Quatro clics em Paulo Leminski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8HGC6 |
Resumo: | Esta tese analisa e expressa quatro formas de sínteses desenvolvidas na literatura de Paulo Leminski. Capítulo 0: nada além de um clic. Capítulo 1: traça um breve conceito teórico de Poema de abertura. Capítulo 2: propõe um balanço das abordagens das sínteses leminskianas pela crítica literária; e, a partir da interpretação do poema de abertura contranarciso, discute de que maneira Leminski tanto revisita a noção cristã de Deus Trino quanto elabora sínteses que são independentes nas suas diferenças e iguais na sua unidade. Capítulo 3: examina outras obras do escritor, a exemplo do romance Catatau, das biografias reunidas em Vida e do ensaio Metaformose; lê uma carta-poema em que o autor se posiciona enquanto comunista capitalista; constrói uma apreciação biográfica de um dístico; investiga fontes novecentistas, orientais e franciscanas de um haicai. Assim são analisados e expressos o zero, o breve, o par e a reunião do diverso, essas quatro sínteses em Paulo Leminski. |
id |
UFMG_77001d785b4c0f5898bf40da947e91db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B8HGC6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcus Vinicius de FreitasJacyntho Jose Lins BrandaoKaio Carvalho CarmonaWilberth Claython Ferreira SalgueiroMário Alex RosaRafael Fava Belúzio2019-08-14T19:11:28Z2019-08-14T19:11:28Z2019-01-11http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8HGC6Esta tese analisa e expressa quatro formas de sínteses desenvolvidas na literatura de Paulo Leminski. Capítulo 0: nada além de um clic. Capítulo 1: traça um breve conceito teórico de Poema de abertura. Capítulo 2: propõe um balanço das abordagens das sínteses leminskianas pela crítica literária; e, a partir da interpretação do poema de abertura contranarciso, discute de que maneira Leminski tanto revisita a noção cristã de Deus Trino quanto elabora sínteses que são independentes nas suas diferenças e iguais na sua unidade. Capítulo 3: examina outras obras do escritor, a exemplo do romance Catatau, das biografias reunidas em Vida e do ensaio Metaformose; lê uma carta-poema em que o autor se posiciona enquanto comunista capitalista; constrói uma apreciação biográfica de um dístico; investiga fontes novecentistas, orientais e franciscanas de um haicai. Assim são analisados e expressos o zero, o breve, o par e a reunião do diverso, essas quatro sínteses em Paulo Leminski.This thesis analyzes and conveys four ways of syntheses developed in the literary works of Paulo Leminski. Chapter 0: nothing but a click. Chapter 1: a brief theoretical concept on Opening poem [Poema de abertura]. Chapter 2: an overview of the approaches concerning the Leminskian synthesis achieved by literary criticism; and a discussion, based on the interpretation of the opening poem contranarciussus [contranarciso], about how Leminski both revisits the Christian notion of the Triune God and elaborates syntheses that are independent in their differences and equal in their unity. Chapter 3: analyses of other works of the writer such as the novel Catatau, the biographies compiled in Life [Vida] and the essay Metaformosis [Metaformose]. This chapter also includes a reading of a letter-poem in which the author positions himself as a capitalist communist; a development of a biographical appreciation of a couplet; and an investigation on Noucentist, Oriental and Franciscan sources of a haiku. Thus, this thesis tries to analyze and express the Zero, the Brief, the Pair and the Reunion of the Diverse that constitutes the four syntheses in Paulo Leminskis work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeminski, Paulo, 1944-1989 Metamorfose Crítica e interpretaçãoPoesia brasileira História e críticaLeminski, Paulo, 1944-1989 Catatau Crítica e interpretaçãoPoesia lírica Séc XXLeminski, Paulo, 1944-1989 Vida Crítica e interpretaçãoPaulo LeminskiTrindadepoesia lírica modernasujeito-líricoQuatro clics em Paulo Leminskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrafael_fava_bel_zio_tese.pdfapplication/pdf2504292https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/1/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf13852fe5d1991cffb30decf028da2e2aMD51TEXTrafael_fava_bel_zio_tese.pdf.txtrafael_fava_bel_zio_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain713369https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/2/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf.txtad95bcae835a5719b3e772064beadc36MD521843/LETR-B8HGC62019-11-14 03:34:14.858oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-B8HGC6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:34:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quatro clics em Paulo Leminski |
title |
Quatro clics em Paulo Leminski |
spellingShingle |
Quatro clics em Paulo Leminski Rafael Fava Belúzio Paulo Leminski Trindade poesia lírica moderna sujeito-lírico Leminski, Paulo, 1944-1989 Metamorfose Crítica e interpretação Poesia brasileira História e crítica Leminski, Paulo, 1944-1989 Catatau Crítica e interpretação Poesia lírica Séc XX Leminski, Paulo, 1944-1989 Vida Crítica e interpretação |
title_short |
Quatro clics em Paulo Leminski |
title_full |
Quatro clics em Paulo Leminski |
title_fullStr |
Quatro clics em Paulo Leminski |
title_full_unstemmed |
Quatro clics em Paulo Leminski |
title_sort |
Quatro clics em Paulo Leminski |
author |
Rafael Fava Belúzio |
author_facet |
Rafael Fava Belúzio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcus Vinicius de Freitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jacyntho Jose Lins Brandao |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kaio Carvalho Carmona |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Wilberth Claython Ferreira Salgueiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Mário Alex Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael Fava Belúzio |
contributor_str_mv |
Marcus Vinicius de Freitas Jacyntho Jose Lins Brandao Kaio Carvalho Carmona Wilberth Claython Ferreira Salgueiro Mário Alex Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Leminski Trindade poesia lírica moderna sujeito-lírico |
topic |
Paulo Leminski Trindade poesia lírica moderna sujeito-lírico Leminski, Paulo, 1944-1989 Metamorfose Crítica e interpretação Poesia brasileira História e crítica Leminski, Paulo, 1944-1989 Catatau Crítica e interpretação Poesia lírica Séc XX Leminski, Paulo, 1944-1989 Vida Crítica e interpretação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Leminski, Paulo, 1944-1989 Metamorfose Crítica e interpretação Poesia brasileira História e crítica Leminski, Paulo, 1944-1989 Catatau Crítica e interpretação Poesia lírica Séc XX Leminski, Paulo, 1944-1989 Vida Crítica e interpretação |
description |
Esta tese analisa e expressa quatro formas de sínteses desenvolvidas na literatura de Paulo Leminski. Capítulo 0: nada além de um clic. Capítulo 1: traça um breve conceito teórico de Poema de abertura. Capítulo 2: propõe um balanço das abordagens das sínteses leminskianas pela crítica literária; e, a partir da interpretação do poema de abertura contranarciso, discute de que maneira Leminski tanto revisita a noção cristã de Deus Trino quanto elabora sínteses que são independentes nas suas diferenças e iguais na sua unidade. Capítulo 3: examina outras obras do escritor, a exemplo do romance Catatau, das biografias reunidas em Vida e do ensaio Metaformose; lê uma carta-poema em que o autor se posiciona enquanto comunista capitalista; constrói uma apreciação biográfica de um dístico; investiga fontes novecentistas, orientais e franciscanas de um haicai. Assim são analisados e expressos o zero, o breve, o par e a reunião do diverso, essas quatro sínteses em Paulo Leminski. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T19:11:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T19:11:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8HGC6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-B8HGC6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/1/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-B8HGC6/2/rafael_fava_bel_zio_tese.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
13852fe5d1991cffb30decf028da2e2a ad95bcae835a5719b3e772064beadc36 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589269624717312 |