A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marluce Caldeira Rocha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUA
Resumo: Este trabalho procurou demonstrar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho coletivo na Escola Municipal Maria de Jesus Torres. Ficou evidente a cultura do individualismo, vários entraves foram encontrados visto que o corpo docente e equipe pedagógica não se relacionavam de maneira satisfatória. Analisando os conceitos, a estruturação e importância do projeto político-pedagógico conjuntamente à gestão escolar, compreende-se a sua extrema relevância e o quanto a efetiva participação da comunidade escolar interna e externa influência em sua construção e em seus fins. É fundamental que toda a comunidade envolvida na elaboração do PPP seja mobilizada para que essa ação se concretize. Como foi apresentado neste trabalho, é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o conceito e a importância do PPP para a efetivação da qualidade do ensino, e que este seja um documento aberto para as mudanças que se fizerem necessárias.
id UFMG_75640b485b97451e1c268eefe78a3925
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDFUA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabiana Sabará DiasHormindo Pereira de Souza JuniorMarluce Caldeira Rocha2019-08-12T08:49:39Z2019-08-12T08:49:39Z2011-01-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUAEste trabalho procurou demonstrar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho coletivo na Escola Municipal Maria de Jesus Torres. Ficou evidente a cultura do individualismo, vários entraves foram encontrados visto que o corpo docente e equipe pedagógica não se relacionavam de maneira satisfatória. Analisando os conceitos, a estruturação e importância do projeto político-pedagógico conjuntamente à gestão escolar, compreende-se a sua extrema relevância e o quanto a efetiva participação da comunidade escolar interna e externa influência em sua construção e em seus fins. É fundamental que toda a comunidade envolvida na elaboração do PPP seja mobilizada para que essa ação se concretize. Como foi apresentado neste trabalho, é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o conceito e a importância do PPP para a efetivação da qualidade do ensino, e que este seja um documento aberto para as mudanças que se fizerem necessárias.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalGestão democráticaEscolas Organização e AdministraçãoParticipação ColetivaGestão democráticaProjeto Político PedagógicoA construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_marluce_caldeira_rocha.pdfapplication/pdf133744https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDFUA/1/tcc_marluce_caldeira_rocha.pdfad4df2e5212933c052df2cdefcf99f15MD51TEXTtcc_marluce_caldeira_rocha.pdf.txttcc_marluce_caldeira_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain43329https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDFUA/2/tcc_marluce_caldeira_rocha.pdf.txta8856abd940bbd22432aa6c11dea3f7aMD521843/BUBD-9FDFUA2019-11-14 15:21:21.508oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FDFUARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:21:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
title A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
spellingShingle A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
Marluce Caldeira Rocha
Participação Coletiva
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Planejamento educacional
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
title_short A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
title_full A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
title_fullStr A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
title_full_unstemmed A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
title_sort A construção coletiva do Projeto Politico-Pedagogico da Escola Municipal Maria de Jesus Torres
author Marluce Caldeira Rocha
author_facet Marluce Caldeira Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiana Sabará Dias
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Marluce Caldeira Rocha
contributor_str_mv Fabiana Sabará Dias
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Participação Coletiva
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
topic Participação Coletiva
Gestão democrática
Projeto Político Pedagógico
Planejamento educacional
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento educacional
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
description Este trabalho procurou demonstrar as dificuldades encontradas para a realização do trabalho coletivo na Escola Municipal Maria de Jesus Torres. Ficou evidente a cultura do individualismo, vários entraves foram encontrados visto que o corpo docente e equipe pedagógica não se relacionavam de maneira satisfatória. Analisando os conceitos, a estruturação e importância do projeto político-pedagógico conjuntamente à gestão escolar, compreende-se a sua extrema relevância e o quanto a efetiva participação da comunidade escolar interna e externa influência em sua construção e em seus fins. É fundamental que toda a comunidade envolvida na elaboração do PPP seja mobilizada para que essa ação se concretize. Como foi apresentado neste trabalho, é preciso que todos tenham a oportunidade de conhecer o conceito e a importância do PPP para a efetivação da qualidade do ensino, e que este seja um documento aberto para as mudanças que se fizerem necessárias.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T08:49:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T08:49:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FDFUA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDFUA/1/tcc_marluce_caldeira_rocha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FDFUA/2/tcc_marluce_caldeira_rocha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ad4df2e5212933c052df2cdefcf99f15
a8856abd940bbd22432aa6c11dea3f7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676628497006592