Avaliação da sincronia rítmica em crianças com transtorno do espectro do autismo em atendimento musicoterapêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Tocantins Sampaio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CGR6
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento de início precoce e curso crônico, não degenerativo, com impacto heterogêneo em várias áreas do desenvolvimento, em especial na interação social, na comunicação verbal e não-verbal e no comportamento, com a presença de padrões limitados ou estereotipados de comportamentos e interesses. Nas últimas décadas, estudos em Neurociências têm buscado compreender e descrever como ocorre o processamento da música no sistema nervoso em pessoas com ou sem TEA. A Musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover a saúde utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem através delas como forças dinâmicas de mudança, sendo o atendimento musicoterapêutico a pessoas com TEA bastante difundido no Brasil e em vários outros países. Pesquisas em Musicoterapia tem comprovado a eficácia de alguns modelos clínicos de tratamento baseados em evidências, principalmente em relação a habilidades de interação social e comunicação. No entanto, há uma carência na literatura específica da área de avaliações quantitativas do desenvolvimento do processo terapêutico. Esta Tese de Doutoramento no Programa de Neurociências da UFMG está inserida num projeto de pesquisa mais amplo intitulado Sincronia Rítmica e Interação Social no Autismo, registrado na Plataforma Brasil sob o número CAAE 17568513.0.0000.5149, que tem por objetivo desenvolvimento de modelos sistematizados de mensurar a evolução clínica de crianças com TEA ao longo de atendimentos musicoterapêuticos. O objetivo desta Tese foi o desenvolvimento do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia (PSinc) e a realização de estudos inicias de confiabilidade, de validade estrutural e de aplicabilidade ao contexto clínico. Foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo consiste em uma revisão de literatura na qual pesquisas sobre autismo, num enfoque das neurociências e, em particular, das neurociências da música, servem como fundamento para um novo pensar sobre a prática musicoterapêutica com pessoas com TEA. O segundo estudo aborda a confiabilidade do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia por meio de uma avaliação de vinte trechos de vídeo aleatoriamente selecionados de atendimentos clínicos musicoterapêuticos com crianças com autismo por seis juízes (duas professoras de educação inclusiva e quatro musicoterapeutas). Verificou-se a consistência interna do Protocolo, com 56% das correlações dos itens do PSinc apresentando valores iguais ou superiores a 0,71 e Alfa de Cronbach=0,85. Na análise inter-examinadores, todas as correlações policóricas encontradas são de potência alta (acima de 0,71). As correlações dos escores atribuídos pelo pesquisador e por cada um dos juízes foram iguais ou superiores a 0,7 em aproximadamente 63% dos casos. O nível de concordância W de Kendall inter-examinadores foi de 0,66, sugerindo a necessidade de um treinamento específico para utilização do PSinc. No terceiro estudo foram avaliadas 758 sequências de um caso clínico musicoterapêutico por meio da análise fatorial confirmatória dinâmica (AFCD) com o objetivo de verificar a validade estrutural do PSinc. O modelo fatorial único com a presença de uma defasagem mostrou bom ajuste aos dados (X2[177]=719, 12 com p<0,001; CFI=0,985; e, RMSEA=0,064 com intervalo de confiança de 90% entre 0,059 e 0,068 e p<0,01), indicando que o protocolo apresentou validade estrutural para mensurar a habilidade da paciente em sincronizar e manter-se sincronizada. O quarto e último estudo abordou a aplicação do PSinc a oito sessões de um caso clínico de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo atendida em um processo clínico musicoterapêutico a fim de averiguar se houve o desenvolvimento da habilidade de sincronizar ritmicamente. A análise da aplicação do protocolo apresentou consistência interna dos dados com Alfa de Cronbach=0,84, IC(95%)=0,82-0,87 e desvio padrão= 0,31. A série temporal para a habilidade de sincronizar ritmicamente apresentou ajuste a um modelo estacionário (X2=67,887, GL=64 e pequenas autocorrelações de resíduos) sugerindo que não ocorreu desenvolvimento desta habilidade no período de atendimento avaliado. O Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia mostrou-se um instrumento de avaliação com nível de confiabilidade satisfatório, consistente validade estrutural e útil para acompanhamento da evolução clínica de crianças com TEA em atendimento musicoterapêutico, embora ainda sejam necessários mais estudos de validade concorrente, de construto e preditiva e que mais esforços sejam empreendidos para aumentar a confiabilidade da utilização do protocolo.
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A Musicoterapia consiste em um processo sistemático de intervenção no qual o terapeuta ajuda o paciente a promover a saúde utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem através delas como forças dinâmicas de mudança, sendo o atendimento musicoterapêutico a pessoas com TEA bastante difundido no Brasil e em vários outros países. Pesquisas em Musicoterapia tem comprovado a eficácia de alguns modelos clínicos de tratamento baseados em evidências, principalmente em relação a habilidades de interação social e comunicação. No entanto, há uma carência na literatura específica da área de avaliações quantitativas do desenvolvimento do processo terapêutico. Esta Tese de Doutoramento no Programa de Neurociências da UFMG está inserida num projeto de pesquisa mais amplo intitulado Sincronia Rítmica e Interação Social no Autismo, registrado na Plataforma Brasil sob o número CAAE 17568513.0.0000.5149, que tem por objetivo desenvolvimento de modelos sistematizados de mensurar a evolução clínica de crianças com TEA ao longo de atendimentos musicoterapêuticos. O objetivo desta Tese foi o desenvolvimento do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia (PSinc) e a realização de estudos inicias de confiabilidade, de validade estrutural e de aplicabilidade ao contexto clínico. Foram realizados quatro estudos. O primeiro estudo consiste em uma revisão de literatura na qual pesquisas sobre autismo, num enfoque das neurociências e, em particular, das neurociências da música, servem como fundamento para um novo pensar sobre a prática musicoterapêutica com pessoas com TEA. O segundo estudo aborda a confiabilidade do Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia por meio de uma avaliação de vinte trechos de vídeo aleatoriamente selecionados de atendimentos clínicos musicoterapêuticos com crianças com autismo por seis juízes (duas professoras de educação inclusiva e quatro musicoterapeutas). Verificou-se a consistência interna do Protocolo, com 56% das correlações dos itens do PSinc apresentando valores iguais ou superiores a 0,71 e Alfa de Cronbach=0,85. Na análise inter-examinadores, todas as correlações policóricas encontradas são de potência alta (acima de 0,71). As correlações dos escores atribuídos pelo pesquisador e por cada um dos juízes foram iguais ou superiores a 0,7 em aproximadamente 63% dos casos. O nível de concordância W de Kendall inter-examinadores foi de 0,66, sugerindo a necessidade de um treinamento específico para utilização do PSinc. No terceiro estudo foram avaliadas 758 sequências de um caso clínico musicoterapêutico por meio da análise fatorial confirmatória dinâmica (AFCD) com o objetivo de verificar a validade estrutural do PSinc. O modelo fatorial único com a presença de uma defasagem mostrou bom ajuste aos dados (X2[177]=719, 12 com p<0,001; CFI=0,985; e, RMSEA=0,064 com intervalo de confiança de 90% entre 0,059 e 0,068 e p<0,01), indicando que o protocolo apresentou validade estrutural para mensurar a habilidade da paciente em sincronizar e manter-se sincronizada. O quarto e último estudo abordou a aplicação do PSinc a oito sessões de um caso clínico de uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo atendida em um processo clínico musicoterapêutico a fim de averiguar se houve o desenvolvimento da habilidade de sincronizar ritmicamente. A análise da aplicação do protocolo apresentou consistência interna dos dados com Alfa de Cronbach=0,84, IC(95%)=0,82-0,87 e desvio padrão= 0,31. A série temporal para a habilidade de sincronizar ritmicamente apresentou ajuste a um modelo estacionário (X2=67,887, GL=64 e pequenas autocorrelações de resíduos) sugerindo que não ocorreu desenvolvimento desta habilidade no período de atendimento avaliado. O Protocolo de Avaliação da Sincronia Rítmica em Musicoterapia mostrou-se um instrumento de avaliação com nível de confiabilidade satisfatório, consistente validade estrutural e útil para acompanhamento da evolução clínica de crianças com TEA em atendimento musicoterapêutico, embora ainda sejam necessários mais estudos de validade concorrente, de construto e preditiva e que mais esforços sejam empreendidos para aumentar a confiabilidade da utilização do protocolo.The Autism Spectrum Disorder (ASD) is a developmental disorder with early beginning and non-degenerative chronic course, with heterogeneous impact on various areas of development, especially on social interaction, verbal and non-verbal communication and behavior, with the presence of limited or stereotyped patterns of behavior and interests. In recent decades, studies in Neurosciences have sought to understand and describe how musical is processed in the nervous system in people with or without ASD. Music Therapy is a systematic process of intervention in which the therapist helps the patient to promote health using musical experiences and the relationships that emerge as dynamic forces of change, with music therapy services with people with ASD being largely widespread in Brazil and other countries. Research in Music Therapy has shown the efficacy of some evidence based clinical models, especially regarding the abilities of social interaction and communication. Nevertheless, there is a hiatus in the literature about quantitative evaluations of the clinical process. This PhD Thesis at the Neurosciences Program at Federal University of Minas Gerais (UFMG) is embedded in a broader research project entitled Rhythmic Synchrony and Social Interaction in Autism, registered at Plataforma Brasil with the number CAAE 17568513.0.0000.5149, which aims to develop systematic models to measure clinical evolution of children with ASD during music therapy treatment. The goal of this thesis was to develop of the Rhythmic Synchrony in Music Therapy Evaluation Protocol (PSinc) and to conduct initial studies of reliability, structural validity and application to clinical context. Four studies were performed. The first study is a literature review in which researches in neurosciences, especially in neurosciences of music, serve as a foundation for new considerations about music therapy clinical practice with people with ASD. The second study addresses the reliability of the Rhythmic Synchrony in Music Therapy Evaluation Protocol. Twenty video clips randomly selected from music therapy clinical processes of children with ASD were analyzed by six judges (two inclusive education teachers and four music therapists). The data analysis supports the protocols internal consistence: 56% of correlations showed 0.71 or higher scores and Cronbachs Alpha was 0.85. All polychoric correlations in interjudges evaluations have high values, above 0.71. The correlations between the researcher and each judge were equal or above 0.7 in approximately 63% of the cases. Kendalls K level of accordance was 0.66, suggesting that a specific training for using PSinc is needed. In the third study 758 sequences of a music therapy single case were evaluated by a dynamic confirmatory factor analysis in order to verify the structural validity of the Rhythmic Synchrony in Music Therapy Evaluation Protocol. A factorial model of one general latent factor with a lag showed a god adjustment to the data (X2=719.12, dF=177, p<0.001, CFI=0.985, RMSEA=0.064 with 90% confidence interval of 0.059-0.068 and p<0.01), suggesting a valid protocol to measure the ability to synchronize and stay synchronized. The forth study addressed the application of the PSinc to eight sessions of a single case process of a child with Autism Spectrum Disorder in a music therapy clinical process to examine if the ability to Rhythmic Synchronize was developed. The analyses of the protocol application showed internal consistence of data with Cronbach´s Alpha=0.84, IC(95%)=0.82-0.87 e standard deviation=0.31. The temporal series of the ability to Rhythmic Synchronize adjusted to a stationary model (X2=67.887, dF=64 and small residuals autocorrelations) suggesting that the ability was not developed during this period. The Rhythmic Synchrony in Music Therapy Evaluation Protocol may be considered a evaluation instrument with satisfactory reliability, consistent structural validity and utility to estimate clinical improvement of children with ASD during music therapy clinical processes. Nevertheless, further studies are needed regarding concurrent, construct and predictive validity and more efforts have to be undertaken to enhance the protocol reliability.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasMusicoterapiaAvaliação musicoterapêuticaNeurociênciasEstudos de validaçãoAutismoAvaliação da sincronia rítmica em crianças com transtorno do espectro do autismo em atendimento musicoterapêuticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_renatosampaio_final.pdfapplication/pdf1506969https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CGR6/1/tese_renatosampaio_final.pdf4642d944023d870e8cd1afa924d945a1MD51TEXTtese_renatosampaio_final.pdf.txttese_renatosampaio_final.pdf.txtExtracted texttext/plain367619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CGR6/2/tese_renatosampaio_final.pdf.txtdcdd3956779caaf49116fec6fefd228dMD521843/BUBD-A4CGR62019-11-14 21:58:59.799oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4CGR6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:58:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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