Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507 http://hdl.handle.net/1843/48896 https://orcid.org/0000-0003-3634-8466 https://orcid.org/0000-0003-0626-7665 https://orcid.org/0000-0002-3797-4218 https://orcid.org/0000-0002-7447-1839 https://orcid.org/0000-0003-1186-7526 https://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0003-0223-2780 https://orcid.org/0000-0003-4955-1340 https://orcid.org/0000-0001-6042-003X https://orcid.org/0000-0002-7201-5100 https://orcid.org/0000-0002-3732-0978 https://orcid.org/0000-0002-3456-9743 |
Resumo: | Objetivo: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na construção do design de outros cursos. Método: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (“Mente Aberta”), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. Resultados: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. Conclusão: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital. |
id |
UFMG_7906d8bb71b18eb557a366e20516b89c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/48896 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-01-12T20:28:40Z2023-01-12T20:28:40Z2020-09-301631422https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.1655071806-6976http://hdl.handle.net/1843/48896https://orcid.org/0000-0003-3634-8466https://orcid.org/0000-0003-0626-7665https://orcid.org/0000-0002-3797-4218https://orcid.org/0000-0002-7447-1839https://orcid.org/0000-0003-1186-7526https://orcid.org/0000-0003-1861-3609https://orcid.org/0000-0003-0223-2780https://orcid.org/0000-0003-4955-1340https://orcid.org/0000-0001-6042-003Xhttps://orcid.org/0000-0002-7201-5100https://orcid.org/0000-0002-3732-0978https://orcid.org/0000-0002-3456-9743Objetivo: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na construção do design de outros cursos. Método: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (“Mente Aberta”), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. Resultados: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. Conclusão: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital.Objetictive: to analyze an online course on health promotion based on mindfulness (mindfulness) through the theory of discursive semiotics in one of its most recent developments, the visual or plastic aspect. The objective is to identify how the verbal-visual text of the course produces meanings and how it can help in the design of other courses. Method: a semiotic analysis of two practices and a screen print of the course called Mindfulness-Based Self-Care Program, in distance learning, developed by the Brazilian Center for Mindfulness and Health Promotion (“Open Mind”), of the Department of Preventive Medicine at the Federal University of São Paulo. Results: the aesthetic elements that contributed to the construction of an euphoric practice environment (linked to health) were evaluated and relationships were established between the content plan and the practice expression plan, responsible for the construction of a semi-symbolic system. Conclusion: it was confirmed the appreciation of an aesthetics of simplicity of colors and shapes that was converged to an affirmation of the values of calm and well-being compatible with the practices of mindfulness. From this analysis, we seek to reflect on the bases for the development of communicational models related to health promotion in a digital environment.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASSMAD: Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e DrogasSemióticaPromoção da saúdeMindfulnessOnlineSemiótica discursivaPromoção da saúdeMindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde onlineMindfulness, health promotion, and semiotics: bases for communication models in online healthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePatricia Silveira MartinsRosa BañosJavier Garcia-CampayoMarcelo Marcos Piva DemarzoRita Maria Lino TárciaDaniervelin Renata Marques PereiraVera Lúcia Morais Antônio de SalvoDaniela Ferreira Araújo SilvaMárcio Sussumu HirayamaRicardo Monezi Julião de OliveiraAna Cristina Bastos Ferreira de PaulaAusiàs Cebollaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48896/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALMindfulness, promoção da saúde e semiótica bases para modelos comunicacionais em saúde online.pdfMindfulness, promoção da saúde e semiótica bases para modelos comunicacionais em saúde online.pdfapplication/pdf3511231https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48896/2/Mindfulness%2c%20promo%c3%a7%c3%a3o%20da%20sa%c3%bade%20e%20semi%c3%b3tica%20bases%20para%20modelos%20comunicacionais%20em%20sa%c3%bade%20online.pdf7b6e32eeb001ba53f2cea16b26f79623MD521843/488962023-01-13 13:56:13.681oai:repositorio.ufmg.br:1843/48896TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-13T16:56:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Mindfulness, health promotion, and semiotics: bases for communication models in online health |
title |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
spellingShingle |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online Patricia Silveira Martins Mindfulness Online Semiótica discursiva Promoção da saúde Semiótica Promoção da saúde |
title_short |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
title_full |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
title_fullStr |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
title_full_unstemmed |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
title_sort |
Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online |
author |
Patricia Silveira Martins |
author_facet |
Patricia Silveira Martins Rosa Baños Javier Garcia-Campayo Marcelo Marcos Piva Demarzo Rita Maria Lino Tárcia Daniervelin Renata Marques Pereira Vera Lúcia Morais Antônio de Salvo Daniela Ferreira Araújo Silva Márcio Sussumu Hirayama Ricardo Monezi Julião de Oliveira Ana Cristina Bastos Ferreira de Paula Ausiàs Cebolla |
author_role |
author |
author2 |
Rosa Baños Javier Garcia-Campayo Marcelo Marcos Piva Demarzo Rita Maria Lino Tárcia Daniervelin Renata Marques Pereira Vera Lúcia Morais Antônio de Salvo Daniela Ferreira Araújo Silva Márcio Sussumu Hirayama Ricardo Monezi Julião de Oliveira Ana Cristina Bastos Ferreira de Paula Ausiàs Cebolla |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patricia Silveira Martins Rosa Baños Javier Garcia-Campayo Marcelo Marcos Piva Demarzo Rita Maria Lino Tárcia Daniervelin Renata Marques Pereira Vera Lúcia Morais Antônio de Salvo Daniela Ferreira Araújo Silva Márcio Sussumu Hirayama Ricardo Monezi Julião de Oliveira Ana Cristina Bastos Ferreira de Paula Ausiàs Cebolla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Online Semiótica discursiva Promoção da saúde |
topic |
Mindfulness Online Semiótica discursiva Promoção da saúde Semiótica Promoção da saúde |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Semiótica Promoção da saúde |
description |
Objetivo: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na construção do design de outros cursos. Método: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (“Mente Aberta”), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. Resultados: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. Conclusão: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-09-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-12T20:28:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-12T20:28:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/48896 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-6976 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3634-8466 https://orcid.org/0000-0003-0626-7665 https://orcid.org/0000-0002-3797-4218 https://orcid.org/0000-0002-7447-1839 https://orcid.org/0000-0003-1186-7526 https://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0003-0223-2780 https://orcid.org/0000-0003-4955-1340 https://orcid.org/0000-0001-6042-003X https://orcid.org/0000-0002-7201-5100 https://orcid.org/0000-0002-3732-0978 https://orcid.org/0000-0002-3456-9743 |
url |
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507 http://hdl.handle.net/1843/48896 https://orcid.org/0000-0003-3634-8466 https://orcid.org/0000-0003-0626-7665 https://orcid.org/0000-0002-3797-4218 https://orcid.org/0000-0002-7447-1839 https://orcid.org/0000-0003-1186-7526 https://orcid.org/0000-0003-1861-3609 https://orcid.org/0000-0003-0223-2780 https://orcid.org/0000-0003-4955-1340 https://orcid.org/0000-0001-6042-003X https://orcid.org/0000-0002-7201-5100 https://orcid.org/0000-0002-3732-0978 https://orcid.org/0000-0002-3456-9743 |
identifier_str_mv |
1806-6976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
SMAD: Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48896/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/48896/2/Mindfulness%2c%20promo%c3%a7%c3%a3o%20da%20sa%c3%bade%20e%20semi%c3%b3tica%20bases%20para%20modelos%20comunicacionais%20em%20sa%c3%bade%20online.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 7b6e32eeb001ba53f2cea16b26f79623 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589562422788096 |