Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Nascimento Silva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.49314
http://hdl.handle.net/1843/77255
Resumo: Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro da GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação da GIZ, hoje institucionalizada como Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, foi feita como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores ,avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e sem desejo de voltar a uma certa normalidade institucional, nos colocamos a ações importantes planejadas para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica
id UFMG_731f570744a387fcde8d08c64dfda348
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/77255
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizadosManagement of scientific journals: challenges and learningsEnsino SuperiorPeriódicosCiênciaEnsino SuperiorPeriódicosCiênciasApós um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro da GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação da GIZ, hoje institucionalizada como Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, foi feita como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores ,avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e sem desejo de voltar a uma certa normalidade institucional, nos colocamos a ações importantes planejadas para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científicaApós um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científicaUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2024-10-04T19:55:09Z2024-10-04T19:55:09Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.4931422375864http://hdl.handle.net/1843/77255porRevista Docência do Ensino SuperiorPatrícia Nascimento SilvaWellerson de Oliveira Carneiro Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-10-04T19:55:10Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/77255Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-10-04T19:55:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
Management of scientific journals: challenges and learnings
title Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
spellingShingle Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
Patrícia Nascimento Silva
Ensino Superior
Periódicos
Ciência
Ensino Superior
Periódicos
Ciências
title_short Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
title_full Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
title_fullStr Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
title_full_unstemmed Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
title_sort Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
author Patrícia Nascimento Silva
author_facet Patrícia Nascimento Silva
Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
author_role author
author2 Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Nascimento Silva
Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Periódicos
Ciência
Ensino Superior
Periódicos
Ciências
topic Ensino Superior
Periódicos
Ciência
Ensino Superior
Periódicos
Ciências
description Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro da GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação da GIZ, hoje institucionalizada como Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, foi feita como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores ,avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e sem desejo de voltar a uma certa normalidade institucional, nos colocamos a ações importantes planejadas para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-10-04T19:55:09Z
2024-10-04T19:55:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.49314
22375864
http://hdl.handle.net/1843/77255
url https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.49314
http://hdl.handle.net/1843/77255
identifier_str_mv 22375864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Docência do Ensino Superior
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829834370744320