Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cid Gonçalves Filho
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Christiane Rocha e Silva, Marcos Ferreira Santos, Plínio Rafael Reis Monteiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41879
Resumo: A relação entre Consumidores e Marcas (Consumer-Brand Relationships - CBR) é um dos temas de maior expressão na literatura de marketing contemporânea (Keller, 2001; Fetscherin & Heilman, 2015). Porém existe uma ausência de um planejamento claro sobre a especificação do modelo abrangente de CBR e seu teste empírico (Kim et al. 2013). Observase mais recentemente propostas que visam preencher esta lacuna, tal como o modelo de estágios de Sreejesh e Roy (2015). O presente estudo visa contribuir para validação e criação de um modelo integrativo de estágios de CBR. Neste sentido, uma survey com 427 respondentes foi realizada. O modelo analisado apresentou consistência nomológica (GoF de 65,88%) e R2 dos constructos finais entre 72 % a 83,8%. Nos primeiros estágios de relacionamento, o awareness, imagem, apego e confiança na marca apresentam-se como fundamentais para o estabelecimento do relacionamento. Foi observado o impacto do apego no comprometimento em nível mais elevado que o da confiança. Neste sentido, o fomento do engajamento e vínculos emocionais podem consistir em estratégias essenciais para se obter um relacionamento estável com consumidores. O boca a boca foi mais correlacionado com o amor a marca e indiretamente com apego do que intenção de compra e lealdade. Como o boca a boca toma cada vez mais importância devido a redes sociais, observa-se que o desenvolvimento de apego/amor se tornam desafios fundamentais para obtenção de desempenho. As principais contribuições estão na consolidação de um modelo integrativo de CBR e suas implicações para entendimento do fenômeno.
id UFMG_79541e0e38b97562a7fff000183dfed2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41879
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-05-23T12:15:31Z2022-05-23T12:15:31Z2016-09402177-2576http://hdl.handle.net/1843/41879A relação entre Consumidores e Marcas (Consumer-Brand Relationships - CBR) é um dos temas de maior expressão na literatura de marketing contemporânea (Keller, 2001; Fetscherin & Heilman, 2015). Porém existe uma ausência de um planejamento claro sobre a especificação do modelo abrangente de CBR e seu teste empírico (Kim et al. 2013). Observase mais recentemente propostas que visam preencher esta lacuna, tal como o modelo de estágios de Sreejesh e Roy (2015). O presente estudo visa contribuir para validação e criação de um modelo integrativo de estágios de CBR. Neste sentido, uma survey com 427 respondentes foi realizada. O modelo analisado apresentou consistência nomológica (GoF de 65,88%) e R2 dos constructos finais entre 72 % a 83,8%. Nos primeiros estágios de relacionamento, o awareness, imagem, apego e confiança na marca apresentam-se como fundamentais para o estabelecimento do relacionamento. Foi observado o impacto do apego no comprometimento em nível mais elevado que o da confiança. Neste sentido, o fomento do engajamento e vínculos emocionais podem consistir em estratégias essenciais para se obter um relacionamento estável com consumidores. O boca a boca foi mais correlacionado com o amor a marca e indiretamente com apego do que intenção de compra e lealdade. Como o boca a boca toma cada vez mais importância devido a redes sociais, observa-se que o desenvolvimento de apego/amor se tornam desafios fundamentais para obtenção de desempenho. As principais contribuições estão na consolidação de um modelo integrativo de CBR e suas implicações para entendimento do fenômeno.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASXL Encontro da ANPADMarketingPropaganda boca a bocaAutomóveisRelacionamento de consumidores com marcasBoca a bocaLealdadeIntenção de CompraMercado automotivoDesenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://anpad.org.br/eventos.php?cod_evento_edicao=83Cid Gonçalves FilhoChristiane Rocha e SilvaMarcos Ferreira SantosPlínio Rafael Reis Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDesenvolvimento do Relacionamento Consumidor.pdfDesenvolvimento do Relacionamento Consumidor.pdfapplication/pdf1500819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41879/1/Desenvolvimento%20do%20Relacionamento%20Consumidor.pdfc51d7f1c4c77d81725cfc99b55d185c6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41879/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/418792022-05-23 09:15:32.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/41879TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-23T12:15:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
title Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
spellingShingle Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
Cid Gonçalves Filho
Relacionamento de consumidores com marcas
Boca a boca
Lealdade
Intenção de Compra
Mercado automotivo
Marketing
Propaganda boca a boca
Automóveis
title_short Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
title_full Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
title_fullStr Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
title_full_unstemmed Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
title_sort Desenvolvimento do relacionamento consumidor-marca: um modelo integrativo de estágios no setor automotivo
author Cid Gonçalves Filho
author_facet Cid Gonçalves Filho
Christiane Rocha e Silva
Marcos Ferreira Santos
Plínio Rafael Reis Monteiro
author_role author
author2 Christiane Rocha e Silva
Marcos Ferreira Santos
Plínio Rafael Reis Monteiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cid Gonçalves Filho
Christiane Rocha e Silva
Marcos Ferreira Santos
Plínio Rafael Reis Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento de consumidores com marcas
Boca a boca
Lealdade
Intenção de Compra
Mercado automotivo
topic Relacionamento de consumidores com marcas
Boca a boca
Lealdade
Intenção de Compra
Mercado automotivo
Marketing
Propaganda boca a boca
Automóveis
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Propaganda boca a boca
Automóveis
description A relação entre Consumidores e Marcas (Consumer-Brand Relationships - CBR) é um dos temas de maior expressão na literatura de marketing contemporânea (Keller, 2001; Fetscherin & Heilman, 2015). Porém existe uma ausência de um planejamento claro sobre a especificação do modelo abrangente de CBR e seu teste empírico (Kim et al. 2013). Observase mais recentemente propostas que visam preencher esta lacuna, tal como o modelo de estágios de Sreejesh e Roy (2015). O presente estudo visa contribuir para validação e criação de um modelo integrativo de estágios de CBR. Neste sentido, uma survey com 427 respondentes foi realizada. O modelo analisado apresentou consistência nomológica (GoF de 65,88%) e R2 dos constructos finais entre 72 % a 83,8%. Nos primeiros estágios de relacionamento, o awareness, imagem, apego e confiança na marca apresentam-se como fundamentais para o estabelecimento do relacionamento. Foi observado o impacto do apego no comprometimento em nível mais elevado que o da confiança. Neste sentido, o fomento do engajamento e vínculos emocionais podem consistir em estratégias essenciais para se obter um relacionamento estável com consumidores. O boca a boca foi mais correlacionado com o amor a marca e indiretamente com apego do que intenção de compra e lealdade. Como o boca a boca toma cada vez mais importância devido a redes sociais, observa-se que o desenvolvimento de apego/amor se tornam desafios fundamentais para obtenção de desempenho. As principais contribuições estão na consolidação de um modelo integrativo de CBR e suas implicações para entendimento do fenômeno.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T12:15:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T12:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41879
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-2576
identifier_str_mv 2177-2576
url http://hdl.handle.net/1843/41879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv XL Encontro da ANPAD
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41879/1/Desenvolvimento%20do%20Relacionamento%20Consumidor.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41879/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c51d7f1c4c77d81725cfc99b55d185c6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589212536045568