Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jussara Rodrigues Fernandino
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKJB4
Resumo: O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte deinvestigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das característicasprincipais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.
id UFMG_73364398c18ef1a2cc7315c892303bfd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WKJB4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ernani de Castro MalettaAna Claudia de AssisFernando Antonio MencarelliJussara Rodrigues Fernandino2019-08-12T19:53:57Z2019-08-12T19:53:57Z2008-08-08http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKJB4O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte deinvestigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das característicasprincipais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.This work focuses on the musicality in a theatrical context and suggests a delineation of its fundaments. It considers that the musical language achieves its own nature by entering the Theater, as a consequence of the scene requests, demanding the development of specific procedures, as so as the adequate musical education of the actor. This work also points out a disparity between the education of the actor and the expressive requirements of the theatrical language, which comes as a result of the lack of knowledge about the relation between Music and Theater. Because of that, this work brings out the necessity of constructing means to know thoroughly the identity of this relation its reality and its possibilities. With this purpose, the research carries out a study of the main theatrical aesthetics of the 20th century, aiming its resources and acting strategies. From the obtained information, the previouslysuggested delineation is developed through the following methodological course: identification of the elements of musicality in the theatrical aesthetics selected by the research; analysis of the obtained data; and the organization of the data according to categories and subcategories of signification. As a result of this methodological course, the dissertation presents an overview of the main features or fundaments of the interaction Music- Theater.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLinguagem teatralMúsica e teatroTeatro Estética Séc XXmúsicainteraçãoteatroMúsica e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf669640https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WKJB4/1/disserta__o.pdf3bb54b184b90fa60ca223480c97a3e9fMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain398806https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WKJB4/2/disserta__o.pdf.txtc9bd6a7e4fcb08a4f6ac8a888d174a4cMD521843/JSSS-7WKJB42019-11-14 19:41:46.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WKJB4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:41:46Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
title Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
spellingShingle Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
Jussara Rodrigues Fernandino
música
interação
teatro
Linguagem teatral
Música e teatro
Teatro Estética Séc XX
title_short Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
title_full Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
title_fullStr Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
title_full_unstemmed Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
title_sort Música e cena: Uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro
author Jussara Rodrigues Fernandino
author_facet Jussara Rodrigues Fernandino
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ernani de Castro Maletta
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Claudia de Assis
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Jussara Rodrigues Fernandino
contributor_str_mv Ernani de Castro Maletta
Ana Claudia de Assis
Fernando Antonio Mencarelli
dc.subject.por.fl_str_mv música
interação
teatro
topic música
interação
teatro
Linguagem teatral
Música e teatro
Teatro Estética Séc XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Linguagem teatral
Música e teatro
Teatro Estética Séc XX
description O presente trabalho tem como foco a musicalidade no contexto teatral e propõe um delineamento de seus fundamentos. Parte do pressuposto que a linguagem musical adquire uma natureza própria ao inserir-se no Teatro, o que se dá em função das necessidades requeridas pela cena, demandando o desenvolvimento de práticas específicas, bem como uma formação musical adequada para o ator. Evidencia-se, contudo, uma desconexão entre essa formação e as necessidades expressivas da linguagem teatral, originada, primeiramente, pelo pouco esclarecimento existente quanto à relação entre a Música e o Teatro. Nesse sentido, salienta-se a necessidade de construção de meios para melhor conhecer a identidade dessa relação sua realidade e suas possibilidades. Para tal fim, a pesquisa apóia-se, como fonte deinvestigação, no estudo das estéticas teatrais referenciais do século XX, buscando seus recursos e estratégias de atuação. A partir das informações encontradas, desenvolve o delineamento proposto, por meio do seguinte percurso metodológico: identificação dos elementos de musicalidade presentes nas estéticas teatrais selecionadas pela pesquisa; análise dos dados levantados; e estruturação dos dados em categorias e subcategorias de significação. Como resultado desse percurso, a dissertação apresenta o mapeamento das característicasprincipais, ou fundamentos, da interação Música-Teatro.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:53:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:53:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKJB4
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WKJB4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WKJB4/1/disserta__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WKJB4/2/disserta__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bb54b184b90fa60ca223480c97a3e9f
c9bd6a7e4fcb08a4f6ac8a888d174a4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676688156786688