Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirlei da Silva Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
Resumo: Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.
id UFMG_71e525d9d3a3f441230b813c20f012e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRPSF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Regina Celia Passos Ribeiro de CamposLivia Maria Fraga VieiraSirlei da Silva Rodrigues2019-08-12T19:23:40Z2019-08-12T19:23:40Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSFEste trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação no larEducação pre-escolarCriança e LimitesEducação InfantilFormação da Moral e ValoresFamíliaDesenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf1261836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/1/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf7e7bcb8d7d10c49175ea70db1a0304b4MD51TEXTdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txtdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain107754https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/2/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txt9d1b12784621b0af56d366a62aefb42bMD521843/VRNS-9NRPSF2019-11-14 19:36:58.066oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRPSFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:36:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
title Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
spellingShingle Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
Sirlei da Silva Rodrigues
Criança e Limites
Educação Infantil
Formação da Moral e Valores
Família
Educação no lar
Educação pre-escolar
title_short Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
title_full Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
title_fullStr Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
title_sort Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
author Sirlei da Silva Rodrigues
author_facet Sirlei da Silva Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirlei da Silva Rodrigues
contributor_str_mv Regina Celia Passos Ribeiro de Campos
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Criança e Limites
Educação Infantil
Formação da Moral e Valores
Família
topic Criança e Limites
Educação Infantil
Formação da Moral e Valores
Família
Educação no lar
Educação pre-escolar
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação no lar
Educação pre-escolar
description Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:23:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/1/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/2/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e7bcb8d7d10c49175ea70db1a0304b4
9d1b12784621b0af56d366a62aefb42b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589191385219072