Nível de divulgação do ativo intangível: uma análise comparativa entre os clubes de futebol das séries A e B do Campeonato Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glaysson Aguilar de Araújo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cássia de Oliveira Ferreira, Laiz de Fátima Carvalho, Bruna Camargos Avelino, Ewerton Alex Avelar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41445
Resumo: O mercado futebolístico movimenta consideráveis cifras a cada ano no Brasil. Nesse sentido, a divulgação das demonstrações contábeis dos clubes de futebol é relevante no contexto econômico. Em sinergia, um dos principais grupos do Ativo das equipes de futebol é o Ativo Intangível, visto que é composto por valores consideráveis. Assim, o objetivo deste estudo é identificar quais variáveis influenciam o nível de divulgação do Intangível dos clubes de futebol integrantes das séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2017 e, adicionalmente, comparar se há diferenças entre as séries. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, documental e de abordagem quantitativa, com a utilização do modelo de regressão linear múltipla. Os dados foram obtidos por intermédio das demonstrações financeiras coletadas nos respectivos websites de cada equipe. Os resultados encontrados denotam que a variável “Receita Total” influencia de maneira positiva o nível de divulgação do Ativo Intangível das equipes de futebol. Já as variáveis “Desempenho no Campeonato Brasileiro”, “Representatividade do Intangível” e “Série do Campeonato Brasileiro” não foram estatisticamente significantes, o que não permite fazer inferências acerca da relação entre tais variáveis e o nível de evidenciação do Intangível das equipes analisadas.
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Os resultados encontrados denotam que a variável “Receita Total” influencia de maneira positiva o nível de divulgação do Ativo Intangível das equipes de futebol. Já as variáveis “Desempenho no Campeonato Brasileiro”, “Representatividade do Intangível” e “Série do Campeonato Brasileiro” não foram estatisticamente significantes, o que não permite fazer inferências acerca da relação entre tais variáveis e o nível de evidenciação do Intangível das equipes analisadas.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISCongresso de Administração e ContabilidadeNível de DivulgaçãoAtivo IntangívelClubes de FutebolNível de divulgação do ativo intangível: uma análise comparativa entre os clubes de futebol das séries A e B do Campeonato Brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://adcont.net/index.php/adcont/adcont2019/paper/view/3402Glaysson Aguilar de AraújoCássia de Oliveira FerreiraLaiz de Fátima CarvalhoBruna Camargos AvelinoEwerton Alex Avelarapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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