O ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTF8T |
Resumo: | O ensino de Enfermagem tem sido compelido a mudar de forma a atender aos desafios de ampliação do campo de ação do enfermeiro que atua na saúde mental, tais considerações estão provocando uma revisão e re-orientação no projeto político pedagógico em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) implicadas com a formação na Enfermagem, levando-nos a necessidade de discutir nosso currículo, e considerar a importância das transformações no ensino do tema no currículo do curso de graduação em enfermagem, com vistas a subsidiar a formação de enfermeiros para inserção nos novos modelos de produção de cuidado em saúde mental, contribuindo para a transposição da dificuldade de romper com a prevalente concepção tradicional de atenção em saúde mental. Assim, o estudo buscou identificar por meio da literatura produzida como vem ocorrendo o ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil. Trata-se de uma de revisão de literaatura, do tipo integrativa, ocorrida entre os meses de outubro e novembro de 2011, onde se analisou 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. O estudo evidenciou que grande parte dos cursos de graduação em enfermagem, hoje, em funcionamento no país o ensino da atenção em saúde mental ainda continuam calcado no modelo tradicional de cuidado, ou seja, o hospitalocêntrico, o que tem contribuído para a formação de um profissional limitado, com uma visão reduzida dos processos de saúde e doença, em que se acredita que cuidar somente do corpo doente é importante para a reabilitação. Contudo, também se percebe que a integração de disciplinas no âmbito dos cursos que preparam enfermeiros para atuar nesse campo, certamente poderá levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com a sua transformação. |
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Anadias Trajano CamargosAnezia Moreira Faria MadeiraErnani Coimbra de Oliveira2019-08-12T04:29:15Z2019-08-12T04:29:15Z2012-07-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DTF8TO ensino de Enfermagem tem sido compelido a mudar de forma a atender aos desafios de ampliação do campo de ação do enfermeiro que atua na saúde mental, tais considerações estão provocando uma revisão e re-orientação no projeto político pedagógico em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) implicadas com a formação na Enfermagem, levando-nos a necessidade de discutir nosso currículo, e considerar a importância das transformações no ensino do tema no currículo do curso de graduação em enfermagem, com vistas a subsidiar a formação de enfermeiros para inserção nos novos modelos de produção de cuidado em saúde mental, contribuindo para a transposição da dificuldade de romper com a prevalente concepção tradicional de atenção em saúde mental. Assim, o estudo buscou identificar por meio da literatura produzida como vem ocorrendo o ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermagem no Brasil. Trata-se de uma de revisão de literaatura, do tipo integrativa, ocorrida entre os meses de outubro e novembro de 2011, onde se analisou 12 artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. O estudo evidenciou que grande parte dos cursos de graduação em enfermagem, hoje, em funcionamento no país o ensino da atenção em saúde mental ainda continuam calcado no modelo tradicional de cuidado, ou seja, o hospitalocêntrico, o que tem contribuído para a formação de um profissional limitado, com uma visão reduzida dos processos de saúde e doença, em que se acredita que cuidar somente do corpo doente é importante para a reabilitação. Contudo, também se percebe que a integração de disciplinas no âmbito dos cursos que preparam enfermeiros para atuar nesse campo, certamente poderá levar à formação de profissionais mais comprometidos com a realidade de saúde e com a sua transformação.Nursing education has been compelled to change to meet the challenges of expanding the purview of nurses who work in mental health, such considerations are leading to a revision and re-orientation in political pedagogical project in various Higher Education Institutions (IES) involved with training in nursing, bringing us the need to discuss our curriculum, and consider the importance of changes in teaching subject in the curriculum of undergraduate nursing education in order to support the training of nurses for inclusion in the new production models of mental health care, contributing to the implementation of the difficulty of breaking with the prevailing traditional concept of mental health care. Thus, the study sought to identify through the literature as it has produced the teaching of the theme of "mental health" in the curricula of undergraduate nursing courses in Brazil. It was a literature review, integrative type, which occurred between the months of October and November 2011 which analyzed 12 articles that met the inclusion criteria previously established. The study showed that most graduate programs in nursing today, operating in the country the teaching of mental health care is still modeled on traditional care, ie, hospital, which has contributed to the formation of a limited professional with a vision impairment of health and disease processes, in what is believed to take care of the sick body is only important for rehabilitation. However, it also realizes that the integration of disciplines within courses that prepare nurses to work in this field, can certainly lead to more training of professionals committed to the reality of health and its transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnsinoEnfermagemSaúde mentalCurrículoO ensino do tema saúde mental nos currículos dos cursos de graduação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_ernani_coimbra_de_oliveira.pdfapplication/pdf644130https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTF8T/1/monografia_ernani_coimbra_de_oliveira.pdfaccf8889f408a5e11b22114419fe0ce2MD51TEXTmonografia_ernani_coimbra_de_oliveira.pdf.txtmonografia_ernani_coimbra_de_oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain79562https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DTF8T/2/monografia_ernani_coimbra_de_oliveira.pdf.txtae23ab66e39cadb643f8c7a22f5d5729MD521843/BUBD-9DTF8T2019-11-14 06:53:41.53oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DTF8TRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:53:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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