Pedagogia interacional e colaborativa na formação do licenciado em Música: estudo exploratório a partir da disciplina Planejamento C: Educação Musical na Escola Especializada, da Escola de Música da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcus Vinicius Teixeira Ottoni
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B55PT7
Resumo: Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória em torno de pedagogias de Caráter interacional, consideradas nesse trabalho como processos de ensino-aprendizagem potencializados pela interação entre os participantes envolvidos. Tem como objetivo investigar e compreender fatores relacionados a estas propostas, buscando identificar aspectos didáticos de teor colaborativo, passíveis de contribuir para alguns desafios relacionados à formação docente em Música. O estudo exploratório se deu no âmbito de uma disciplina optativa do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Minas Gerais Planejamento C: Educação Musical na Escola Especializada cuja dinâmica, na hipótese do presente trabalho, apresenta aspectos próximos aos princípios destas pedagogias. A metodologia adotada pela pesquisa engloba revisão de literatura, para levantamento do referencial teórico; entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos participantes os alunos e a docente da disciplina em questão; e avaliação dos dados coletados por meio de Análise de Conteúdo. O cruzamento dessas duas fontes de informação referencial teórico e entrevistas permitiu compreender melhor o fenômeno investigado. A partir dessa compreensão, uma base de informações foi elaborada constando cinco categorias que apresentam os aspectos fundamentais levantados pela investigação, considerados pela pesquisa como indicadores de contribuição dessas pedagogias e práticas para a formação do discente.
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