Estratégias de construção/reconstrução de projetos político-pedagógicos em escolas de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hercilia Filgueiras de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZJ7Y
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Escolas de Enfermagem na construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem. O método utilizado foi o de revisão integrativa da literatura. Para a seleção da população e amostra dessa pesquisa realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por cinco artigos científicos. Os resultados mostraram que 80% das Escolas de Ensino Superior de Enfermagem optaram pela constituição de uma comissão como estratégia para a construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico. Foi possível identificar ainda que a participação efetiva dos docentes e discentes ocorreu por meio de seminários desenvolvidos em 60% das escolas, e por meio de oficinas realizadas em 60% dos cenários deste estudo. Dentre as dificuldades apontadas, destaca-se a falta de envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos, citada por 80% das instituições de ensino. Conclui-se que para o sucesso de um Projeto Político Pedagógico construído coletivamente é extremamente necessário o esforço de todos os sujeitos envolvidos durante seu processo de elaboração, compartilhando objetivos comuns e visando encontrar estratégias que auxiliem na superação das dificuldades.
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