Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciene Carolina de Jesus Faria
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/32881
Resumo: This work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.
id UFMG_99eee86c7a982b4e4192630895dfbe4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32881
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do anoEnsino de AstronomiaEnsino de Ciências por InvestigaçãoSequência DidáticaEducaçãoCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoAstronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)DiaNoiteTempoCiclosAprendizagem por atividadesThis work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.Este trabalho tem como objeto de estudo uma sequência didática para o ensino de Astronomia abordando as causas da sucessão do dia e da noite e das estações do ano usando o movimento do Sol na abóboda celeste e os pontos cardeais. Foi desenvolvida em uma escola municipal da periferia de Belo Horizonte, numa turma dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), referente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Teve como objetivo captar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os assuntos citados e a partir disso, desenvolver atividades investigativas com o proposito de promover um aprendizado significativo. Foram desenvolvidas sete aulas dialogadas, procurando fundamentar-se em características do ensino por investigação. Para coleta de dados foi aplicado um questionário inicial, outro final e registrado alguns diálogos entre o professor e os alunos. Pode-se concluir que este trabalho apresentou resultados favoráveis, de acordo com os objetivos apresentados.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Educação em CiênciasUFMGArjuna Casteli Panzerahttp://lattes.cnpq.br/9119872798345652Leonardo Marques SoaresLuciene Carolina de Jesus Faria2020-03-12T21:33:17Z2020-03-12T21:33:17Z2019-11-30Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/32881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2020-03-13T06:41:09Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/32881Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2020-03-13T06:41:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
title Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
spellingShingle Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
Luciene Carolina de Jesus Faria
Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Sequência Didática
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Dia
Noite
Tempo
Ciclos
Aprendizagem por atividades
title_short Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
title_full Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
title_fullStr Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
title_full_unstemmed Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
title_sort Análise de uma sequência didática investigativa abordando a sucessão do dia / noite e das estações do ano
author Luciene Carolina de Jesus Faria
author_facet Luciene Carolina de Jesus Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arjuna Casteli Panzera
http://lattes.cnpq.br/9119872798345652
Leonardo Marques Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciene Carolina de Jesus Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Sequência Didática
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Dia
Noite
Tempo
Ciclos
Aprendizagem por atividades
topic Ensino de Astronomia
Ensino de Ciências por Investigação
Sequência Didática
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Astronomia - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Dia
Noite
Tempo
Ciclos
Aprendizagem por atividades
description This work has as object of study a didactic sequence for the teaching of Astronomy addressing the causes of the succession of day and night and of the seasons using the movement of the Sun in the celestial dome and the cardinal points. It was developed in a municipal school on the outskirts of Belo Horizonte, in a class from the early years Education of Youth and Adults (EJA), referring to the 6th and 7th years of elementary school II. It aimed to capture the students' prior knowledge on the subjects mentioned and, from that, develop investigative activities with the purpose of promoting meaningful learning. Seven dialogued classes were developed, seeking to be based on characteristics of teaching by investigation. For data collection, an initial and a final questionnaire were applied and some dialogues were recorded between the teacher and the students. It can be concluded that this work presented favorable results, according to the presented objectives.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-30
2020-03-12T21:33:17Z
2020-03-12T21:33:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Monografia (especialização)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32881
url http://hdl.handle.net/1843/32881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação em Ciências
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Especialização em Educação em Ciências
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829804374130688