Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neide Elisa Portes dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBKW5
Resumo: Esta tese procurou identificar os efeitos das recentes reformas de Estado e da educação superior no trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. As abordagens da pesquisa foram: qualitativa e quantitativa. A pesquisa empírica foi realizada na UEMG, campus Belo Horizonte e compreendeu a análise de documentos oficiais e institucionais; a aplicação de questionários junto aos docentes da instituição e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma gestora da instituição e com duas representantes do movimento docente da UEMG. Os questionários foram aplicados em duas unidades a Escola de Design e a Faculdade de Educação. Optou-se por ambas as unidades por essas contarem com o maior número de docentes e possuírem cursos de Pós-graduação Stricto Sensu alvo de profundas transformações no trabalho docente. A pesquisa constatou que as reformas para a educação superior não se encontram sistematizadas em um único documento. Encontram-se, pois diluídas no arcabouço legal que regulamenta esse nível de ensino, bem como, em medidas afetas à administração pública em Minas Gerais. As reformas de Estado instituídas a partir de 2003 compreendendo os três últimos governos de Minas Gerais tiveram como escopo a modernização do Estado e foram materializadas através da implementação da política denominada Choque de Gestão que se inicia no mesmo ano. No período analisado, identificou-se ainda, como elemento estruturante da reforma de Estado, a promulgação da Lei nº 100 de 2007 que, ao instituir o Sistema de previdência dos servidores públicos de Minas Gerais, promoveu uma mudança na situação funcional desses sujeitos que, passaram de designados (servidores contratados por um período determinado) a efetivados uma categoria híbrida que transita entre o servidor público efetivo e o servidor designado. A partir das definições de regulação apresentadas por Barroso (2006) e Maroy (2011), buscou-se ainda, identificar os mecanismos de regulação das relações de trabalho no contexto analisado e a visão dos sujeitos acerca das reformas de Estado e da educação superior, bem como, de suas condições de trabalho. Entre esses mecanismos de regulação, destaca-se a avaliação de desempenho individual cujos resultados servem de referência para o cálculo de gratificações por desempenho. As categorias analíticas utilizadas foram: carreira docente; condições de trabalho; precarização e intensificação do trabalho. Do estudo realizado, pode-se depreender que, a carreira na universidade encontra-se em processo de institucionalização e, que mesmo com as mudanças na condição do servidor de designado para efetivado, as relações de trabalho na instituição ainda permanecem precárias. Além disso, observa-se que os docentes embora afirmem não perceber mudanças em seu ritmo de trabalho decorrentes dos processos de modernização do Estado, têm sido submetidos a formas mais sutis de intensificação do trabalho como o preenchimento de formulários de avaliação de desempenho; maior exigência por participação e engajamento em instâncias colegiadas. Além disso, o próprio processo de avaliação de desempenho individual que exige tarefas como: a participação em comissões de acompanhamento e avaliação e o próprio acompanhamento de resultados pelo docente.
id UFMG_7bdb2b2c37d344267cbe016ea2ff75c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NBKW5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Livia Maria Fraga VieiraVanessa Ferraz Almeida NevesJoao Ferreira de OliveiraVera Lucia Ferreira Alves de BritoAntonia Vitoria Soares AranhaMaria Rosimary Soares dos SantosNeide Elisa Portes dos Santos2019-08-11T08:02:07Z2019-08-11T08:02:07Z2014-02-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBKW5Esta tese procurou identificar os efeitos das recentes reformas de Estado e da educação superior no trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. As abordagens da pesquisa foram: qualitativa e quantitativa. A pesquisa empírica foi realizada na UEMG, campus Belo Horizonte e compreendeu a análise de documentos oficiais e institucionais; a aplicação de questionários junto aos docentes da instituição e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma gestora da instituição e com duas representantes do movimento docente da UEMG. Os questionários foram aplicados em duas unidades a Escola de Design e a Faculdade de Educação. Optou-se por ambas as unidades por essas contarem com o maior número de docentes e possuírem cursos de Pós-graduação Stricto Sensu alvo de profundas transformações no trabalho docente. A pesquisa constatou que as reformas para a educação superior não se encontram sistematizadas em um único documento. Encontram-se, pois diluídas no arcabouço legal que regulamenta esse nível de ensino, bem como, em medidas afetas à administração pública em Minas Gerais. As reformas de Estado instituídas a partir de 2003 compreendendo os três últimos governos de Minas Gerais tiveram como escopo a modernização do Estado e foram materializadas através da implementação da política denominada Choque de Gestão que se inicia no mesmo ano. No período analisado, identificou-se ainda, como elemento estruturante da reforma de Estado, a promulgação da Lei nº 100 de 2007 que, ao instituir o Sistema de previdência dos servidores públicos de Minas Gerais, promoveu uma mudança na situação funcional desses sujeitos que, passaram de designados (servidores contratados por um período determinado) a efetivados uma categoria híbrida que transita entre o servidor público efetivo e o servidor designado. A partir das definições de regulação apresentadas por Barroso (2006) e Maroy (2011), buscou-se ainda, identificar os mecanismos de regulação das relações de trabalho no contexto analisado e a visão dos sujeitos acerca das reformas de Estado e da educação superior, bem como, de suas condições de trabalho. Entre esses mecanismos de regulação, destaca-se a avaliação de desempenho individual cujos resultados servem de referência para o cálculo de gratificações por desempenho. As categorias analíticas utilizadas foram: carreira docente; condições de trabalho; precarização e intensificação do trabalho. Do estudo realizado, pode-se depreender que, a carreira na universidade encontra-se em processo de institucionalização e, que mesmo com as mudanças na condição do servidor de designado para efetivado, as relações de trabalho na instituição ainda permanecem precárias. Além disso, observa-se que os docentes embora afirmem não perceber mudanças em seu ritmo de trabalho decorrentes dos processos de modernização do Estado, têm sido submetidos a formas mais sutis de intensificação do trabalho como o preenchimento de formulários de avaliação de desempenho; maior exigência por participação e engajamento em instâncias colegiadas. Além disso, o próprio processo de avaliação de desempenho individual que exige tarefas como: a participação em comissões de acompanhamento e avaliação e o próprio acompanhamento de resultados pelo docente.This thesis sought to identify the effects of the recent reforms of state and higher education in teaching at the University of Minas Gerais. Approaches to research were qualitative and quantitative. The empirical research was conducted at the University of Minas Gerais, Belo Horizonte campus and included analysis of institutional and official documents, the application of questionnaires to the teachers of the institution and conducting semi-structured interviews with management of the institution and with two representatives of the teacher movement of the institution. The questionnaires were administered in two units - the School of Design and the School of Education. We opted for both these units count with the highest number of teachers and courses possess Post-graduate studies - subject to profound changes in teaching. The survey found that the reforms for higher education are not compiled into a single document. Are therefore diluted the legal framework that regulates this level of education as well as in public administration concerning the measures in Minas Gerais. Reforms of State imposed from 2003 comprising the last three governments of Minas Gerais had scoped the modernization of the state and were realized through the implementation of the policy called "management shock" that begins in 2003. In the analyzed period, although it was identified as a structural element of the reform of State, the enactment of Law No. 100 of 2007, to establish the system welfare of civil servants in Minas Gerais, promoted a change in the form of hiring these subjects , moved from "temporary workers" (employees hired for a specified period) to workers with permanent contracts predetermined duration - a hybrid category that moves between the public official and employee with permanent contract with a temporary contract. From the definitions of regulation presented by Barroso (2006) and Maroy (2011), we sought to further identify the mechanisms of regulation of labor relations in the analyzed context and vision of subjects concerning the state reforms and higher education, as well as their working conditions. Among these regulatory mechanisms, we highlight the individual performance evaluation whose results serve as reference for the calculation of performance bonuses. The analytical categories used were: teaching career, working conditions, insecurity and work intensification. This study it can be inferred that the university career lies in the institutionalization process, and that even with the changes in the condition of the employee - for temporary contract for an indefinite period, labor relations at the institution remain precarious . Moreover, it is observed that teachers although they claim not to notice changes in your workflow resulting from the modernization of the State, these have been subjected to more subtle forms of work intensification as filling out forms of performance evaluation and the increased demand for participation and engagement in collegiate institutions and the process of assessing individual performance tasks requiring self as: participation in committees for monitoring and evaluation and monitoring of results by the teacher himself.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReforma do ensino Minas GeraisEducaçãoEducação e estado  Minas Gerais  Professores universitários  Ensino superiorUniversidades e faculdades Minas GeraisTrabalho docentePolíticas públicasRegulação e reformas EducacionaisUniversidadeGestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtd_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdfapplication/pdf2456761https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBKW5/1/td_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdfce0d1d0e70b167a4118e17171ca05bacMD51TEXTtd_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdf.txttd_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdf.txtExtracted texttext/plain571493https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBKW5/2/td_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdf.txt783949d35031ab933321d4af8277bc45MD521843/BUBD-9NBKW52019-11-14 06:23:02.827oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9NBKW5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:23:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
title Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
spellingShingle Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
Neide Elisa Portes dos Santos
Trabalho docente
Políticas públicas
Regulação e reformas Educacionais
Universidade
Reforma do ensino Minas Gerais
Educação
Educação e estado  Minas Gerais  
Professores universitários  
Ensino superior
Universidades e faculdades Minas Gerais
title_short Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
title_full Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
title_fullStr Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
title_full_unstemmed Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
title_sort Gestão e trabalho na universidade: as recentes reformas do estado e da educação superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG
author Neide Elisa Portes dos Santos
author_facet Neide Elisa Portes dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Vanessa Ferraz Almeida Neves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Joao Ferreira de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vera Lucia Ferreira Alves de Brito
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonia Vitoria Soares Aranha
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Maria Rosimary Soares dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Neide Elisa Portes dos Santos
contributor_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Joao Ferreira de Oliveira
Vera Lucia Ferreira Alves de Brito
Antonia Vitoria Soares Aranha
Maria Rosimary Soares dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Políticas públicas
Regulação e reformas Educacionais
Universidade
topic Trabalho docente
Políticas públicas
Regulação e reformas Educacionais
Universidade
Reforma do ensino Minas Gerais
Educação
Educação e estado  Minas Gerais  
Professores universitários  
Ensino superior
Universidades e faculdades Minas Gerais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Reforma do ensino Minas Gerais
Educação
Educação e estado  Minas Gerais  
Professores universitários  
Ensino superior
Universidades e faculdades Minas Gerais
description Esta tese procurou identificar os efeitos das recentes reformas de Estado e da educação superior no trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais. As abordagens da pesquisa foram: qualitativa e quantitativa. A pesquisa empírica foi realizada na UEMG, campus Belo Horizonte e compreendeu a análise de documentos oficiais e institucionais; a aplicação de questionários junto aos docentes da instituição e a realização de entrevistas semiestruturadas com uma gestora da instituição e com duas representantes do movimento docente da UEMG. Os questionários foram aplicados em duas unidades a Escola de Design e a Faculdade de Educação. Optou-se por ambas as unidades por essas contarem com o maior número de docentes e possuírem cursos de Pós-graduação Stricto Sensu alvo de profundas transformações no trabalho docente. A pesquisa constatou que as reformas para a educação superior não se encontram sistematizadas em um único documento. Encontram-se, pois diluídas no arcabouço legal que regulamenta esse nível de ensino, bem como, em medidas afetas à administração pública em Minas Gerais. As reformas de Estado instituídas a partir de 2003 compreendendo os três últimos governos de Minas Gerais tiveram como escopo a modernização do Estado e foram materializadas através da implementação da política denominada Choque de Gestão que se inicia no mesmo ano. No período analisado, identificou-se ainda, como elemento estruturante da reforma de Estado, a promulgação da Lei nº 100 de 2007 que, ao instituir o Sistema de previdência dos servidores públicos de Minas Gerais, promoveu uma mudança na situação funcional desses sujeitos que, passaram de designados (servidores contratados por um período determinado) a efetivados uma categoria híbrida que transita entre o servidor público efetivo e o servidor designado. A partir das definições de regulação apresentadas por Barroso (2006) e Maroy (2011), buscou-se ainda, identificar os mecanismos de regulação das relações de trabalho no contexto analisado e a visão dos sujeitos acerca das reformas de Estado e da educação superior, bem como, de suas condições de trabalho. Entre esses mecanismos de regulação, destaca-se a avaliação de desempenho individual cujos resultados servem de referência para o cálculo de gratificações por desempenho. As categorias analíticas utilizadas foram: carreira docente; condições de trabalho; precarização e intensificação do trabalho. Do estudo realizado, pode-se depreender que, a carreira na universidade encontra-se em processo de institucionalização e, que mesmo com as mudanças na condição do servidor de designado para efetivado, as relações de trabalho na instituição ainda permanecem precárias. Além disso, observa-se que os docentes embora afirmem não perceber mudanças em seu ritmo de trabalho decorrentes dos processos de modernização do Estado, têm sido submetidos a formas mais sutis de intensificação do trabalho como o preenchimento de formulários de avaliação de desempenho; maior exigência por participação e engajamento em instâncias colegiadas. Além disso, o próprio processo de avaliação de desempenho individual que exige tarefas como: a participação em comissões de acompanhamento e avaliação e o próprio acompanhamento de resultados pelo docente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T08:02:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T08:02:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBKW5
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NBKW5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBKW5/1/td_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9NBKW5/2/td_neide_e_p_santos_def_2014_def.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce0d1d0e70b167a4118e17171ca05bac
783949d35031ab933321d4af8277bc45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589190558941184