Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francielle Profeta Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZFWB
Resumo: Os pacientes acometidos por alguma doença em que têm a indicação de confecção de um estoma, se deparam com uma nova realidade muitas vezes avassaladora, que compreende o enfrentamento de uma doença maligna ou crônica e um pós-cirúrgico que mudará para sempresua rotina. Um cuidado voltado para as necessidades peculiares destes pacientes é essencial. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades do enfermeir no processo educativo do paciente estomizado visando a sua reabilitação. Método: trata-se de uma metassíntese que consiste em uma metodologia que permite a integração interpretativa de achados qualitativos, da teoria fundamentada nos dados e outros. Resultado: A metassíntese revelou quatro categorias de análise, a primeira, mais densa, intitulada comportamento de enfrentamento incluiu os aspectos individual, familiar, social, do trabalho e das atividades e experiências anteriores, as demais categorias foram o paciente precisa de um cuidado especial, é preciso orientar e reconhecimento das dificuldades para o cuidado especial. Dessas categorias emergiram as dificuldades que estavam relacionadas a falhas no processo ou estrutura no qual o cuidado estava inserido e foram organizadas em quatro grupos: falta de preparo doprofissional para uma assistência especializada, diferenciada; falta de incentivo da equipe de trabalho, da instituição; falta de autonomia para o desenvolvimento profissional; e falta de mais profissionais. Conclusões: Ficou explícito nesta metassíntese que, as inabilidades nas intervenções junto aos pacientes estomizados são atribuídas a uma formação acadêmica deficiente em conhecimentos específicos na área. Dentre as principais limitações encontradas destacam-se o medo e insegurança em lidar com o paciente estomizado, ao pouco treinamentoespecífico para lidar com estes pacientes e a dificuldade em lidar com pacientes emocionalmente abalados.
id UFMG_7493193ff9cd250a25ad07172b817694
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LZFWB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2019-08-09T23:10:06Z2019-08-09T23:10:06Z2014-06-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZFWBOs pacientes acometidos por alguma doença em que têm a indicação de confecção de um estoma, se deparam com uma nova realidade muitas vezes avassaladora, que compreende o enfrentamento de uma doença maligna ou crônica e um pós-cirúrgico que mudará para sempresua rotina. Um cuidado voltado para as necessidades peculiares destes pacientes é essencial. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades do enfermeir no processo educativo do paciente estomizado visando a sua reabilitação. Método: trata-se de uma metassíntese que consiste em uma metodologia que permite a integração interpretativa de achados qualitativos, da teoria fundamentada nos dados e outros. Resultado: A metassíntese revelou quatro categorias de análise, a primeira, mais densa, intitulada comportamento de enfrentamento incluiu os aspectos individual, familiar, social, do trabalho e das atividades e experiências anteriores, as demais categorias foram o paciente precisa de um cuidado especial, é preciso orientar e reconhecimento das dificuldades para o cuidado especial. Dessas categorias emergiram as dificuldades que estavam relacionadas a falhas no processo ou estrutura no qual o cuidado estava inserido e foram organizadas em quatro grupos: falta de preparo doprofissional para uma assistência especializada, diferenciada; falta de incentivo da equipe de trabalho, da instituição; falta de autonomia para o desenvolvimento profissional; e falta de mais profissionais. Conclusões: Ficou explícito nesta metassíntese que, as inabilidades nas intervenções junto aos pacientes estomizados são atribuídas a uma formação acadêmica deficiente em conhecimentos específicos na área. Dentre as principais limitações encontradas destacam-se o medo e insegurança em lidar com o paciente estomizado, ao pouco treinamentoespecífico para lidar com estes pacientes e a dificuldade em lidar com pacientes emocionalmente abalados.Affected patients by some disease that has an indication to making a stoma, are faced with a new reality, most of times, overwhelming, that understands the fight of malignancy disease or chronic and also a after surgery that will change your routine forever. A carefully targeted isessential to the peculiar needs of these patients. The aim of this study was to identify nurses' difficulties in the educational process of the ostomy patient seeking their rehabilitation. Method: This is about a meta-synthesis consisting of a methodology that allows the interpretive integration of qualitative findings, based on the information theory. Result: The meta-synthesis revealed four categories of analysis, the first one, denser, titled behaviors of coping, including the individual aspects, family, social, work and activities, and previous experiences, the other categories were the special care that the patient needs, needing guide and recognition of difficulties to special care. These categories emerged from the difficulties that were related to failures in process or structure in which the care was entered and were divided into four groups: lack of professional preparation for a specialized, differentiated assistance; lack of encouragement from team work of the institution; lack of autonomy forprofessional development; and lack of over professional. Conclusion: It was explicit in this meta-synthesis that disabilities in ostomy interventions for the patients assigned to poor academic training expertise in the major limitations encountered area. Between the majorlimitations found, there are the fear and insecurity to deal with the ostomy patient, the little specific training to deal with these patients and the difficulty in dealing with patients emotionally shaken.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem perioperatóriaPlanejamento daPacientes estomizadosCuidados pós cirúrgicosassistência ao pacienteBarreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancielle Profeta Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprofeta_2014_01.pdfapplication/pdf399173https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/1/profeta_2014_01.pdfeec099aa8ca60cd53d6d9cbd6b0c26cfMD51TEXTprofeta_2014_01.pdf.txtprofeta_2014_01.pdf.txtExtracted texttext/plain53791https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/2/profeta_2014_01.pdf.txte089955762aaa524f98429c2f745238bMD521843/BUBD-9LZFWB2019-11-14 03:20:13.948oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LZFWBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:20:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
title Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
spellingShingle Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
Francielle Profeta Rodrigues
Planejamento da
Pacientes estomizados
Cuidados pós cirúrgicos
assistência ao paciente
Enfermagem perioperatória
title_short Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
title_full Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
title_fullStr Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
title_full_unstemmed Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
title_sort Barreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitação
author Francielle Profeta Rodrigues
author_facet Francielle Profeta Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francielle Profeta Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da
Pacientes estomizados
Cuidados pós cirúrgicos
assistência ao paciente
topic Planejamento da
Pacientes estomizados
Cuidados pós cirúrgicos
assistência ao paciente
Enfermagem perioperatória
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Enfermagem perioperatória
description Os pacientes acometidos por alguma doença em que têm a indicação de confecção de um estoma, se deparam com uma nova realidade muitas vezes avassaladora, que compreende o enfrentamento de uma doença maligna ou crônica e um pós-cirúrgico que mudará para sempresua rotina. Um cuidado voltado para as necessidades peculiares destes pacientes é essencial. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades do enfermeir no processo educativo do paciente estomizado visando a sua reabilitação. Método: trata-se de uma metassíntese que consiste em uma metodologia que permite a integração interpretativa de achados qualitativos, da teoria fundamentada nos dados e outros. Resultado: A metassíntese revelou quatro categorias de análise, a primeira, mais densa, intitulada comportamento de enfrentamento incluiu os aspectos individual, familiar, social, do trabalho e das atividades e experiências anteriores, as demais categorias foram o paciente precisa de um cuidado especial, é preciso orientar e reconhecimento das dificuldades para o cuidado especial. Dessas categorias emergiram as dificuldades que estavam relacionadas a falhas no processo ou estrutura no qual o cuidado estava inserido e foram organizadas em quatro grupos: falta de preparo doprofissional para uma assistência especializada, diferenciada; falta de incentivo da equipe de trabalho, da instituição; falta de autonomia para o desenvolvimento profissional; e falta de mais profissionais. Conclusões: Ficou explícito nesta metassíntese que, as inabilidades nas intervenções junto aos pacientes estomizados são atribuídas a uma formação acadêmica deficiente em conhecimentos específicos na área. Dentre as principais limitações encontradas destacam-se o medo e insegurança em lidar com o paciente estomizado, ao pouco treinamentoespecífico para lidar com estes pacientes e a dificuldade em lidar com pacientes emocionalmente abalados.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T23:10:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T23:10:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZFWB
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZFWB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/1/profeta_2014_01.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/2/profeta_2014_01.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv eec099aa8ca60cd53d6d9cbd6b0c26cf
e089955762aaa524f98429c2f745238b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589164004802560