E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1985 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CKG3Q |
Resumo: | Esta dissertação procura explicitar alguns dos recursos que o leitor utiliza, sem consciência de que o faz, para enfrentar as tare fas necessárias ao processamento das sequências de sentenças que constituem um texto. A primeira parte do trabalho apresenta uma perspectiva teórica sobre as linhas gerais desse processamento. Assim, a seção 1.1 tenta descrever o funcionamento da leitura como processo previsivo, clareando o relacionamento entre dois fatores nela envolvidos, informação visual e informação não-visual, inclusive exemplificando a participação de um dos componentes desta última, os esquemas de informação interiorizados pelo leitor, no processo de previsão. Por sua vez, a seção 1.2 busca detalhar o funcionamento desses esquemas, que permitiriam ao leitor fazer as previsões necessárias a compreensão, através do preenchimento das variáveis, um dos tipos de constituintes dos referidos esquemas. Outro constituinte dos esquemas as expectativas é também estudado na seção 1.2, que discute sua importância crucial no modelo teórico de 'compreensão previsiva' da leitura, na medida em que o leitor basearia suas previsões, em larga parte, nas expectativas presentes nos esquemas. Além disso, a seção 1.2 exemplifição processamento de sentenças explicitando a participação de todos os constituintes dos esquemas, não apenas as mencionadas variáveis e expectativas, mas também o núcleo. Já a seção 1.3 procura determinar o papel dos conectivos na compreensão de textos, situando-os em um quadro de recursos à disposição do leitor para que este possa captar as relações entre as sentenças do texto, no que chamo de 'sinalização'. A segunda parte da dissertação objetiva desenvolver a discussão dos recursos imediatamente antes referidos a partir dos quais o leitor desvenda as relações intersentenciais do texto. Nesse sentido, as seções 2.1 e 2.2 estabelecem quatro traços semânticos relacionais Expectativa, Causalidade, Seqüência Temporal e Realidade que interviriam no processamento de textos. A seção 2.3 mostra que esses traços parecem concentrar-se como feixes nas conexões de sentenças, feixes processados simultaneamente pelo leitor. E os recursos com que o leitor realizaria tal processamento são levantados na seção 2.4. Finalmente, a terceira parte do trabalho aborda implicações pedagógicas do mesmo, quanto a elaboração e avaliação de textos, relativas ao emprego do conectivo e na superação da insuficiência de informação esquemática para a compreensão de relações entre sentenças nas quais ocorrem dois dos traços semânticos relacionais pesquisados, a saber, [2 Expectativa] e [1 Seqüência Temporal]. |
id |
UFMG_71a6f2300d432c4c04e627471ddcf1a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CKG3Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mario Alberto PeriniMagdah Becker SoaresYara Goulart LiberatoAntonio Augusto Moreira de Faria2019-08-12T05:30:14Z2019-08-12T05:30:14Z1985-12-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CKG3QEsta dissertação procura explicitar alguns dos recursos que o leitor utiliza, sem consciência de que o faz, para enfrentar as tare fas necessárias ao processamento das sequências de sentenças que constituem um texto. A primeira parte do trabalho apresenta uma perspectiva teórica sobre as linhas gerais desse processamento. Assim, a seção 1.1 tenta descrever o funcionamento da leitura como processo previsivo, clareando o relacionamento entre dois fatores nela envolvidos, informação visual e informação não-visual, inclusive exemplificando a participação de um dos componentes desta última, os esquemas de informação interiorizados pelo leitor, no processo de previsão. Por sua vez, a seção 1.2 busca detalhar o funcionamento desses esquemas, que permitiriam ao leitor fazer as previsões necessárias a compreensão, através do preenchimento das variáveis, um dos tipos de constituintes dos referidos esquemas. Outro constituinte dos esquemas as expectativas é também estudado na seção 1.2, que discute sua importância crucial no modelo teórico de 'compreensão previsiva' da leitura, na medida em que o leitor basearia suas previsões, em larga parte, nas expectativas presentes nos esquemas. Além disso, a seção 1.2 exemplifição processamento de sentenças explicitando a participação de todos os constituintes dos esquemas, não apenas as mencionadas variáveis e expectativas, mas também o núcleo. Já a seção 1.3 procura determinar o papel dos conectivos na compreensão de textos, situando-os em um quadro de recursos à disposição do leitor para que este possa captar as relações entre as sentenças do texto, no que chamo de 'sinalização'. A segunda parte da dissertação objetiva desenvolver a discussão dos recursos imediatamente antes referidos a partir dos quais o leitor desvenda as relações intersentenciais do texto. Nesse sentido, as seções 2.1 e 2.2 estabelecem quatro traços semânticos relacionais Expectativa, Causalidade, Seqüência Temporal e Realidade que interviriam no processamento de textos. A seção 2.3 mostra que esses traços parecem concentrar-se como feixes nas conexões de sentenças, feixes processados simultaneamente pelo leitor. E os recursos com que o leitor realizaria tal processamento são levantados na seção 2.4. Finalmente, a terceira parte do trabalho aborda implicações pedagógicas do mesmo, quanto a elaboração e avaliação de textos, relativas ao emprego do conectivo e na superação da insuficiência de informação esquemática para a compreensão de relações entre sentenças nas quais ocorrem dois dos traços semânticos relacionais pesquisados, a saber, [2 Expectativa] e [1 Seqüência Temporal].Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCompreensão na leituraSemânticaLeitura Aspectos psicológicosEstudos LinguísticosE o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdfapplication/pdf1453717https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CKG3Q/1/dissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf51d835075500e01975c848fc59adc23bMD51TEXTdissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf.txtdissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf.txtExtracted texttext/plain96767https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CKG3Q/2/dissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf.txt6a1fb0033a005015d97f4aa262bbae9dMD521843/BUBD-9CKG3Q2019-11-14 11:12:17.465oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CKG3QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:12:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
title |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
spellingShingle |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos Antonio Augusto Moreira de Faria Estudos Linguísticos Compreensão na leitura Semântica Leitura Aspectos psicológicos |
title_short |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
title_full |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
title_fullStr |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
title_full_unstemmed |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
title_sort |
E o leitor entende: papel do conectivo e na compreensão de textos |
author |
Antonio Augusto Moreira de Faria |
author_facet |
Antonio Augusto Moreira de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mario Alberto Perini |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Magdah Becker Soares |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Yara Goulart Liberato |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Augusto Moreira de Faria |
contributor_str_mv |
Mario Alberto Perini Magdah Becker Soares Yara Goulart Liberato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos Linguísticos |
topic |
Estudos Linguísticos Compreensão na leitura Semântica Leitura Aspectos psicológicos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensão na leitura Semântica Leitura Aspectos psicológicos |
description |
Esta dissertação procura explicitar alguns dos recursos que o leitor utiliza, sem consciência de que o faz, para enfrentar as tare fas necessárias ao processamento das sequências de sentenças que constituem um texto. A primeira parte do trabalho apresenta uma perspectiva teórica sobre as linhas gerais desse processamento. Assim, a seção 1.1 tenta descrever o funcionamento da leitura como processo previsivo, clareando o relacionamento entre dois fatores nela envolvidos, informação visual e informação não-visual, inclusive exemplificando a participação de um dos componentes desta última, os esquemas de informação interiorizados pelo leitor, no processo de previsão. Por sua vez, a seção 1.2 busca detalhar o funcionamento desses esquemas, que permitiriam ao leitor fazer as previsões necessárias a compreensão, através do preenchimento das variáveis, um dos tipos de constituintes dos referidos esquemas. Outro constituinte dos esquemas as expectativas é também estudado na seção 1.2, que discute sua importância crucial no modelo teórico de 'compreensão previsiva' da leitura, na medida em que o leitor basearia suas previsões, em larga parte, nas expectativas presentes nos esquemas. Além disso, a seção 1.2 exemplifição processamento de sentenças explicitando a participação de todos os constituintes dos esquemas, não apenas as mencionadas variáveis e expectativas, mas também o núcleo. Já a seção 1.3 procura determinar o papel dos conectivos na compreensão de textos, situando-os em um quadro de recursos à disposição do leitor para que este possa captar as relações entre as sentenças do texto, no que chamo de 'sinalização'. A segunda parte da dissertação objetiva desenvolver a discussão dos recursos imediatamente antes referidos a partir dos quais o leitor desvenda as relações intersentenciais do texto. Nesse sentido, as seções 2.1 e 2.2 estabelecem quatro traços semânticos relacionais Expectativa, Causalidade, Seqüência Temporal e Realidade que interviriam no processamento de textos. A seção 2.3 mostra que esses traços parecem concentrar-se como feixes nas conexões de sentenças, feixes processados simultaneamente pelo leitor. E os recursos com que o leitor realizaria tal processamento são levantados na seção 2.4. Finalmente, a terceira parte do trabalho aborda implicações pedagógicas do mesmo, quanto a elaboração e avaliação de textos, relativas ao emprego do conectivo e na superação da insuficiência de informação esquemática para a compreensão de relações entre sentenças nas quais ocorrem dois dos traços semânticos relacionais pesquisados, a saber, [2 Expectativa] e [1 Seqüência Temporal]. |
publishDate |
1985 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1985-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T05:30:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T05:30:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CKG3Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CKG3Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CKG3Q/1/dissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CKG3Q/2/dissertacao_antonioaugustomoreiradefaria.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51d835075500e01975c848fc59adc23b 6a1fb0033a005015d97f4aa262bbae9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589363705053184 |