Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/60069 |
Resumo: | Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais alta |
id |
UFMG_74710ad3b938975063eff5e2da78a3ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/60069 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-25T21:49:47Z2023-10-25T21:49:47Z202216119220910.22456/1982-5269.1137131982-5269http://hdl.handle.net/1843/60069Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais altaCan values, personal attitudes,and beliefs affect economic and social behavior, and, thus,affect the income profile of individuals? To answer this question, the objective of the article is to evaluate the relationship between the economic dimension (individual income) and the social dimension (values). The ordered logistic regression model is used. The basis of microdata on individual values is the World Values Survey (WVS). The analysis period runs from 1994 to 2014. The results demonstrate that values such as family, trust, gender equality, interest in politics and democracy, and competition are positively related to higher income. On the other hand, values such as religion, obedience, authority,and income equality are inversely related to higher incomeporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASRevista DebatesEconomiaComportamento do consumidorValoresRendaInstituiçõesValores e renda: uma análise aplicada para indivíduosValues and income: an analysis applied to individualsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://seer.ufrgs.br/index.php/debates/article/view/113713/84727Hilton Manoel Dias RibeiroSuzana Quinet de Andrade BastosAna Maria Hermeto Camilo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALValores e renda uma análise aplicada para indivíduos.pdfValores e renda uma análise aplicada para indivíduos.pdfapplication/pdf505800https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/2/Valores%20e%20renda%20uma%20an%c3%a1lise%20aplicada%20para%20indiv%c3%adduos.pdf63733e85b75fc53e01c8cee1a95eaaa8MD521843/600692023-10-26 17:00:29.728oai:repositorio.ufmg.br:1843/60069TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-26T20:00:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Values and income: an analysis applied to individuals |
title |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
spellingShingle |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos Hilton Manoel Dias Ribeiro Valores Renda Instituições Economia Comportamento do consumidor |
title_short |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
title_full |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
title_fullStr |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
title_full_unstemmed |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
title_sort |
Valores e renda: uma análise aplicada para indivíduos |
author |
Hilton Manoel Dias Ribeiro |
author_facet |
Hilton Manoel Dias Ribeiro Suzana Quinet de Andrade Bastos Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Suzana Quinet de Andrade Bastos Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hilton Manoel Dias Ribeiro Suzana Quinet de Andrade Bastos Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores Renda Instituições |
topic |
Valores Renda Instituições Economia Comportamento do consumidor |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Economia Comportamento do consumidor |
description |
Valores, atitudes pessoais e crenças afetam o comportamento econômico e social, podendo afetar o perfil da renda dosindivíduos? Para responder a essa pergunta,o artigo objetivaavaliar a relação entre a dimensão econômica (renda individual) e a dimensão social (valores). Para alcançar tal objetivo, utiliza-se o modelo de regressão logística ordenado. A base composta de microdados sobre valores individuais é a World Values Survey (WVS).O período de análise vai de 1994 a 2014.Os resultados demonstram que valores como família, confiança, igualdade de gênero, interesse por política e democracia, e competição apresentam-se positivamente relacionados à renda mais alta. Por outro lado, valores como a religião, obediência, autoridade e igualdade de renda apresentam-se inversamente relacionados à renda mais alta |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-25T21:49:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-25T21:49:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/60069 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.22456/1982-5269.113713 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5269 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-5269.113713 1982-5269 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/60069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Debates |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60069/2/Valores%20e%20renda%20uma%20an%c3%a1lise%20aplicada%20para%20indiv%c3%adduos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 63733e85b75fc53e01c8cee1a95eaaa8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589152245022720 |