A cela de aula e o papel do gestor na construção do projeto político pedagógico voltado para a EJA prisional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nayara Aparecida do Amaral Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X5MAY
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de apresentar uma análise crítica sobre ensino/aprendizagem da Escola Estadual Alberto Santos Dumont prisional e o processo de ensino turmas de Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional. A EJA no Brasil é de suma importância, pois, resgata o aluno desistente inserindo-o no sistema educacional atual, proporcionando acesso à educação que é primordial para a conquista da cidadania. Sendo assim, o ensino da EJA não apresenta características comuns, é necessário a adotar práticas criativas, excluindo de vez das aulas convencionais. Para realização do presente estudo, as informações obtidas no dia a dia da Escola Estadual Alberto Santos Dumont foram analisadas e selecionadas, em que todo o movimento educacional, pedagógico, administrativo, juntamente com o setor de segurança da Secretaria de Defesa Social de Minas gerais foi rigorosamente avaliado. Ao término da análise das informações obtidas, considera-se que a educação prisional possui um papel fundamental para o sucesso do processo de ensino aprendizagem de alunos matriculados na EJA prisional, pois, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Defesa Social são os responsáveis por orientar os envolvidos na criação dos planos curriculares a adaptarem o currículo, modificarem a didática da aula, bem como considerar as peculiaridades dos alunos presos adultos, percebendo-os como alunos que possuem um conhecimento prévio vasto.
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