A avaliação à serviço de uma escola democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA |
Resumo: | O trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos. |
id |
UFMG_7a7e8a78de76fe17a15b388143dfe2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X3PSA |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Lidiane Xavier de FariaWalisson Braúlio de Souza2019-08-13T16:42:02Z2019-08-13T16:42:02Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSAO trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliação diagnósticaAvaliação formativaAvaliação somativaConcepções de avaliaçãoA avaliação à serviço de uma escola democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdfapplication/pdf238085https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/1/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf0115181202703e76985f96984eb022b8MD51TEXTtcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txttcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txtExtracted texttext/plain125583https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/2/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txte69af30ea917d9d60faed6037cfe8a41MD521843/BUBD-9X3PSA2019-11-14 15:36:14.206oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9X3PSARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:36:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
title |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
spellingShingle |
A avaliação à serviço de uma escola democrática Walisson Braúlio de Souza Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação somativa Concepções de avaliação Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
title_full |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
title_fullStr |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
title_full_unstemmed |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
title_sort |
A avaliação à serviço de uma escola democrática |
author |
Walisson Braúlio de Souza |
author_facet |
Walisson Braúlio de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lidiane Xavier de Faria |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Walisson Braúlio de Souza |
contributor_str_mv |
Lidiane Xavier de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação somativa Concepções de avaliação |
topic |
Avaliação diagnóstica Avaliação formativa Avaliação somativa Concepções de avaliação Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O trabalho discute a importância da avaliação para o sucesso dos processos de ensino aprendizagem que acontecem no interior das instituições de ensino do nosso país. Através da análise das avaliações dos educadores da Escola Estadual Antero Magalhães de Aguiar é traçado um perfil da concepção de avaliação que está presente nas práticas destes professores. Com o objetivo de identificar estas práticas e propor metodologias alternativas que possibilitem os educadores aumentarem a gama de formas para avaliar os conteúdos ensinados aos alunos, o trabalho foi desenvolvido através da observação das avaliações destes professores e relacionado com os pressupostos teóricos disponíveis em obras literárias e artigos científicos de autores especializados. Ao final do trabalho novas metodologias foram apresentadas aos educadores como forma de diversificação das formas de avaliar, buscando contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos educadores e consequente sucesso dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T16:42:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T16:42:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9X3PSA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/1/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9X3PSA/2/tcc_walisson_braulio_de_souza_turma_8.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0115181202703e76985f96984eb022b8 e69af30ea917d9d60faed6037cfe8a41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589273572605952 |