Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_73eae0aa7895c5f63bb32d71a0746ac9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Elania de OliveiraAndreia Aparecida da Silva2019-08-10T23:56:18Z2019-08-10T23:56:18Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9P8DHTO presente plano de ação, Trabalhando as relações étnico-raciais nabiblioteca escolar é um trabalho acadêmico que atende à disciplina ACPP. A elaboração, aplicação e análise deste plano é requisito para a conclusão do curso LASEB Educação e Relações Étnico-Raciais e obtenção do título de especialista nesta área. O objetivo central da proposta foi explorar os recursos da biblioteca que trazem a temática identidade racial e cultural, tais como livros de literatura, livro biográficos e vídeos, para trabalhar com a atividade de contação de histórias. Entre os objetivos, destacam-se ainda, possibilitar a discussão das relações étnico-raciais a partir das histórias selecionadas, tornar visível o kit de literatura africana e afro-brasileira, recebido pelas escolas da PBH, e elaborar estratégias para utilização do mesmo a curto e médio prazos. A grade curricular da escola é organizada de modo que a biblioteca receba diariamente três turmas. O plano de ação foi elaborado de forma que as 14 turmas recebidas semanalmente na biblioteca no turno da manhã,pudessem ouvir histórias, assistir a vídeos, fazer empréstimos de livros e revistas que tratassem da temática étnico-racial. O trabalho foi realizado durante um mês. Nesse período, os alunos, além de assistirem a vídeos e levarem livros para casa, também participaram de várias discussões e reflexões e fizeram um auto retrato. Foram levantados os dados sobre a quantidade de livros levados pelos alunos que abordavam a questão racial ou possuíam personagens negras. O trabalho possibilitou conhecer o rico acervo referente ao assunto e despertar o interesse dos alunos pelo mesmo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoBibliotecas escolaresRelações etnicasLeituraKit De Literatura Africana e Afro-BrasileiraBiblioteca EscolarTrabalhando as relações Étnico-Raciais na biblioteca escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andreia.pdfapplication/pdf381966https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/1/tcc_andreia.pdff24399461217ab43deacbacb2a824ec0MD51TEXTtcc_andreia.pdf.txttcc_andreia.pdf.txtExtracted texttext/plain46495https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9P8DHT/2/tcc_andreia.pdf.txtd262faf6cb5c1b9072d66c22bde96a03MD521843/VRNS-9P8DHT2019-11-14 06:29:54.804oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9P8DHTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:29:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548112946397184