O ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernani Coimbra de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTF8T
Resumo: O ensino de Enfermagem tem sido compelido a mudar de forma a atender aos desafios de ampliação do campo de ação do enfermeiro que atua na saúde mental, tais considerações estão provocando uma revisão e re-orientação no projeto político pedagógico em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) implicadas com a formação na Enfermagem, levando-nos a necessidade de discutir nosso currículo, e considerar a importância das transformações no ensino do tema no currículo do curso de graduação em enfermagem, com vistas a subsidiar a formação de enfermeiros para inserção nos novos modelos de produção de cuidado em saúde mental, contribuindo para a transposição da dificuldade de romper com a prevalente concepção tradicional de atenção em saúde mental. Assim, o estudo buscou identificar por meio da literatura produzida como vem ocorrendo o ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil. Trata-se de uma de revisão de literaatura, do tipo integrativa, ocorrida entre os meses de outubro e novembro de 2011, onde se analisou 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. O estudo evidenciou que grande parte dos cursos de graduação em enfermagem, hoje, em funcionamento no país o ensino da atenção em saúde mental ainda continuam calcado no modelo tradicional de cuidado, ou seja, o hospitalocêntrico, o que tem contribuído para a formação de um profissional limitado, com uma visão reduzida dos processos de saúde e doença, em que se acredita que cuidar somente do corpo doente é importante para a reabilitação. Contudo, também se percebe que a integração de disciplinas no âmbito dos cursos que preparam enfermeiros para atuar nesse campo, certamente poderá levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com a sua transformação.
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