A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaqueline Anália Maciel Bessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo.
id UFMG_7874887e286fd667943723e438ca5378
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7NH4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamentalSequência DidáticaAlfabetização científicaDia e noiteProfessores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaria Inez Melo de ToledoLuiza Gabriela de OliveiraJaqueline Anália Maciel Bessa2019-08-10T13:04:41Z2019-08-10T13:04:41Z2015-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:40:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7NH4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:40:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
title A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
spellingShingle A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
Jaqueline Anália Maciel Bessa
Sequência Didática
Alfabetização científica
Dia e noite
Professores de ensino fundamental Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
title_short A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_fullStr A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
title_sort A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
author Jaqueline Anália Maciel Bessa
author_facet Jaqueline Anália Maciel Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Inez Melo de Toledo
Luiza Gabriela de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaqueline Anália Maciel Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Alfabetização científica
Dia e noite
Professores de ensino fundamental Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
topic Sequência Didática
Alfabetização científica
Dia e noite
Professores de ensino fundamental Formação 
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino 
description Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-09
2019-08-10T13:04:41Z
2019-08-10T13:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829818197508096