As representações sociais das famílias de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual: um estudo sobre os processos educativos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Teixeira de Freitas - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quiteria Rodrigues Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9Q7J7N
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal compreender as Representações Sociais que famílias de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual apresentam sobre os processos educativos desencadeados nas intervenções do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS do município de Teixeira de Freitas Bahia. Buscou-se no contexto da pesquisa, identificar também as Representações Sociais que os profissionais do CREAS fazem sobre a participação destas famílias no acompanhamento de suas crianças e adolescentes. A metodologia adotada utilizou uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, fundamentando-se na perspectiva teórico-metodológica das Representações Sociais. Os sujeitos da pesquisa foram: familiares das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, responsáveis pelo acompanhamento no atendimento do CREAS e, os profissionais que trabalhavam no atendimento direto às famílias e às vítimas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais, grupo focal e questionário com as famílias. Participou do grupo focal e responderam ao questionário um total de treze famílias, e, sete profissionais foram entrevistados. Após a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais COEP/UFMG iniciou-se a pesquisa de campo que teve a duração de cinco meses, incluindo o período exploratório. A caracterização socioeconômica e cultural das famílias foi realizada por meio dos questionários e os dados coletados nos grupos focais foram submetidos à análise de conteúdo a fim de se obter as representações sociais desses sujeitos sobre o trabalho da instituição e, especificamente, sobre a dimensão educativa presente nas intervenções dos seus profissionais. Foram também coletadas as representações sociais dos profissionais sobre a participação das famílias no acompanhamento de suas crianças e adolescentes. As representações construídas pelas famílias foram comparadas às dos profissionais e confirmou-se a hipótese inicial da pesquisa sobre a existência de uma dimensão educativa no trabalho da instituição. Destacou-se a centralidade dos profissionais de psicologia e o suporte emocional como o tipo de apoio predominante nas representações das famílias sobre o trabalho do CREAS, bem como, a família monoparental feminina como arranjo familiar mais presente entre as famílias participantes da pesquisa. A análise da realidade do CREAS de Teixeira de Freitas proporcionou elementos para a reflexão do trabalho dos profissionais junto às famílias vítimas do abuso sexual, permitindo possíveis melhorias neste serviço.
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Os sujeitos da pesquisa foram: familiares das crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, responsáveis pelo acompanhamento no atendimento do CREAS e, os profissionais que trabalhavam no atendimento direto às famílias e às vítimas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais, grupo focal e questionário com as famílias. Participou do grupo focal e responderam ao questionário um total de treze famílias, e, sete profissionais foram entrevistados. Após a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais COEP/UFMG iniciou-se a pesquisa de campo que teve a duração de cinco meses, incluindo o período exploratório. A caracterização socioeconômica e cultural das famílias foi realizada por meio dos questionários e os dados coletados nos grupos focais foram submetidos à análise de conteúdo a fim de se obter as representações sociais desses sujeitos sobre o trabalho da instituição e, especificamente, sobre a dimensão educativa presente nas intervenções dos seus profissionais. Foram também coletadas as representações sociais dos profissionais sobre a participação das famílias no acompanhamento de suas crianças e adolescentes. As representações construídas pelas famílias foram comparadas às dos profissionais e confirmou-se a hipótese inicial da pesquisa sobre a existência de uma dimensão educativa no trabalho da instituição. Destacou-se a centralidade dos profissionais de psicologia e o suporte emocional como o tipo de apoio predominante nas representações das famílias sobre o trabalho do CREAS, bem como, a família monoparental feminina como arranjo familiar mais presente entre as famílias participantes da pesquisa. A análise da realidade do CREAS de Teixeira de Freitas proporcionou elementos para a reflexão do trabalho dos profissionais junto às famílias vítimas do abuso sexual, permitindo possíveis melhorias neste serviço.This study aimed at understanding the social representations that families of children and adolescents victims of sexual abuse have on the educational processes triggered by the intervention of the Centre for Social Assistance Specialized Reference - CREAS the city of Teixeira de Freitas-BA. It also prospect to identify, in the context of the research, the social representations that the CREAS professionals have on the participation of these families in monitoring their children and adolescents. The methodology is based on a qualitative research approach and theoretical-methodological perspective of social representations. The subjects of the study were families of children and adolescents victims of sexual abuse in CREAS responsible for monitoring and professionals working in direct service to the families and victims. As methods of data collection semi-structured interviews were performed with professionals and focus groups and questionnaires were conducted with families. A total of thirteen families participated in the focus group and were asked to answer questionnaire and seven professionals were interviewed. With the authorization from the Federal University of Minas Gerais Research Ethics Committee - UFMG, the period in the field, the exploration period, was five months. The results revealed the main socioeconomic and cultural characteristics of the families accompanied by CREAS, as well as their representations about the institutions work and specifically about the educational dimension in professionals' interventions. The results of the representations of the professionals on the participation of families in the monitoring of their daughters/ sons after sexual abuse are still evident. In general, the research confirms the existence of an educational dimension in the work of the institution; reveals the centrality of professional psychology and emotional support as the most recurring type of representations in support of the families on the work of CREAS and highlights the female single-parent family as a family arrangement prevalent among families participating in the research. It is considered that these results may be important points of reflection about interventions done by professionals along with the families of victims of sexual abuse in CREAS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCrime sexual contra as crianças  Assistencia a menores EducaçãoServiço social escolar  Serviço social com crianças  Representações sociaisServiço social com a juventude  Bem estar social FamíliaProcessos educativosInfanto-juvenilRepresentações sociaisFamíliaAbuso sexualCentro de Referência Especializado de Assistência SocialAs representações sociais das famílias de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual: um estudo sobre os processos educativos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS de Teixeira de Freitas - BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_revisada___ok.pdfapplication/pdf1462036https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Q7J7N/1/disserta__o_revisada___ok.pdf3f7702dc4471f45523ad78462dcacfabMD51TEXTdisserta__o_revisada___ok.pdf.txtdisserta__o_revisada___ok.pdf.txtExtracted texttext/plain297819https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9Q7J7N/2/disserta__o_revisada___ok.pdf.txtb6bace4b112e4d82951f91265e1446f5MD521843/BUOS-9Q7J7N2019-11-14 07:05:22.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9Q7J7NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:05:22Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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