O bloco-diagrama na representação do relevo no 1 ano do ensino médio: uma análise a partir dos recursos cartográficos presentes em livros didáticos de geografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MPBB-8TPFWU |
Resumo: | As representações cartográficas constituem importantes recursos no ensino de Geografia e podem auxiliar o processo de construção de conceitos essenciais na exploração do espaço geográfico. Em relação ao tema relevo, existem dificuldades dos alunos em perceberem as formas de relevo representadas através de recursos como fotografias, perfil e mapas topográficos. O bloco-diagrama é um dos recursos utilizados na representação do relevo nos livros didáticos de Geografia. Esta pesquisa procura refletir sobre a questão: quais são as contribuições da utilização do bloco-diagrama na representação do relevo no ensino de Geografia? Os procedimentos metodológicos estão referenciados na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a técnica de grupo focal. Os procedimentos metodológicos envolveram: (i) análise de livros didáticos de Geografia de Ensino Fundamental (5ª a 8ª série) quanto à representação gráfica do relevo; (ii) realização de uma atividade em sala de aula, a fim de observar como os alunos do 1º ano do Ensino Médio utilizam o bloco-diagrama na resolução da atividade e (iii) realização da técnica de grupo focal para verificar se o bloco-diagrama contribuiu de alguma forma para a construção das respostas que os alunos apresentaram à atividade proposta. Essa pesquisa permitiu identificar que o relevo é apresentado aos alunos através do livro didático a partir dos textos como suporte básico, cujos conceitos são ilustrados por representações gráficas. As análises mostraram a riqueza quantitativa dos livros didáticos de Ensino Fundamental com relação aos recursos de representação do relevo. A atividade desenvolvida permitiu inferir que os alunos do universo pesquisado não têm familiaridade com tais representações; os alunos têm pouco conhecimento sobre as formas de relevo e, ainda apresentam deficiências quanto á linguagem escrita e verbal. Aponta-se que a representação gráfica deve ser utilizada para entender os conceitos e não apenas ser uma imagem ilustrativa; as representações gráficas devem estar associadas aos conceitos ao longo do texto; o professor deve aproveitar as qualidades e deficiências do livro didático em benefício do ensino e deve basear seu enfoque na gênese das formas de relevo e nos processos condicionantes. Ao se abordar o relevo, deve-se enfatizar não o conteúdo pelo conteúdo, mas ensinar a pensar e a ler a realidade do espaço geográfico através dos conteúdos. |
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