Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAG |
Resumo: | This article tells the historical background of a teacher from his childhood with his father artist, the photographic machine inherited, the experience with professional photography and his training as a teacher / artist and his eternal curiosity with photography, analyzes the results of work done with a photograph with elementary and middle school students from the State School Boa Vista in the city of Contagem / MG in the year 2017. Students who had an opportunity to discover photography and its history, and use it as an expressive medium representing the school and their social spaces, their social and affective relations, the nature that surrounds them, etc. Shoot the school, beyond the usual, show that students have creative potential with an object of habitual use the camera. |
id |
UFMG_73c5c8015ed249b0fbcd9e92a9abf758 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CFAG |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docênciaEnsinoFotografiaAprendizagemNarrativaArteFotografia Aspectos sociaisFotografia Narrativas pessoaisArte Estudo e ensinoThis article tells the historical background of a teacher from his childhood with his father artist, the photographic machine inherited, the experience with professional photography and his training as a teacher / artist and his eternal curiosity with photography, analyzes the results of work done with a photograph with elementary and middle school students from the State School Boa Vista in the city of Contagem / MG in the year 2017. Students who had an opportunity to discover photography and its history, and use it as an expressive medium representing the school and their social spaces, their social and affective relations, the nature that surrounds them, etc. Shoot the school, beyond the usual, show that students have creative potential with an object of habitual use the camera.O presente artigo narra o percurso histórico de um professor desde sua infância com seu pai artista, a máquina fotográfica herdada, a experiência com a fotografia profissional e sua formação como professor/artista e sua eterna curiosidade com a fotografia analisa os resultados de trabalhos feitos com fotografia com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Boa Vista, na cidade de Contagem/MG, no ano de 2017. Alunos que tiveram uma oportunidade de descobrir a fotografia e sua história, e usá-la como um meio expressivo, representando a escola e seus espaços de convívio, suas relações sociais e afetivas, a natureza que cerca etc. Fotografar a escola, para além do habitual, mostra que os alunos têm um potencial criativo com um objeto de uso habitual, a câmera fotográfica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRosvita Kolb BernardesLucia Gouvea PimentelGeraldo Freire LoyolaLismar Antônio Alves Santos Vilela2019-08-13T14:50:36Z2019-08-13T14:50:36Z2018-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAGinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T15:39:13Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B7CFAGRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T15:39:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
title |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
spellingShingle |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência Lismar Antônio Alves Santos Vilela Ensino Fotografia Aprendizagem Narrativa Arte Fotografia Aspectos sociais Fotografia Narrativas pessoais Arte Estudo e ensino |
title_short |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
title_full |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
title_fullStr |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
title_full_unstemmed |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
title_sort |
Fotografia e formação de si: memória, narrativa e docência |
author |
Lismar Antônio Alves Santos Vilela |
author_facet |
Lismar Antônio Alves Santos Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosvita Kolb Bernardes Lucia Gouvea Pimentel Geraldo Freire Loyola |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lismar Antônio Alves Santos Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fotografia Aprendizagem Narrativa Arte Fotografia Aspectos sociais Fotografia Narrativas pessoais Arte Estudo e ensino |
topic |
Ensino Fotografia Aprendizagem Narrativa Arte Fotografia Aspectos sociais Fotografia Narrativas pessoais Arte Estudo e ensino |
description |
This article tells the historical background of a teacher from his childhood with his father artist, the photographic machine inherited, the experience with professional photography and his training as a teacher / artist and his eternal curiosity with photography, analyzes the results of work done with a photograph with elementary and middle school students from the State School Boa Vista in the city of Contagem / MG in the year 2017. Students who had an opportunity to discover photography and its history, and use it as an expressive medium representing the school and their social spaces, their social and affective relations, the nature that surrounds them, etc. Shoot the school, beyond the usual, show that students have creative potential with an object of habitual use the camera. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-31 2019-08-13T14:50:36Z 2019-08-13T14:50:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAG |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAG |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829808778149888 |