Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF |
Resumo: | Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral. |
id |
UFMG_71e525d9d3a3f441230b813c20f012e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRPSF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Regina Celia Passos Ribeiro de CamposLivia Maria Fraga VieiraSirlei da Silva Rodrigues2019-08-12T19:23:40Z2019-08-12T19:23:40Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSFEste trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação no larEducação pre-escolarCriança e LimitesEducação InfantilFormação da Moral e ValoresFamíliaDesenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdfapplication/pdf1261836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/1/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf7e7bcb8d7d10c49175ea70db1a0304b4MD51TEXTdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txtdesenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txtExtracted texttext/plain107754https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/2/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txt9d1b12784621b0af56d366a62aefb42bMD521843/VRNS-9NRPSF2019-11-14 19:36:58.066oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9NRPSFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:36:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
title |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
spellingShingle |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil Sirlei da Silva Rodrigues Criança e Limites Educação Infantil Formação da Moral e Valores Família Educação no lar Educação pre-escolar |
title_short |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
title_full |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
title_fullStr |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
title_sort |
Desenvolvimento da moral e formação de valores na Educação Infantil |
author |
Sirlei da Silva Rodrigues |
author_facet |
Sirlei da Silva Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Regina Celia Passos Ribeiro de Campos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Livia Maria Fraga Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sirlei da Silva Rodrigues |
contributor_str_mv |
Regina Celia Passos Ribeiro de Campos Livia Maria Fraga Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança e Limites Educação Infantil Formação da Moral e Valores Família |
topic |
Criança e Limites Educação Infantil Formação da Moral e Valores Família Educação no lar Educação pre-escolar |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação no lar Educação pre-escolar |
description |
Este trabalho tem como eixo central o estudo sobre a criança e sobre como são formados os valores morais durante o processo de construção da moral influenciado pelas relações estabelecidas entre ela, a família e, a escola. A pesquisa e seu plano de ação foram realizados em uma turma da Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte. O objetivo principal foi analisar a construção desse processo em um grupo de 19 crianças de cinco a seis anos da Educação Infantil. Os estudos de Piaget fundamentaram este trabalho sobre a construção da moral na infância e a importância das interações sociais estabelecidas pelas crianças em seu desenvolvimento. A metodologia utilizada foi a de pesquisa-ação sendo os instrumentos de pesquisa: a observação; o registro escrito das famílias sobre a história de vida da criança, no que se refere à temática da formação de valores morais nas relações estabelecidas por seus filhos em casa e na escola. E, por fim, foi realizado um plano de intervenção através do Projeto Eu e Todo Mundo que tratou da formação da identidade dessas crianças, tendo o lúdico como momento de prazer e instrumento capaz de proporcionar formas de pensar sobre as brincadeiras, o respeito a combinados e regras já pré-estabelecidas. Nessa intervenção, foram realizadas atividades lúdicas com as crianças e consideradas suas ações e manifestações. Os resultados demonstraram que a criança desenvolve o processo de moralidade através das interações que estabelece com outros e, neste processo, a família é a principal fonte de princípios e valores que a criança considera positivo, e a escola, com toda a diversidade tecnológica e cultural da atualidade, constituí um espaço fundamental para criança vivenciar experiências valorosas que podem influenciar em sua formação moral. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T19:23:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T19:23:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NRPSF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/1/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9NRPSF/2/desenvolvimento_da_moral_e_forma__o_de_valores_na_educa__o_infantil.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e7bcb8d7d10c49175ea70db1a0304b4 9d1b12784621b0af56d366a62aefb42b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589191385219072 |