A avaliação à serviço de uma escola democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Walisson Braúlio de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA
Resumo: O trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos.
id UFMG_7a7e8a78de76fe17a15b388143dfe2ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X3PSA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lidiane Xavier de FariaWalisson Braúlio de Souza2019-08-13T16:42:02Z2019-08-13T16:42:02Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSAO trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliação diagnósticaAvaliação formativaAvaliação somativaConcepções de avaliaçãoA avaliação à serviço de uma escola democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdfapplication/pdf238085https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/1/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf0115181202703e76985f96984eb022b8MD51TEXTtcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txttcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txtExtracted texttext/plain125583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/2/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txte69af30ea917d9d60faed6037cfe8a41MD521843/BUBD-9X3PSA2019-11-14 15:36:14.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X3PSARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:36:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação à serviço de uma escola democrática
title A avaliação à serviço de uma escola democrática
spellingShingle A avaliação à serviço de uma escola democrática
Walisson Braúlio de Souza
Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação somativa
Concepções de avaliação
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short A avaliação à serviço de uma escola democrática
title_full A avaliação à serviço de uma escola democrática
title_fullStr A avaliação à serviço de uma escola democrática
title_full_unstemmed A avaliação à serviço de uma escola democrática
title_sort A avaliação à serviço de uma escola democrática
author Walisson Braúlio de Souza
author_facet Walisson Braúlio de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.contributor.author.fl_str_mv Walisson Braúlio de Souza
contributor_str_mv Lidiane Xavier de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação somativa
Concepções de avaliação
topic Avaliação diagnóstica
Avaliação formativa
Avaliação somativa
Concepções de avaliação
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T16:42:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T16:42:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/1/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/2/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0115181202703e76985f96984eb022b8
e69af30ea917d9d60faed6037cfe8a41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589273572605952