A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo. |
id |
UFMG_7874887e286fd667943723e438ca5378 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7NH4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamentalSequência DidáticaAlfabetização científicaDia e noiteProfessores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMaria Inez Melo de ToledoLuiza Gabriela de OliveiraJaqueline Anália Maciel Bessa2019-08-10T13:04:41Z2019-08-10T13:04:41Z2015-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T08:40:07Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AE7NH4Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T08:40:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental Jaqueline Anália Maciel Bessa Sequência Didática Alfabetização científica Dia e noite Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
title_short |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
A construção dos conceitos: dia e noite por alunos do 1º ano do ensino fundamental |
author |
Jaqueline Anália Maciel Bessa |
author_facet |
Jaqueline Anália Maciel Bessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Inez Melo de Toledo Luiza Gabriela de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaqueline Anália Maciel Bessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Alfabetização científica Dia e noite Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
topic |
Sequência Didática Alfabetização científica Dia e noite Professores de ensino fundamental Formação Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma sequência didática que foi desenvolvida no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Que teve por objetivo, buscar a iniciação da alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização. Foi utilizada pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, os dados foram coletados através de registros por desenho e anotações das falas das crianças. A análise das ações pedagógicas e as reflexões foram pautadas na teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento proposta por Vigotsky (1998). Os resultados indicam que as atividades propostas na sequência didática contribuíram para a iniciação da alfabetização científica dos alunos. O tema abordado nesta sequencia foi o dia e a noite, este foi escolhido a partir de uma indagação dos alunos, para tanto o professor assumiu o papel de mediador do processo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-09 2019-08-10T13:04:41Z 2019-08-10T13:04:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AE7NH4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829818197508096 |