Estratégias de construção/reconstrução de projetos político-pedagógicos em escolas de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZJ7Y |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Escolas de Enfermagem na construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem. O método utilizado foi o de revisão integrativa da literatura. Para a seleção da população e amostra dessa pesquisa realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por cinco artigos científicos. Os resultados mostraram que 80% das Escolas de Ensino Superior de Enfermagem optaram pela constituição de uma comissão como estratégia para a construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico. Foi possível identificar ainda que a participação efetiva dos docentes e discentes ocorreu por meio de seminários desenvolvidos em 60% das escolas, e por meio de oficinas realizadas em 60% dos cenários deste estudo. Dentre as dificuldades apontadas, destaca-se a falta de envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos, citada por 80% das instituições de ensino. Conclui-se que para o sucesso de um Projeto Político Pedagógico construído coletivamente é extremamente necessário o esforço de todos os sujeitos envolvidos durante seu processo de elaboração, compartilhando objetivos comuns e visando encontrar estratégias que auxiliem na superação das dificuldades. |
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Geralda Fortina dos SantosPaula Cambraia de Mendonca ViannaHercilia Filgueiras de Almeida2019-08-14T10:06:34Z2019-08-14T10:06:34Z2012-02-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DZJ7YEste estudo tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas Escolas de Enfermagem na construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem. O método utilizado foi o de revisão integrativa da literatura. Para a seleção da população e amostra dessa pesquisa realizou-se uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde nas fontes de dados SCIELO e LILACS. A amostra foi constituída por cinco artigos científicos. Os resultados mostraram que 80% das Escolas de Ensino Superior de Enfermagem optaram pela constituição de uma comissão como estratégia para a construção/reconstrução do Projeto Político Pedagógico. Foi possível identificar ainda que a participação efetiva dos docentes e discentes ocorreu por meio de seminários desenvolvidos em 60% das escolas, e por meio de oficinas realizadas em 60% dos cenários deste estudo. Dentre as dificuldades apontadas, destaca-se a falta de envolvimento e comprometimento de todos os envolvidos, citada por 80% das instituições de ensino. Conclui-se que para o sucesso de um Projeto Político Pedagógico construído coletivamente é extremamente necessário o esforço de todos os sujeitos envolvidos durante seu processo de elaboração, compartilhando objetivos comuns e visando encontrar estratégias que auxiliem na superação das dificuldades.The present study objects to identify the strategies used by the Nursing Schools in the construction/reconstruction of Pedagogic Politic Project in the nursing curses. The integrative review method has been chosen to be used. A research has been made in the Health Virtual Library using the SCIELO and LILACS as data bases to select the population and sample. The sample was made of five articles. This review has shown that 80% of Nursing Schools opted for constitute commissions as a strategy for the Pedagogic Politic Project. It was possible to identify that the effective participation of teachers and students was developed through workshops in 60% of schools, and through workshops in 60% of the scenarios in this study. Among the difficulties mentioned, highlights the lack of involvement and commitment of everyone involved, cited by 80% of educational institutions. This review that a Pedagogic Politic Project built collectively to success, it is necessary a effort of all subjects involved during the drafting process, sharing common goals and aims to identify strategies that help overcome the difficulties.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEducaçãoEnfermagemCurrículoEstratégias de construção/reconstrução de projetos político-pedagógicos em escolas de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc___hercilia_almeida.pdfapplication/pdf307594https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZJ7Y/1/tcc___hercilia_almeida.pdfaa92dcf6d4b5fe4cb446790d32f68edfMD51TEXTtcc___hercilia_almeida.pdf.txttcc___hercilia_almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain50919https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DZJ7Y/2/tcc___hercilia_almeida.pdf.txta27a03109f590932e309b4e0bca86bd9MD521843/BUBD-9DZJ7Y2019-11-14 09:17:39.906oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DZJ7YRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:17:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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