Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Alcides Freire RamosDouglas Atilla MarcelinoEuclides de Freitas CoutoAlessandra Souza Melett BrumGeovano Moreira Chaves2019-08-11T18:52:16Z2019-08-11T18:52:16Z2018-03-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZNRTAs interpretações sobre o cinema, em muitos casos, o reduzem ao específico fílmico. No entanto, o cinema como um todo é algo bem mais amplo que vai além do filme em si. Nos contornos da projeção, objeto máximo do cinema, orbitam um conjunto de atividades que dimensionam a ideia de cinema para algo muito mais complexo. Nesta pesquisa, as relações entre cinema e moral são investigadas no sentido de buscar a compreensão de como esta associação provocou movimentações nos rumos que o percurso histórico das atividades cinematográficas foram tomando na medida em que o cinema se popularizava e se desenvolvia, e por isso causava incômodos em grupos que se organizaram no anseio de tentarem direcionar os destinos e aplicabilidades do cinema no social. Para tanto, a pesquisa principia analisando a autorregulação moral dos primórdios da indústria de cinema norte-americana, ou seja, os modos como por meio de uma pressão advinda sob o argumento da moralização, legislações foram sendo criadas até o surgimento do Código de Produção, que promoveu um filtro direcionado aos filmes considerados imorais temendo perder os grandes lucros faturados pela indústria. Devido ao poderio financeiro da indústria de cinema norte-americana na distribuição de filmes pelo mundo, este filtro moral autorregulatório influenciou as percepções sobre o cinema em vários países, com destaque nesta pesquisa para o Brasil. Neste cenário, organizações católicas foram criadas visando tentarem solucionar as ameaças que o cinema causava ao que estas concebiam como as devidas condutas morais dos indivíduos cristãos, sendo que mais se destacaram neste sentido o Office Catholique Internationale Du Cinema e a Legião da Decência dos Estados Unidos, esta última, portadora de grande influência junto as indústrias de cinema e as altas autoridades hierárquicas católicas, influência esta que culminou na articulação e produção por parte do Vaticano de um documento legitimador que serviu como base para direcionar as ações católicas para o cinema: a encíclica Vigilanti Cura. Paralelo a estas situações, houve também o anseio de direcionar os rumos do cinema pelo viés do argumento moral através das teorizações dos papas que, desde o final do século XIX, compreenderam que havia a necessidade de disputarem no âmbito do discurso o que consistia e qual era o lugar do cinema dentro da modernidade que por eles era, inclusive, negada. Esta anti-modernidade cujo cinema era um produto de perigo levou ao surgimento da Ação Católica, entidade esta que criou secretariados e departamentos específicos para lidar com o cinema, o que por outro lado acabou gerando uma intensa movimentação cinematográfica no Brasil, através da fomentação de atividades que levaram a formação de intelectuais militantes da causa moral para o cinema, assim como também potencializaram o cineclubismo, revistas de cinema e a criação do primeiro curso superior acadêmico de cinema no Brasil. Portanto, esta pesquisa procura evidenciar as formas em que através do eixo argumentativo/discursivo que procurou atrelar o cinema ao discurso moral constructo conforme as conveniências, várias foram as situações que, partindo desta vinculação, movimentaram as atividades cinematográficas nos Estados Unidos e no Brasil durante grande parte do século XXInterpretations about cinema, in many cases, reduce it to the specific film. Meantime, cinema as a whole is something much broader than going beyond the film itself. In the contours of the projection, maximum object of the cinema, they orbit a set of activities that dimension the idea of cinema for something much more complex. In this research, the relations between cinema and morality are investigated in order to seek the understanding of how this association provoked movements in the direction that the historical course of the cinematographic activities were taking as the cinema became popular and developed, and therefore caused in groups that organized themselves in the yearning to try to direct the destinies and applicabilitys of the cinema in the social. However, research begins by analyzing the moral self-regulation of the beginnings of the American film industry, that is, the ways in which, through a pressure from morality, legislation has been created until the Code of Production, which promoted a targeted filter to movies considered immoral fearing losing the big profits billed by the industry. Due to the financial power of the American film industry in the distribution of films around the world, this self-regulatory moral filter influenced perceptions about cinema in several countries, with emphasis in this research for Brazil. In this scenario, catholic organizations were created in order to try to solve the threats that the cinema caused to what they conceived as the moral conduct of christian individuals, being more prominent in this sense the Office Catholique Internationale Du Cinema and the Legion of the Decency of the United States , the latter, which had great influence with the film industries and the high catholic hierarchical authorities, an influence that culminated in the articulation and production by the Vatican of a legitimating document that served as a basis for directing catholic actions to the cinema: encyclical Vigilanti Cura. Parallel to these situations, there was also the desire to direct the direction of cinema through the bias of moral argument through the theories of popes who, since the end of the nineteenth century, understood that there was a need to dispute within the discourse what consisted and what was the place of cinema within the modernity that for them was even denied. This anti-modernity whose cinema was a product of danger led to the creation of Catholic Action, which created specific secretariats and departments to deal with the cinema, which on the other hand ended up generating an intense cinematographic movement in Brazil, by fomenting activities that led to the formation of militant intellectuals of the moral cause for the cinema, as well as they have strengthened the cineclubism, magazines of cinema and the creation of the first academic superior course of cinema in Brazil. Therefore, this research seeks to highlight the ways in which through the argumentative/discursive axis that sought to link the cinema to the moral discourse construct according to the conveniences, several were the situations that, starting from this linkage, moved the cinematographic activities in the United States and Brazil during large part of the twentieth centuryUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGIgreja CatólicaHistóriaÉticaCinemaIgreja católicaHistóriaMoralCinemaSob o desígnio moral: o cinema além do filme (1900-1964)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_doutorado_pdf_geovano_chaves___sob_o_des_gnio_moral_o_cinema_al_m_do__filme_1900_1964.pdfapplication/pdf3703436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNRT/1/tese_doutorado_pdf_geovano_chaves___sob_o_des_gnio_moral_o_cinema_al_m_do__filme_1900_1964.pdf66efe10cebadf8f191af7ce52b0fdb6dMD51TEXTtese_doutorado_pdf_geovano_chaves___sob_o_des_gnio_moral_o_cinema_al_m_do__filme_1900_1964.pdf.txttese_doutorado_pdf_geovano_chaves___sob_o_des_gnio_moral_o_cinema_al_m_do__filme_1900_1964.pdf.txtExtracted texttext/plain571108https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2ZNRT/2/tese_doutorado_pdf_geovano_chaves___sob_o_des_gnio_moral_o_cinema_al_m_do__filme_1900_1964.pdf.txteb93e258334250e2cdd17613688444cbMD521843/BUOS-B2ZNRT2019-11-14 09:42:39.779oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2ZNRTRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:42:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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