Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32881 |
Resumo: | This work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives. |
id |
UFMG_99eee86c7a982b4e4192630895dfbe4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/32881 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do anoEnsino de AstronomiaEnsino de Ciências por InvestigaçãoSequência DidáticaEducaçãoCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoAstronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)DiaNoiteTempoCiclosAprendizagem por atividadesThis work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.Este trabalho tem como objeto de estudo uma sequência didática para o ensino de Astronomia abordando as causas da sucessão do dia e da noite e das estações do ano usando o movimento do Sol na abóboda celeste e os pontos cardeais. Foi desenvolvida em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte, numa turma dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Teve como objetivo captar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os assuntos citados e a partir disso, desenvolver atividades investigativas com o proposito de promover um aprendizado significativo. Foram desenvolvidas sete aulas dialogadas, procurando fundamentar-se em características do ensino por investigação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, outro final e registrado alguns diálogos entre o professor e os alunos. Pode-se concluir que este trabalho apresentou resultados favoráveis, de acordo com os objetivos apresentados.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação em CiênciasUFMGArjuna Casteli Panzerahttp://lattes.cnpq.br/9119872798345652Leonardo Marques SoaresLuciene Carolina de Jesus Faria2020-03-12T21:33:17Z2020-03-12T21:33:17Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-03-13T06:41:09Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32881Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-03-13T06:41:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
title |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
spellingShingle |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano Luciene Carolina de Jesus Faria Ensino de Astronomia Ensino de Ciências por Investigação Sequência Didática Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Dia Noite Tempo Ciclos Aprendizagem por atividades |
title_short |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
title_full |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
title_fullStr |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
title_full_unstemmed |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
title_sort |
Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano |
author |
Luciene Carolina de Jesus Faria |
author_facet |
Luciene Carolina de Jesus Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Arjuna Casteli Panzera http://lattes.cnpq.br/9119872798345652 Leonardo Marques Soares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciene Carolina de Jesus Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Astronomia Ensino de Ciências por Investigação Sequência Didática Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Dia Noite Tempo Ciclos Aprendizagem por atividades |
topic |
Ensino de Astronomia Ensino de Ciências por Investigação Sequência Didática Educação Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Dia Noite Tempo Ciclos Aprendizagem por atividades |
description |
This work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-30 2020-03-12T21:33:17Z 2020-03-12T21:33:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Monografia (especialização) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/32881 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/32881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação em Ciências UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Especialização em Educação em Ciências UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829804374130688 |