Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/198053145587 http://hdl.handle.net/1843/40125 |
Resumo: | A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar. |
id |
UFMG_7c6a42bcda4b33d031699c38aab74182 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40125 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucionalEducaçãoInclusão socialDeficiênciasA situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃOFAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIAUFMG2022-03-15T20:33:39Z2022-03-15T20:33:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.1590/1980531455870100-1574http://hdl.handle.net/1843/40125porCadernos de pesquisaRegina Célia Passos Ribeiro DecamposNaim Rodrigues de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-15T20:33:39Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40125Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-15T20:33:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
title |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
spellingShingle |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional Regina Célia Passos Ribeiro Decampos Educação Inclusão social Deficiências |
title_short |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
title_full |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
title_fullStr |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
title_full_unstemmed |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
title_sort |
Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
author |
Regina Célia Passos Ribeiro Decampos |
author_facet |
Regina Célia Passos Ribeiro Decampos Naim Rodrigues de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Naim Rodrigues de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Regina Célia Passos Ribeiro Decampos Naim Rodrigues de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusão social Deficiências |
topic |
Educação Inclusão social Deficiências |
description |
A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-03-15T20:33:39Z 2022-03-15T20:33:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/198053145587 0100-1574 http://hdl.handle.net/1843/40125 |
url |
https://doi.org/10.1590/198053145587 http://hdl.handle.net/1843/40125 |
identifier_str_mv |
0100-1574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829779062554624 |