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2019-08-09T23:10:06Z2019-08-09T23:10:06Z2014-06-05http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9LZFWBOs pacientes acometidos por alguma doença em que têm a indicação de confecção de um estoma, se deparam com uma nova realidade muitas vezes avassaladora, que compreende o enfrentamento de uma doença maligna ou crônica e um pós-cirúrgico que mudará para sempresua rotina. Um cuidado voltado para as necessidades peculiares destes pacientes é essencial. O objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades do enfermeir no processo educativo do paciente estomizado visando a sua reabilitação. Método: trata-se de uma metassíntese que consiste em uma metodologia que permite a integração interpretativa de achados qualitativos, da teoria fundamentada nos dados e outros. Resultado: A metassíntese revelou quatro categorias de análise, a primeira, mais densa, intitulada comportamento de enfrentamento incluiu os aspectos individual, familiar, social, do trabalho e das atividades e experiências anteriores, as demais categorias foram o paciente precisa de um cuidado especial, é preciso orientar e reconhecimento das dificuldades para o cuidado especial. Dessas categorias emergiram as dificuldades que estavam relacionadas a falhas no processo ou estrutura no qual o cuidado estava inserido e foram organizadas em quatro grupos: falta de preparo doprofissional para uma assistência especializada, diferenciada; falta de incentivo da equipe de trabalho, da instituição; falta de autonomia para o desenvolvimento profissional; e falta de mais profissionais. Conclusões: Ficou explícito nesta metassíntese que, as inabilidades nas intervenções junto aos pacientes estomizados são atribuídas a uma formação acadêmica deficiente em conhecimentos específicos na área. Dentre as principais limitações encontradas destacam-se o medo e insegurança em lidar com o paciente estomizado, ao pouco treinamentoespecífico para lidar com estes pacientes e a dificuldade em lidar com pacientes emocionalmente abalados.Affected patients by some disease that has an indication to making a stoma, are faced with a new reality, most of times, overwhelming, that understands the fight of malignancy disease or chronic and also a after surgery that will change your routine forever. A carefully targeted isessential to the peculiar needs of these patients. The aim of this study was to identify nurses' difficulties in the educational process of the ostomy patient seeking their rehabilitation. Method: This is about a meta-synthesis consisting of a methodology that allows the interpretive integration of qualitative findings, based on the information theory. Result: The meta-synthesis revealed four categories of analysis, the first one, denser, titled behaviors of coping, including the individual aspects, family, social, work and activities, and previous experiences, the other categories were the special care that the patient needs, needing guide and recognition of difficulties to special care. These categories emerged from the difficulties that were related to failures in process or structure in which the care was entered and were divided into four groups: lack of professional preparation for a specialized, differentiated assistance; lack of encouragement from team work of the institution; lack of autonomy forprofessional development; and lack of over professional. Conclusion: It was explicit in this meta-synthesis that disabilities in ostomy interventions for the patients assigned to poor academic training expertise in the major limitations encountered area. Between the majorlimitations found, there are the fear and insecurity to deal with the ostomy patient, the little specific training to deal with these patients and the difficulty in dealing with patients emotionally shaken.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagem perioperatóriaPlanejamento daPacientes estomizadosCuidados pós cirúrgicosassistência ao pacienteBarreiras enfrentadas pelo enfermeiro no processo de educação do paciente estomizado visando a sua reabilitaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFrancielle Profeta Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprofeta_2014_01.pdfapplication/pdf399173https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/1/profeta_2014_01.pdfeec099aa8ca60cd53d6d9cbd6b0c26cfMD51TEXTprofeta_2014_01.pdf.txtprofeta_2014_01.pdf.txtExtracted texttext/plain53791https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9LZFWB/2/profeta_2014_01.pdf.txte089955762aaa524f98429c2f745238bMD521843/BUBD-9LZFWB2019-11-14 03:20:13.948oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9LZFWBRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:20:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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