensinar a pensar e a ler a realidade do espaço geográfico através dos conteúdos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosRelevoGeografia  Estudo e ensinoCartografialivros didáticosensino de Geografiarepresentações cartográficasrelevoO bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvieira__e.f_vers_o_final.pdfapplication/pdf4997626https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8TPFWU/1/vieira__e.f_vers_o_final.pdf3e065ee9093d144ec32d88570515acaaMD51TEXTvieira__e.f_vers_o_final.pdf.txtvieira__e.f_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain211722https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8TPFWU/2/vieira__e.f_vers_o_final.pdf.txtaddcfe2cea86b025ea042b5a2fcf90b2MD521843/MPBB-8TPFWU2019-11-14 14:41:11.071oai:repositorio.ufmg.br:1843/MPBB-8TPFWURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:41:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
title O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
spellingShingle O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
Eliane Ferreira Campos Vieira
livros didáticos
ensino de Geografia
representações cartográficas
relevo
Livros didáticos
Relevo
Geografia  Estudo e ensino
Cartografia
title_short O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
title_full O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
title_fullStr O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
title_full_unstemmed O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
title_sort O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
author Eliane Ferreira Campos Vieira
author_facet Eliane Ferreira Campos Vieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roberto Celio Valadao
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vilma Lucia Macagnan Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lana de Souza Cavalcanti
dc.contributor.author.fl_str_mv Eliane Ferreira Campos Vieira
contributor_str_mv Roberto Celio Valadao
Vilma Lucia Macagnan Carvalho
Lana de Souza Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv livros didáticos
ensino de Geografia
representações cartográficas
relevo
topic livros didáticos
ensino de Geografia
representações cartográficas
relevo
Livros didáticos
Relevo
Geografia  Estudo e ensino
Cartografia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos
Relevo
Geografia  Estudo e ensino
Cartografia
description As representações cartográficas constituem importantes recursos no ensino de Geografia e podem auxiliar o processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico. Em relação ao tema relevo, existem dificuldades dos alunos em perceberem as formas de relevo representadas através de recursos como fotografias, perfil e mapas topográficos. O bloco-diagrama é um dos recursos utilizados na representação do relevo nos livros didáticos de Geografia. Esta pesquisa procura refletir sobre a questão: quais são as contribuições da utilização do bloco-diagrama na representação do relevo no ensino de Geografia? Os procedimentos metodológicos estão referenciados na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de grupo focal. Os procedimentos metodológicos envolveram: (i) análise de livros didáticos de Geografia de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) quanto à representação gráfica do relevo; (ii) realização de uma atividade em sala de aula, a fim de observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio utilizam o bloco-diagrama na resolução da atividade e (iii) realização da técnica de grupo focal para verificar se o bloco-diagrama contribuiu de alguma forma para a construção das respostas que os alunos apresentaram à atividade proposta. Essa pesquisa permitiu identificar que o relevo é apresentado aos alunos através do livro didático a partir dos textos como suporte básico, cujos conceitos são ilustrados por representações gráficas. As análises mostraram a riqueza quantitativa dos livros didáticos de Ensino Fundamental com relação aos recursos de representação do relevo. A atividade desenvolvida permitiu inferir que os alunos do universo pesquisado não têm familiaridade com tais representações; os alunos têm pouco conhecimento sobre as formas de relevo e, ainda apresentam deficiências quanto á linguagem escrita e verbal. Aponta-se que a representação gráfica deve ser utilizada para entender os conceitos e não apenas ser uma imagem ilustrativa; as representações gráficas devem estar associadas aos conceitos ao longo do texto; o professor deve aproveitar as qualidades e deficiências do livro didático em benefício do ensino e deve basear seu enfoque na gênese das formas de relevo e nos processos condicionantes. Ao se abordar o relevo, deve-se enfatizar não o conteúdo pelo conteúdo, mas ensinar a pensar e a ler a realidade do espaço geográfico através dos conteúdos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:18:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:18:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8TPFWU
url http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8TPFWU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8TPFWU/1/vieira__e.f_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MPBB-8TPFWU/2/vieira__e.f_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e065ee9093d144ec32d88570515acaa
addcfe2cea86b025ea042b5a2fcf90b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677047502733312