Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilton Manoel Dias Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Suzana Quinet de Andrade Bastos, Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60069
Resumo: Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais alta
id UFMG_74710ad3b938975063eff5e2da78a3ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60069
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-10-25T21:49:47Z2023-10-25T21:49:47Z202216119220910.22456/1982-5269.1137131982-5269http://hdl.handle.net/1843/60069Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais altaCan values, personal attitudes,and beliefs affect economic and social behavior, and, thus,affect the income profile of individuals? To answer this question, the objective of the article is to evaluate the relationship between the economic dimension (individual income) and the social dimension (values). The ordered logistic regression model is used. The basis of microdata on individual values is the World Values Survey (WVS). The analysis period runs from 1994 to 2014. The results demonstrate that values such as family, trust, gender equality, interest in politics and democracy, and competition are positively related to higher income. On the other hand, values such as religion, obedience, authority,and income equality are inversely related to higher incomeporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASRevista DebatesEconomiaComportamento do consumidorValoresRendaInstituiçõesValores e renda: uma análise aplicada para indivíduosValues and income: an analysis applied to individualsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/113713/84727Hilton Manoel Dias RibeiroSuzana Quinet de Andrade BastosAna Maria Hermeto Camilo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALValores e renda uma análise aplicada para indivíduos.pdfValores e renda uma análise aplicada para indivíduos.pdfapplication/pdf505800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/2/Valores%20e%20renda%20uma%20an%c3%a1lise%20aplicada%20para%20indiv%c3%adduos.pdf63733e85b75fc53e01c8cee1a95eaaa8MD521843/600692023-10-26 17:00:29.728oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-26T20:00:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Values and income: an analysis applied to individuals
title Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
spellingShingle Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
Hilton Manoel Dias Ribeiro
Valores
Renda
Instituições
Economia
Comportamento do consumidor
title_short Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
title_full Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
title_fullStr Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
title_full_unstemmed Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
title_sort Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
author Hilton Manoel Dias Ribeiro
author_facet Hilton Manoel Dias Ribeiro
Suzana Quinet de Andrade Bastos
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
author_role author
author2 Suzana Quinet de Andrade Bastos
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilton Manoel Dias Ribeiro
Suzana Quinet de Andrade Bastos
Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Valores
Renda
Instituições
topic Valores
Renda
Instituições
Economia
Comportamento do consumidor
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Economia
Comportamento do consumidor
description Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais alta
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-25T21:49:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-25T21:49:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/60069
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.22456/1982-5269.113713
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5269
identifier_str_mv 10.22456/1982-5269.113713
1982-5269
url http://hdl.handle.net/1843/60069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Debates
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/2/Valores%20e%20renda%20uma%20an%c3%a1lise%20aplicada%20para%20indiv%c3%adduos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
63733e85b75fc53e01c8cee1a95eaaa8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589152245022720