Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karla da Silva Costa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZPWM
Resumo: Tendo por referência a emergência dos processos de regulação transnacional das políticas educacionais (Barroso, 2006) e de mutações políticas e sociais internas ao Brasil, este estudo analisou os termos do Acordo Geral de Comércio e Serviços, ratificado pelo país em 1994. Este acordo regula a inserção da prestação de serviços de educação superior na lista de serviços comerciais da Organização Mundial do Comércio. Em seguida, analisa as concepções de serviço público, bem público e serviços mercantis/comerciais, que fundamentam os debates e o quadro normativo brasileiro sobre a inclusão da educação superior como serviço comercial passível de ser regulado por esta agência multilateral. Neste aspecto, observa que o texto constitucional de 1988, ao não assegurar o reconhecimento dos serviços de educação superior como bem público, é permeável às possibilidades de regulação normativa transnacional. Introduz a hipótese das inúmeras instituições privadas de educação superior não lucrativas, existentes no país, apresentarem restrições a esse modo de regulação. Por essa razão, procurou dimensionar a presença de atores privados internos ao sistema de educação superior brasileiro com interesses contrários a regulação comercial da prestação de serviços de educação superior. A pesquisa efetuou um levantamento da configuração institucional do sistema brasileiro de educação superior e selecionou as vinte maiores instituições privadas quanto à matricula. Em seguida, realizou estudo de três casos IES privadas com o intuito de conhecer sua organização operacional. Os principais achados revelam a existência de uma rede de instituições de educação superior articuladas por mantenedoras, que por sua vez apresentam modelos organizacionais distintos. Conclui-se pela prestação de serviços em bases comerciais na educação superior brasileira e pela supressão de tratamento diferenciado as instituições não lucrativas. Esta configuração do sistema de educação superior contribuiria para ampliar a internacionalização mercantil desses serviços no país e do país.
id UFMG_78da29f822eb11573a686935961f12fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83ZPWM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marisa Ribeiro Teixeira DuarteMario Luiz Neves de AzevedoDalila Andrade OliveiraKarla da Silva Costa2019-08-12T14:41:39Z2019-08-12T14:41:39Z2009-09-01http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZPWMTendo por referência a emergência dos processos de regulação transnacional das políticas educacionais (Barroso, 2006) e de mutações políticas e sociais internas ao Brasil, este estudo analisou os termos do Acordo Geral de Comércio e Serviços, ratificado pelo país em 1994. Este acordo regula a inserção da prestação de serviços de educação superior na lista de serviços comerciais da Organização Mundial do Comércio. Em seguida, analisa as concepções de serviço público, bem público e serviços mercantis/comerciais, que fundamentam os debates e o quadro normativo brasileiro sobre a inclusão da educação superior como serviço comercial passível de ser regulado por esta agência multilateral. Neste aspecto, observa que o texto constitucional de 1988, ao não assegurar o reconhecimento dos serviços de educação superior como bem público, é permeável às possibilidades de regulação normativa transnacional. Introduz a hipótese das inúmeras instituições privadas de educação superior não lucrativas, existentes no país, apresentarem restrições a esse modo de regulação. Por essa razão, procurou dimensionar a presença de atores privados internos ao sistema de educação superior brasileiro com interesses contrários a regulação comercial da prestação de serviços de educação superior. A pesquisa efetuou um levantamento da configuração institucional do sistema brasileiro de educação superior e selecionou as vinte maiores instituições privadas quanto à matricula. Em seguida, realizou estudo de três casos IES privadas com o intuito de conhecer sua organização operacional. Os principais achados revelam a existência de uma rede de instituições de educação superior articuladas por mantenedoras, que por sua vez apresentam modelos organizacionais distintos. Conclui-se pela prestação de serviços em bases comerciais na educação superior brasileira e pela supressão de tratamento diferenciado as instituições não lucrativas. Esta configuração do sistema de educação superior contribuiria para ampliar a internacionalização mercantil desses serviços no país e do país.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoEnsino superior Aspectos sociológicos Aspectos economicos Aspectos jurídicosEducação privadaPolítica educacionalInternacionalização da educaçãoEducação superiorTransnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdfapplication/pdf2840467https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZPWM/1/disserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdfc89eaa054748501d345bf5b47c4d33d3MD51TEXTdisserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdf.txtdisserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdf.txtExtracted texttext/plain0https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZPWM/2/disserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD521843/FAEC-83ZPWM2019-11-14 18:17:54.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83ZPWMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:17:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
title Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
spellingShingle Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
Karla da Silva Costa
Educação privada
Política educacional
Internacionalização da educação
Educação superior
Educação
Ensino superior Aspectos sociológicos Aspectos economicos Aspectos jurídicos
title_short Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
title_full Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
title_fullStr Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
title_full_unstemmed Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
title_sort Transnacionalização da educação superior: reflexos do Acordo Geral de Comércio de Serviços (AGCS/GATS) na regularização normativa transnacional da educação superior brasileira
author Karla da Silva Costa
author_facet Karla da Silva Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mario Luiz Neves de Azevedo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dalila Andrade Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Karla da Silva Costa
contributor_str_mv Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Mario Luiz Neves de Azevedo
Dalila Andrade Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação privada
Política educacional
Internacionalização da educação
Educação superior
topic Educação privada
Política educacional
Internacionalização da educação
Educação superior
Educação
Ensino superior Aspectos sociológicos Aspectos economicos Aspectos jurídicos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Ensino superior Aspectos sociológicos Aspectos economicos Aspectos jurídicos
description Tendo por referência a emergência dos processos de regulação transnacional das políticas educacionais (Barroso, 2006) e de mutações políticas e sociais internas ao Brasil, este estudo analisou os termos do Acordo Geral de Comércio e Serviços, ratificado pelo país em 1994. Este acordo regula a inserção da prestação de serviços de educação superior na lista de serviços comerciais da Organização Mundial do Comércio. Em seguida, analisa as concepções de serviço público, bem público e serviços mercantis/comerciais, que fundamentam os debates e o quadro normativo brasileiro sobre a inclusão da educação superior como serviço comercial passível de ser regulado por esta agência multilateral. Neste aspecto, observa que o texto constitucional de 1988, ao não assegurar o reconhecimento dos serviços de educação superior como bem público, é permeável às possibilidades de regulação normativa transnacional. Introduz a hipótese das inúmeras instituições privadas de educação superior não lucrativas, existentes no país, apresentarem restrições a esse modo de regulação. Por essa razão, procurou dimensionar a presença de atores privados internos ao sistema de educação superior brasileiro com interesses contrários a regulação comercial da prestação de serviços de educação superior. A pesquisa efetuou um levantamento da configuração institucional do sistema brasileiro de educação superior e selecionou as vinte maiores instituições privadas quanto à matricula. Em seguida, realizou estudo de três casos IES privadas com o intuito de conhecer sua organização operacional. Os principais achados revelam a existência de uma rede de instituições de educação superior articuladas por mantenedoras, que por sua vez apresentam modelos organizacionais distintos. Conclui-se pela prestação de serviços em bases comerciais na educação superior brasileira e pela supressão de tratamento diferenciado as instituições não lucrativas. Esta configuração do sistema de educação superior contribuiria para ampliar a internacionalização mercantil desses serviços no país e do país.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:41:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZPWM
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZPWM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZPWM/1/disserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZPWM/2/disserta__o__karla_scosta___fae_ufmg_2009.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c89eaa054748501d345bf5b47c4d33d3
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589536731627520