Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93858 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2010 |
id |
UFSC_9eeb423bbcb02e564834beb2fa7e785c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93858 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamentalLinguisticaCompreensao na leituraLeituraEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2010Para desenvolver a pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de leitura, foi feito um levantamento teórico de como se dá a leitura. O objetivo da pesquisa foi fazer um diagnóstico do desempenho dos alunos de 5ª série em leitura. Para isso, buscou-se a teoria sobre leitura sob o ponto de vista das neurociências, principalmente em Dehaene (2007); da psicolinguística, a partir de Leffa (1996), Terzi (1997), Scliar-Cabral (2008; 2010); e também da psicologia cognitiva, com base em Morais (1996). A partir desses autores se explicita como inicia o processamento da leitura, desde a entrada do sinal luminoso, passando pelos processos básicos de reconhecimento até a atribuição de sentido. Dessa forma se pode entender melhor como os alunos leem. Foi feita uma testagem diagnóstico com base no PISA em alunos de 5ª série de uma escola pública estadual no município de Florianópolis para verificar a compreensão leitora dos alunos e as capacidades de recuperar informações, interpretar, refletir e inferir. A partir dos dados, discutiu-se o desempenho dos alunos nas capacidades citadas acima e também sobre quais estratégias os alunos se utilizaram para encontrar respostas às perguntas realizadas. O teste consta de 6 gêneros textuais distintos e 30 questões. Foi também utilizado o protocolo verbal para que os alunos justificassem suas respostas. Levantaram-se os principais aspectos da leitura, discutindo alguns fatores como a má alfabetização, as diferentes variedades sociolinguísticas, os gêneros discursivos, a densidade semântica e lexical, a complexidade morfossintática e a anáfora. Além disso, fatores de processamento também foram abordados, como a pobreza ou ausência de esquemas cognitivos, a pobreza lexical e semântica, a recuperação de informações e a inferenciação. O desempenho dos alunos no teste foi regular: média de 36% de acertos. Os sujeitos utilizam a estratégia cópia para localizar a resposta e não têm prática de estratégias metacognitivas e metaprocessuais, como demonstrou a introspecção imediata.In order to conduct the research about the teaching and learning of reading, a theoretical survey on the reading processes was made. The main objective was to verify the reading performance of 5th grade at Elementary School students. The study was based theoretically in the neurosciences, in Dehaene (2007) specifically; psycholinguistics, Leffa (1996), Terzi (1997), Scliar-Cabral (2008, 2010); and in the cognitive psychology, based on Morais (1996). Based on these authors, it is made clear how the reading process begins, with the visual stimulus, going through the basic processes of recognition until the meaning-making process. Morever, based in these authors and based on their theories it is possible to understand what is the students reading process. A diagnosis test was conducted based on PISA with 5th graders, from a public school in the city of Florianópolis to verify the students reading comprehension and their abilities to remember information, interpret, reflect and infer. Based on the data obtained, it was possible to discuss about the students performance in the abilities mentioned previously, as well as about the strategies they used to answer to the Reading Competence Test. The test encompassed six different textual genres and 30 questions. The students were submitted to verbal protocol research tool so that they could justify their answers. It was possible to raise up the main aspects of reading; also aspects such poor literacy, different sociolinguistic varieties, textual genres, semantics and lexical density, morph syntax complexity and anaphora. Besides, processing factors are also focused, like the lack of cognitive schemata, poor lexical and semantic knowledge, the recuperation of information and inference. The students' performance was low medium: average of 36% of right responses. These students, within this research, have used the copy strategy instead of using metacognitive and metaprocessual strategies; because of the fact that they don't know how to use them.Cabral, Leonor ScliarUniversidade Federal de Santa CatarinaSchardosim, Chris Royes2012-10-25T04:04:45Z2012-10-25T04:04:45Z2012-10-25T04:04:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il., grafs., tabs.application/pdf284506http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93858porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T11:59:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93858Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:59:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
title |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
spellingShingle |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental Schardosim, Chris Royes Linguistica Compreensao na leitura Leitura Estudo e ensino |
title_short |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
title_full |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
title_fullStr |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
title_sort |
Compreensão leitora em alunos da 5ª. série do ensino fundamental |
author |
Schardosim, Chris Royes |
author_facet |
Schardosim, Chris Royes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral, Leonor Scliar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schardosim, Chris Royes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguistica Compreensao na leitura Leitura Estudo e ensino |
topic |
Linguistica Compreensao na leitura Leitura Estudo e ensino |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2010 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-25T04:04:45Z 2012-10-25T04:04:45Z 2012-10-25T04:04:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
284506 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93858 |
identifier_str_mv |
284506 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652343299801088 |