Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camilo de Oliveira Aggio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.30962/ec.1994
http://hdl.handle.net/1843/37678
https://orcid.org/0000-0003-1383-9019
Resumo: Theoretical discussion and also empirical analysis about interactive features or “direct communication” in online enviroments are of extreme importance in online political campaigning literature. Twittter has been one or the main social media used by these political leaders, such as Donald Trump, Viktor Orban, Recep Erdogan and Jair Bolsonaro. This paper focus on the Brazilian case and aims at verify if and how the actual president of Brazil used Twitter to genuinely interact directly to Brazilian citizens during the electral period.
id UFMG_77adcbe613733a140fcf91d64e0ded76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37678
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018Disintermediated electoral communication but how truly interactive? Jair Bolsonaro and Twitter in 2018 Brazilian presidential electionComunicación electoral desintermediada, pero ¿cuán realmente interactiva? Jair Bolsonaro y Twitter en las elecciones presidenciales brasileñas de 2018Campanhas onlineTwitterJair BolsonaroInteraçãoCampanha eleitoralTwitterBolsonaro, Jair Messias, 1955-Eleições 2018 BrasilMídias sociaisTheoretical discussion and also empirical analysis about interactive features or “direct communication” in online enviroments are of extreme importance in online political campaigning literature. Twittter has been one or the main social media used by these political leaders, such as Donald Trump, Viktor Orban, Recep Erdogan and Jair Bolsonaro. This paper focus on the Brazilian case and aims at verify if and how the actual president of Brazil used Twitter to genuinely interact directly to Brazilian citizens during the electral period.O tema da “interação” ou “comunicação direta” em ambientes digitais é um tópico de debate amplo nas investigações dedicadas às campanhas online, desde sua origem. O Twitter é um dos sites que têm sido adotados por parte importante de novas lideranças mundiais forjadas na comunicação digital, a exemplo de Donald Trump, nos EUA, Viktor Órban, na Hungria, Recep Erdogan, na Turquia e Jair Bolsonaro, no Brasil. Este artigo é centrado no caso do atual presidente brasileiro e tem o intuito de verificar, em diálogo com a literatura normativa acerca da hipotética “horizontalidade” das campanhas on-line, se e como, para além da simples adoção do Twitter como canal de comunicação, a campanha de Jair Bolsonaro utilizou de recursos interativos para se comunicar diretamente com outros perfis do site.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALUFMG2021-08-23T15:04:21Z2021-08-23T15:04:21Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.30962/ec.19941808-2599http://hdl.handle.net/1843/37678https://orcid.org/0000-0003-1383-9019porE-CompósCamilo de Oliveira Aggioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-23T15:04:22Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37678Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-23T15:04:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
Disintermediated electoral communication but how truly interactive? Jair Bolsonaro and Twitter in 2018 Brazilian presidential election
Comunicación electoral desintermediada, pero ¿cuán realmente interactiva? Jair Bolsonaro y Twitter en las elecciones presidenciales brasileñas de 2018
title Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
spellingShingle Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
Camilo de Oliveira Aggio
Campanhas online
Twitter
Jair Bolsonaro
Interação
Campanha eleitoral
Twitter
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Eleições 2018 Brasil
Mídias sociais
title_short Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
title_full Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
title_fullStr Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
title_full_unstemmed Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
title_sort Comunicação eleitoral “desintermediada”, mas o quão realmente interativa? Jair Bolsonaro e o Twitter nas eleições de 2018
author Camilo de Oliveira Aggio
author_facet Camilo de Oliveira Aggio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camilo de Oliveira Aggio
dc.subject.por.fl_str_mv Campanhas online
Twitter
Jair Bolsonaro
Interação
Campanha eleitoral
Twitter
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Eleições 2018 Brasil
Mídias sociais
topic Campanhas online
Twitter
Jair Bolsonaro
Interação
Campanha eleitoral
Twitter
Bolsonaro, Jair Messias, 1955-
Eleições 2018 Brasil
Mídias sociais
description Theoretical discussion and also empirical analysis about interactive features or “direct communication” in online enviroments are of extreme importance in online political campaigning literature. Twittter has been one or the main social media used by these political leaders, such as Donald Trump, Viktor Orban, Recep Erdogan and Jair Bolsonaro. This paper focus on the Brazilian case and aims at verify if and how the actual president of Brazil used Twitter to genuinely interact directly to Brazilian citizens during the electral period.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-23T15:04:21Z
2021-08-23T15:04:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.30962/ec.1994
1808-2599
http://hdl.handle.net/1843/37678
https://orcid.org/0000-0003-1383-9019
url https://doi.org/10.30962/ec.1994
http://hdl.handle.net/1843/37678
https://orcid.org/0000-0003-1383-9019
identifier_str_mv 1808-2599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv E-Compós
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829670330466304