A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pamilla Vilas Boas Costa Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XKSK
Resumo: A dissertação apresenta um estudo em torno das performances do batuque, localizado no município de Ponto Chique no norte de Minas Gerais, e suas implicações para a categoria cultura, para a política local e para o devir quilombola do grupo. A pesquisa de campo foi realizada nos anos de 2015 e 2016 e também incorpora dados de uma experiência anterior ao mestrado. O texto propõe discutir categorias, modelagens e montagens das performances dos batuqueiros diante de um processo de mudança de status na qual uma prática incialmente considerada como coisa de gente fraca passa a se tornar uma cultura forte, cultura de raiz. A partir do diálogo com autores da teoria antropológica contemporânea e da teoria da performance, discute-se noções como representação, cultura, música, teatralidade, drama. Constatou-se que, ao invés de se subordinar a uma visão fixa da cultura e acerca da própria tradição, os batuqueiros, por meio de suas representações ou performances, abrem-se para a condição de virtualidade e mobilidade dinamizando a vida social. O batuque como performance é invenção, ação, repetição, as diferentes formas de representação são possibilidades de materialização desse espaço fluido onde se assenta a cultura vazanteira.
id UFMG_77bfeee855b6cfaa102d8e9207b85fca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XKSK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leonardo Hipolito Genaro FigoliIsabel Santana de RoseJohn Cowart DawseyPamilla Vilas Boas Costa Ribeiro2019-08-10T00:05:38Z2019-08-10T00:05:38Z2017-05-31http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XKSKA dissertação apresenta um estudo em torno das performances do batuque, localizado no município de Ponto Chique no norte de Minas Gerais, e suas implicações para a categoria cultura, para a política local e para o devir quilombola do grupo. A pesquisa de campo foi realizada nos anos de 2015 e 2016 e também incorpora dados de uma experiência anterior ao mestrado. O texto propõe discutir categorias, modelagens e montagens das performances dos batuqueiros diante de um processo de mudança de status na qual uma prática incialmente considerada como coisa de gente fraca passa a se tornar uma cultura forte, cultura de raiz. A partir do diálogo com autores da teoria antropológica contemporânea e da teoria da performance, discute-se noções como representação, cultura, música, teatralidade, drama. Constatou-se que, ao invés de se subordinar a uma visão fixa da cultura e acerca da própria tradição, os batuqueiros, por meio de suas representações ou performances, abrem-se para a condição de virtualidade e mobilidade dinamizando a vida social. O batuque como performance é invenção, ação, repetição, as diferentes formas de representação são possibilidades de materialização desse espaço fluido onde se assenta a cultura vazanteira.The dissertation presents a study around the performances of the batuque, located in the municipality of Ponto Chique in the north of Minas Gerais, and its implications for the culture category, for the local politics, and for the devenir quilombola of the group. Field research was conducted in the years 2015 and 2016 and incorporates data from an experience prior to the master's degree. The text proposes to discuss categories, models and montage of the performances of the batuqueiros against a process of change of status in which a practice initially considered as thing of weak people happens to become a strong, root culture. Through the dialogue with authors of contemporary anthropological and performance theories, we discuss notions such as representation, culture, music, theatricality, and drama. We verified that, instead of being subordinated to a fixed view of culture and tradition itself, the batuqueiros, through their representations or performances, open themselves to the condition of virtuality and mobility, invigorating social life. The batuque as a performance is invention, action, and repetition; the different forms of representation are possibilities of materialization of this fluid space where the vazanteiro culture is based.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntropologiaPerformance (Arte)MusicaCulturaBatuquePerformanceCultura vazanteiraA vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdfapplication/pdf4045690https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XKSK/1/disserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdfffdc2b1d4d3673506a1df13cddae4d11MD51TEXTdisserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdf.txtdisserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdf.txtExtracted texttext/plain340615https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XKSK/2/disserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdf.txt7ca74ecb0381d64895b94977db799fcbMD521843/BUOS-B2XKSK2019-11-14 04:16:49.714oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XKSKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:16:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
title A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
spellingShingle A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
Pamilla Vilas Boas Costa Ribeiro
Batuque
Performance
Cultura vazanteira
Antropologia
Performance (Arte)
Musica
Cultura
title_short A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
title_full A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
title_fullStr A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
title_full_unstemmed A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
title_sort A vida é um remanso: performance, cultura e política no batuque de Ponto Chique (MG)
author Pamilla Vilas Boas Costa Ribeiro
author_facet Pamilla Vilas Boas Costa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leonardo Hipolito Genaro Figoli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabel Santana de Rose
dc.contributor.referee2.fl_str_mv John Cowart Dawsey
dc.contributor.author.fl_str_mv Pamilla Vilas Boas Costa Ribeiro
contributor_str_mv Leonardo Hipolito Genaro Figoli
Isabel Santana de Rose
John Cowart Dawsey
dc.subject.por.fl_str_mv Batuque
Performance
Cultura vazanteira
topic Batuque
Performance
Cultura vazanteira
Antropologia
Performance (Arte)
Musica
Cultura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Antropologia
Performance (Arte)
Musica
Cultura
description A dissertação apresenta um estudo em torno das performances do batuque, localizado no município de Ponto Chique no norte de Minas Gerais, e suas implicações para a categoria cultura, para a política local e para o devir quilombola do grupo. A pesquisa de campo foi realizada nos anos de 2015 e 2016 e também incorpora dados de uma experiência anterior ao mestrado. O texto propõe discutir categorias, modelagens e montagens das performances dos batuqueiros diante de um processo de mudança de status na qual uma prática incialmente considerada como coisa de gente fraca passa a se tornar uma cultura forte, cultura de raiz. A partir do diálogo com autores da teoria antropológica contemporânea e da teoria da performance, discute-se noções como representação, cultura, música, teatralidade, drama. Constatou-se que, ao invés de se subordinar a uma visão fixa da cultura e acerca da própria tradição, os batuqueiros, por meio de suas representações ou performances, abrem-se para a condição de virtualidade e mobilidade dinamizando a vida social. O batuque como performance é invenção, ação, repetição, as diferentes formas de representação são possibilidades de materialização desse espaço fluido onde se assenta a cultura vazanteira.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:05:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XKSK
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XKSK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XKSK/1/disserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XKSK/2/disserta__o_p_milla_vilas_boas_final_para_dep_sito.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ffdc2b1d4d3673506a1df13cddae4d11
7ca74ecb0381d64895b94977db799fcb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589565496164352