Os sistemas e práticas de informação no apoio a projetos de mudança estratégica e organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iratan Lira Feitosa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9PDV
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar, discutir e analisarcriticamente o papel dos sistemas e práticas de informação enquantogeradores de informação para orientação de ações dentro de umaorganização e, seu uso, para apoiar a criação e disseminação deconhecimento, cultura e aprendizagem organizacionais.Conscientes de que muitas teorias no campo das ciências gerenciais são formadas a partir da sistematização de experiências empresariais,procuramos verificar numa organização que estivesse fazendo uso, nocotidiano, desses sistemas e práticas. A escolha do Banco do Nordeste do Brasil S/A como foco deste estudo está relacionada ao fato de o banco possuir um moderno, dinâmico e bastante avançado sistema de informação, desenvolvido a partir da inteligência e conhecimento de suas equipes de trabalho, que definiram uma identidade empresarial própria para a organização (visão de futuro, missão e foco estratégico) e passaram a desenvolver serviços inovadores, a partir do conhecimento compartilhado de seus funcionários, no processo de mudanças para adaptação à nova ordem social e econômica pela qual passam nossas organizações. A apresentação do modelo de sistema de informação do Banco do Nordeste do Brasil S/A foi definida a partir de informações coletadas na organização, através de relatórios e discussões com funcionários e complementadas com análise detalhada do sistema em questão.
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spelling Isis PaimCandido Luiz de Lima FernandesLigia Maria Moreira DumontIratan Lira Feitosa2019-08-10T09:23:12Z2019-08-10T09:23:12Z2004-05-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9K9PDVEste trabalho teve como objetivo investigar, discutir e analisarcriticamente o papel dos sistemas e práticas de informação enquantogeradores de informação para orientação de ações dentro de umaorganização e, seu uso, para apoiar a criação e disseminação deconhecimento, cultura e aprendizagem organizacionais.Conscientes de que muitas teorias no campo das ciências gerenciais são formadas a partir da sistematização de experiências empresariais,procuramos verificar numa organização que estivesse fazendo uso, nocotidiano, desses sistemas e práticas. A escolha do Banco do Nordeste do Brasil S/A como foco deste estudo está relacionada ao fato de o banco possuir um moderno, dinâmico e bastante avançado sistema de informação, desenvolvido a partir da inteligência e conhecimento de suas equipes de trabalho, que definiram uma identidade empresarial própria para a organização (visão de futuro, missão e foco estratégico) e passaram a desenvolver serviços inovadores, a partir do conhecimento compartilhado de seus funcionários, no processo de mudanças para adaptação à nova ordem social e econômica pela qual passam nossas organizações. A apresentação do modelo de sistema de informação do Banco do Nordeste do Brasil S/A foi definida a partir de informações coletadas na organização, através de relatórios e discussões com funcionários e complementadas com análise detalhada do sistema em questão.This work's aim was to investigate the role of information system andpractices, as producers of information in order to direct actions within anorganization and their use to support the creation and dissemination oforganizational knowledge, culture and organizational learning. Knowing that many theories on management science are shaped by thesystematization of enterprise's experiences, we tried inquire into toidentify an organization which was dealing with these systems andpractices, on their daily life. The choice of Banco do Nordeste do Brasil S/A as the focus of this study is related to the fact that the bank utilizes ownes a modern, dynamic and very advanced system of information, developed by the intelligence and knowledge of its working teams, that have defined the company's own identity (vision of future, mission and strategic focus) and have developed new services, based on shared knowledge by its employees, on the changing process to adapt to a new social and economical order, which our organizations are going through.The presentation of the informational system's model of Banco doNordeste do Brasil S/A was defined by information collected in theorganization, through reports and interviews with employees, andcomplemented by a detailed analysis of the information system.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de informação gerencialGestão do conhecimentoInformação para negóciosCiência da informaçãoCiência da informaçãoOs sistemas e práticas de informação no apoio a projetos de mudança estratégica e organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALiratan_lira_feitosa.pdfapplication/pdf2613468https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9PDV/1/iratan_lira_feitosa.pdfd7af87d75a79239542e6eddd95b0272aMD51TEXTiratan_lira_feitosa.pdf.txtiratan_lira_feitosa.pdf.txtExtracted texttext/plain204745https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9K9PDV/2/iratan_lira_feitosa.pdf.txt81f112a905a47fc8125a2e1027e52a52MD521843/BUBD-9K9PDV2019-11-14 09:13:50.103oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9K9PDVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:13:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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