A expressividade do professor universitário em situação experimental e de interação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tania Afonso Chaves
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84ZP42
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi analisar as estratégias de expressividade dos professores universitários, no que diz respeito aos recursos paraverbais e não-verbais. Essa pesquisa, interdisciplinar, visa descrever e correlacionar as diferentes dimensões destes recursos com o seu significado lingüístico e pragmático, sem desconsiderar as dimensões emocionais e o estilo comunicativo de cada professor. Constituem motivações subjacentes a este trabalho a necessidade de contribuir para a Educação na formação de professores e também para a Fonoaudiologia, indicando que o trabalho acerca da expressividade do professor deve contemplar as diferentes dimensões do agir comunicativo e pode ser muito mais amplo do que aquele que vem sendo desenvolvido e que, muitas vezes, restringe-se especificamente aos cuidados com a voz. Os pressupostos teóricos assumidos provêm de três vertentes. A respeito da aula e do trabalho desenvolvido pelo professor, servimo-nos de autores que abordam o tema do ensino superior. Para a análise das estratégias de expressividade, tomamos alguns conceitos provenientes do estudo dos recursos paraverbais e não-verbais. E, finalmente, em relação à comunicação em sala de aula, seguimos a vertente do interacionismo social, em especial os conceitos de interação, contexto, episódios, e as ferramentas para a análise dos vídeos. A metodologia que adotamos consistiu em observações, testes, questionários e gravações em vídeo de situações autênticas de sala de aula. A análise dos dados foi realizada em dois momentos: macro e micro. Os métodos de análise foram de natureza quantitativa e qualitativa, com uma rede de categorias previamente delimitadas, de acordo com os pressupostos teóricos assumidos, categorias às quais se somaram outras no decorrer das análises. Para a análise das estratégias de expressividade paraverbal foram analisadas as variações de pitch, intensidade e fluência relacionadas às seis emoções básicas, bem como as articulações entre esses dados e o perfil do docente. Para caracterizar a expressividade não- verbal do professor universitário, foram considerados os aspectos de gestos e expressão facial. A avaliação e a investigação da percepção, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores, foi realizada utilizando-se do TCBQ. E, finalmente, em relação à expressividade e às práticas de sala de aula, os professores desta pesquisa foram filmados e suas aulas foram analisadas por meio do sistema de categorias proposto por Mortimer et al (2005). Os resultados obtidos mostram que é necessário conhecer os recursos de expressividade utilizados pelos professores, e como estes recursos circulam na sala de aula. É possível delimitar as características dos recursos paraverbais e não-verbais e o uso dos mesmos de acordo com o estilo do professor e, ainda, observar que é indispensável incluir uma nova dimensão de análise e de diagnóstico, que possa servir como estratégia de ação na capacitação dos professores na realização de seu trabalho.
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Constituem motivações subjacentes a este trabalho a necessidade de contribuir para a Educação na formação de professores e também para a Fonoaudiologia, indicando que o trabalho acerca da expressividade do professor deve contemplar as diferentes dimensões do agir comunicativo e pode ser muito mais amplo do que aquele que vem sendo desenvolvido e que, muitas vezes, restringe-se especificamente aos cuidados com a voz. Os pressupostos teóricos assumidos provêm de três vertentes. A respeito da aula e do trabalho desenvolvido pelo professor, servimo-nos de autores que abordam o tema do ensino superior. Para a análise das estratégias de expressividade, tomamos alguns conceitos provenientes do estudo dos recursos paraverbais e não-verbais. E, finalmente, em relação à comunicação em sala de aula, seguimos a vertente do interacionismo social, em especial os conceitos de interação, contexto, episódios, e as ferramentas para a análise dos vídeos. A metodologia que adotamos consistiu em observações, testes, questionários e gravações em vídeo de situações autênticas de sala de aula. A análise dos dados foi realizada em dois momentos: macro e micro. Os métodos de análise foram de natureza quantitativa e qualitativa, com uma rede de categorias previamente delimitadas, de acordo com os pressupostos teóricos assumidos, categorias às quais se somaram outras no decorrer das análises. Para a análise das estratégias de expressividade paraverbal foram analisadas as variações de pitch, intensidade e fluência relacionadas às seis emoções básicas, bem como as articulações entre esses dados e o perfil do docente. Para caracterizar a expressividade não- verbal do professor universitário, foram considerados os aspectos de gestos e expressão facial. A avaliação e a investigação da percepção, tanto por parte dos alunos, quanto por parte dos professores, foi realizada utilizando-se do TCBQ. E, finalmente, em relação à expressividade e às práticas de sala de aula, os professores desta pesquisa foram filmados e suas aulas foram analisadas por meio do sistema de categorias proposto por Mortimer et al (2005). Os resultados obtidos mostram que é necessário conhecer os recursos de expressividade utilizados pelos professores, e como estes recursos circulam na sala de aula. É possível delimitar as características dos recursos paraverbais e não-verbais e o uso dos mesmos de acordo com o estilo do professor e, ainda, observar que é indispensável incluir uma nova dimensão de análise e de diagnóstico, que possa servir como estratégia de ação na capacitação dos professores na realização de seu trabalho.The main purpose of the present research was analyzing the expressiveness strategies of university teachers, concerning paraverbal and non-verbal resources. That interdisciplinary study aims to describe and correlate the different dimensions of those resources to their linguistic and pragmatic meaning, without leaving behind each professors emotional dimensions and communicative style. Subjacent motivations to that work are the need to contribute to Education in professors formation and also to Speech Therapy, indicating that the study on the teachers expressiveness must contemplate the several dimension of the communicative act e can be much more broad than that being developed and which many times is limited specifically to voice caring. The theoretical premises adopted come from three trends. Concerning the class and the work carried by the teacher, we made use of authors that approach the theme of superior education. To analyzing the expressiveness strategies, we have applied concepts fro the study on paraverbal and non-verbal resources. And, finally, in relation to the communication in class, we followed the trend of social interactionism, in special the concepts of interaction, context, episodes, and the tool for video analyses. The methodology we have adopted consisted in observations, exams, questionnaires and video recording of authentic class situations. The data analyze was carried out in two different moments macro and micro. The analyses methods was of quantitative and qualitative nature, with a set of categories previously delimited, according to the theoretical premises adopted, categories to which others were added during the analyses. To analyzing the strategies of paraverbal expressiveness were used variations of pitch, intensity and fluency, related to six basic emotions, as well as articulations between those data and the docents profile. To characterize the non-verbal expressiveness of the university teacher, we have considered the aspects of gestures and face expressions. The evaluation and investigation of the perception both from the students and teachers were carried out using TCBQ. And, finally, in relation to expressiveness and class practices, the teachers studied in the research were videotaped and their classes were analyzed through the categories system proposed by Mortimer et al (2005). The results found show that it is needed to get to know the expressiveness resources used by the teachers, and how those resources circulate in the class. It is possible to delimitate the characteristics of paraverbal and non-verbal resources e their use according to the professors style, and, also, to observe that is indispensable to include a new dimension for analyses and diagnosis, that can serve as a strategy for action on the qualification of professors in their work.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores universitariosEducaçãoPratica de ensinoProfessor universitárioRecursos paraverbaisSala de aulaExpressividadeRecursos não-verbaisA expressividade do professor universitário em situação experimental e de interação em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_para_impress_o__vers_o_final.pdfapplication/pdf1761413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84ZP42/1/tese_para_impress_o__vers_o_final.pdf8d0f49d54cb71a92991790d1323cdc2aMD51TEXTtese_para_impress_o__vers_o_final.pdf.txttese_para_impress_o__vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain423675https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84ZP42/2/tese_para_impress_o__vers_o_final.pdf.txta3dc58b97756a903728120419606d020MD521843/FAEC-84ZP422019-11-14 16:23:29.747oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84ZP42Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:23:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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