Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Jaqueline
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196338
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_82029af0f895dc0755b60742d5e0c390
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196338
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarinacurrículoeducação infantilorganização curricularconhecimentos e experiênciasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente trabalho tem como objetivo analisar nas Propostas Curriculares das Redes Públicas Municipais de Santa Catarina, os conhecimentos/experiências considerados válidos para à prática pedagógica nas instituições de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde investiguei um fenômeno bastante importante, o currículo, que envolve uma parte da sociedade em suas relações sociais, nos diferentes contextos das instituições de educação infantil. Como caminho para pesquisa utilizei à análise documental, considerando que os documentos curriculares das Redes Municipais são importantes fontes de dados para a realização deste trabalho. O procedimento metodológico utilizado foi o bibliográfico, onde busquei as respostas para as perguntas que me foram surgindo e um maior aprofundamento sobre a temática nas publicações em periódicos e livros qualificados que tratam sobre currículo e educação infantil. Os resultados que obtive da análise dos documentos, evidenciaram que é possível identificar diferentes formas de organização curricular nos documentos das Redes Municipais de Santa Catarina. Muitos documentos ainda fundamentam sua organização curricular por eixos norteadores com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), enquanto outros documentos tomaram como base as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação (DCNEI), no qual são definidas pelos eixos interações e brincadeiras, ainda outros documentos utilizaram de diversas fontes para essas definições.Florianópolis, SCDurli, ZenildeUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Jaqueline2019-05-29T18:36:18Z2019-05-29T18:36:18Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196338porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:36:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196338Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:36:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
title Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
spellingShingle Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
Borges, Jaqueline
currículo
educação infantil
organização curricular
conhecimentos e experiências
title_short Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
title_full Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
title_fullStr Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
title_full_unstemmed Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
title_sort Currículo na/da educação infantil: organização curricular das propostas das redes municipais de Santa Catarina
author Borges, Jaqueline
author_facet Borges, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Durli, Zenilde
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
educação infantil
organização curricular
conhecimentos e experiências
topic currículo
educação infantil
organização curricular
conhecimentos e experiências
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T18:36:18Z
2019-05-29T18:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196338
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652274730270720