A poesia de Paulo Leminski : da invenção à distração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gessner, Ricardo, 1984-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632645
Resumo: Orientador: Marcos Aparecido Lopes
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spelling A poesia de Paulo Leminski : da invenção à distraçãoThe poetry of Paulo Leminski : from invention to distractionLeminski, Paulo , 1944-1989. Caprichos e relaxos - Crítica e interpretaçãoLeminski, Paulo, 1944-1989. Distraídos venceremos - Crítica e interpretaçãoPoesia brasileira - História e críticaLeminski, Paulo - Caprichos e relaxo - Criticism and interpretationLeminski, Paulo - Distraídos venceremos - Criticism and interpretationBrazilian poetry - History and criticismOrientador: Marcos Aparecido LopesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente estudo aborda os dois livros de poesia que Paulo Leminski (1944 ¿ 1989) publicou em vida: Caprichos e Relaxos (1983) e Distraídos Venceremos (1987), mapeando um projeto poético geral, realizado em ambos. A estreia de Paulo Leminski (1944 ¿ 1989) deu-se em 1964 na revista Invenção, veiculada ao Movimento da Poesia Concreta. Nesse período, é nítida a aplicação dos recursos "verbivocovisuais", reivindicados pelos concretistas e utilizados por seus adeptos, em que o curitibano desenvolve poemas conjugando as linguagens verbal e visual. Contudo, até a publicação de Caprichos e Relaxos (1983) sua poesia passou por um processo de reformulação. Nosso intuito é demonstrar que esse processo corresponde à fase inicial de seu projeto, caracterizado primordialmente pela consolidação de uma dicção própria. O Concretismo propôs uma poesia adaptada ao contexto tecnológico para, dessa forma, tornar-se acessível a qualquer pessoa; entretanto o resultado foi adverso: a maior parte dos poemas constituía-se de linguagem especializada, até hoje distante das expectativas de um leitor comum. Leminski percebeu essa limitação, mas vislumbrou na associação com a tecnologia um modo de reverter o problema: seu apreço pelos meios de comunicação em massa, cultura de massa, publicidade, são recursos para equilibrar o "rigor formal" com certo "relaxo" (em referência ao título do livro). Segundo Marshall McLuhan, toda tecnologia, depois de adaptada e inserida na sociedade, promove uma mudança no aspecto psicossocial das pessoas; segundo nossa perspectiva, Leminski opera nesse sentido: sua poesia almeja uma adaptação a essas mudanças. Já o livro Distraídos Venceremos (1987) implica na realização de um projeto temático: "a abolição da referência", segundo os dizeres do prefácio. Propomos que se trata da realização de um projeto antigo, apresentado uma década antes a Régis Bonvicino, nalgumas cartas; chamar-se-ia "e?". A "abolição da referência" implica na conjunção de três itens: estético, ético e existencial. O primeiro significa a valorização do signo icônico, segundo a teoria semiótica de Charles Sanders Peirce; trata-se daquele em que o signo mantém uma relação de analogia com seu objeto, deixando-se a referência, portanto, em segundo plano. O nível ético é o desdobramento disso: como o ícone, a priori, valoriza um tipo de poesia centrada em sua própria materialidade, esse "fechamento" é representativo de uma conduta típica da modernidade, caracterizada por Theodor Adorno como de "resistência"; fechar-se em si mesma é um gesto de negação da realidade hostil. Por fim, o nível existencial reflete uma concepção de pensamento simpática ao "desprezo" pelo mundo, ao mesmo tempo em que se busca uma aproximação maior entre mente e realidade, como foi o zen. Portanto, Distraídos Venceremos desenvolve um projeto temático, interpretado neste estudo como sendo uma leitura do contexto psicossocial em que Leminski se encontrava, conforme discutido em relação ao livro anteriorAbstract: The present thesis approaches two poetry books published when Paulo Leminski (1944 ¿ 1989) was still living: Caprichos e Relaxos (1983) and Distraídos Venceremos (1987), confirming the existence of a poetic project. Leminski¿s debut was in 1964, when he published some poems on the Concrete Movement magazine, named Invenção. In this period, the "verbivocovisuals" resources, claimed by the concretes poets and used by their adepts, were clearly applicated in Leminski¿s poetry, conjugating verbal and visual languages. However, until Caprichos e Relaxos was published, his poetry underwent a process of reformulation. Our thesis is that this process corresponds to the initial phase of his project, characterized primarly by the consolidation of his own diction. The Concretism proposed a poetry adapted to the technological context, in order to become accessible to anyone; however the result was adverse: most of the poems consisted of specialized language and until today is far from a common reader expectations. Leminski perceived the limitation, and associated technology as a way to reverse the problem: his appreciation of mass media, mass culture, publicity, are resources to balance the "formal rigor" with a certain "relaxation" (in reference to the title of the book). According to Marshall McLuhan, all technology, once inserted and adapted in society, it promotes a change in the psychosocial perceptions of people. According to our perspective, Leminski operates in this direction: his poetry seeks an adaptation to these changes. In the other hand, Distraídos Venceremos implies in the realization of a thematic project: "the abolition of the reference", according to its preface. Our thesis is that this is the realization of an old project, presented a decade earlier to Régis Bonvicino, in some letters; it would be called "e?". The "abolition of reference" implies the conjunction of three items: aesthetic, ethical and existential. The first means the valorization of the iconic sign, according to the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, in which the sign maintains a relation of analogy with its object, leaving the reference, therefore, in the background. The ethical level is the unfolding of this: as the icon, a priori, values a of poetry centered on its own materiality, and this "closure" is representative of a typical behavior of modernity, characterized by Theodor Adorno as "resistance"; closing in on itself is a gesture of denial of hostile reality. Finally, the existential level reflects a conception of thought sympathetic to the "contempt" for the world, while at the same time seeking a greater approximation between mind and reality, as was Zen. Therefore, Distraídos Venceremos develops a thematic project, interpreted in this study as a hermeneutic of the psychosocial context in which Leminski lived, as discussed in relation to the previous bookDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Lopes, Marcos Aparecido, 1968-Pereira, Rogério SilvaSandmann, MarceloMarques, Wilton JoséSiscar, MarcosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGessner, Ricardo, 1984-20172017-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (177 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632645GESSNER, Ricardo. A poesia de Paulo Leminski: da invenção à distração. 2017. 1 recurso online (177 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. 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