Inferência em filas markovianas finitas e infinitas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcio Augusto da Cruz Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICED-ALZPXH
Resumo: Em teoria de filas, estuda-se seu comportamento, seu processo de formação e analisam-se características de desempenho, tais como o número esperado de clientes no sistema e na fila, a intensidade do tráfego, definida como sendo a razão entre a taxa de chegada e a taxa de atendimento, entre outros. No entanto, sabe-se que na maioria das vezes os parâmetros envolvidos no processo não são conhecidos e precisam ser estimados através de algum método estatístico. Esta tese visa obter estimativas para algumas medidas de desempenho em filas markovianas finitas e infinitas com um único servidor, denominadas respectivamente por M/M/1/K e M/M/1, na notação de Kendall. Uma metodologia sobre o enfoque frequentista e bayesiano é apresentada. Do ponto de vista clássico, foi constatada a presença de vício no estimador de máxima verossimilhança para ro e investigada a utilização do conhecido método bootstrap não paramétrico para sua correção. Sob o enfoque bayesiano, foram obtidas distribuições a posteriori e preditivas para parâmetros de interesse. Amostras foram obtidas através de simulação. Os resultados apontaram para uma correção efetiva do vício, possibilitando redução no tamanho de amostra, com consequente diminuição nos custos e tempo para a obtenção da medidas de desempenho. Quanto ao método bayesiano, observou-se pelo fator de Bayes que várias são as distribuições a priori que poderiam se empregadas, entre as informativas e não informativas. Também, para filas M/M/1/K, os estimadores bayesianos para ro apresentaram a menor variabilidade entre todos, embora não tenham sido aqueles com os menores erros de estimação médios.
id UFMG_7c7015756c1e4de82b941ad8bb28bd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICED-ALZPXH
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Frederico Rodrigues Borges da CruzLuiz Henrique DuczmalRoberto da Costa QuininoFernando Luiz Pereira de OliveiraMarcos Flávio Silveira Vasconcelos D'angeloMarcio Augusto da Cruz Almeida2019-08-14T16:26:43Z2019-08-14T16:26:43Z2016-06-10http://hdl.handle.net/1843/ICED-ALZPXHEm teoria de filas, estuda-se seu comportamento, seu processo de formação e analisam-se características de desempenho, tais como o número esperado de clientes no sistema e na fila, a intensidade do tráfego, definida como sendo a razão entre a taxa de chegada e a taxa de atendimento, entre outros. No entanto, sabe-se que na maioria das vezes os parâmetros envolvidos no processo não são conhecidos e precisam ser estimados através de algum método estatístico. Esta tese visa obter estimativas para algumas medidas de desempenho em filas markovianas finitas e infinitas com um único servidor, denominadas respectivamente por M/M/1/K e M/M/1, na notação de Kendall. Uma metodologia sobre o enfoque frequentista e bayesiano é apresentada. Do ponto de vista clássico, foi constatada a presença de vício no estimador de máxima verossimilhança para ro e investigada a utilização do conhecido método bootstrap não paramétrico para sua correção. Sob o enfoque bayesiano, foram obtidas distribuições a posteriori e preditivas para parâmetros de interesse. Amostras foram obtidas através de simulação. Os resultados apontaram para uma correção efetiva do vício, possibilitando redução no tamanho de amostra, com consequente diminuição nos custos e tempo para a obtenção da medidas de desempenho. Quanto ao método bayesiano, observou-se pelo fator de Bayes que várias são as distribuições a priori que poderiam se empregadas, entre as informativas e não informativas. Também, para filas M/M/1/K, os estimadores bayesianos para ro apresentaram a menor variabilidade entre todos, embora não tenham sido aqueles com os menores erros de estimação médios.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria de Filas MarkovianasEstatísticaEstatisticaTeoria das filaspredição bayesianamedidas de desempenhoFilas markovianasintensidade de tráfegoInferência em filas markovianas finitas e infinitasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto130616.pdfapplication/pdf2018464https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICED-ALZPXH/1/texto130616.pdf20499c659750881d0a364f29249a4a2eMD51TEXTtexto130616.pdf.txttexto130616.pdf.txtExtracted texttext/plain136766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICED-ALZPXH/2/texto130616.pdf.txt9d8e25bce03c26549e79e013ab3f3161MD521843/ICED-ALZPXH2019-11-14 13:03:20.544oai:repositorio.ufmg.br:1843/ICED-ALZPXHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:03:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
title Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
spellingShingle Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
Marcio Augusto da Cruz Almeida
predição bayesiana
medidas de desempenho
Filas markovianas
intensidade de tráfego
Teoria de Filas Markovianas
Estatística
Estatistica
Teoria das filas
title_short Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
title_full Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
title_fullStr Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
title_full_unstemmed Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
title_sort Inferência em filas markovianas finitas e infinitas
author Marcio Augusto da Cruz Almeida
author_facet Marcio Augusto da Cruz Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frederico Rodrigues Borges da Cruz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luiz Henrique Duczmal
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roberto da Costa Quinino
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernando Luiz Pereira de Oliveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'angelo
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcio Augusto da Cruz Almeida
contributor_str_mv Frederico Rodrigues Borges da Cruz
Luiz Henrique Duczmal
Roberto da Costa Quinino
Fernando Luiz Pereira de Oliveira
Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D'angelo
dc.subject.por.fl_str_mv predição bayesiana
medidas de desempenho
Filas markovianas
intensidade de tráfego
topic predição bayesiana
medidas de desempenho
Filas markovianas
intensidade de tráfego
Teoria de Filas Markovianas
Estatística
Estatistica
Teoria das filas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teoria de Filas Markovianas
Estatística
Estatistica
Teoria das filas
description Em teoria de filas, estuda-se seu comportamento, seu processo de formação e analisam-se características de desempenho, tais como o número esperado de clientes no sistema e na fila, a intensidade do tráfego, definida como sendo a razão entre a taxa de chegada e a taxa de atendimento, entre outros. No entanto, sabe-se que na maioria das vezes os parâmetros envolvidos no processo não são conhecidos e precisam ser estimados através de algum método estatístico. Esta tese visa obter estimativas para algumas medidas de desempenho em filas markovianas finitas e infinitas com um único servidor, denominadas respectivamente por M/M/1/K e M/M/1, na notação de Kendall. Uma metodologia sobre o enfoque frequentista e bayesiano é apresentada. Do ponto de vista clássico, foi constatada a presença de vício no estimador de máxima verossimilhança para ro e investigada a utilização do conhecido método bootstrap não paramétrico para sua correção. Sob o enfoque bayesiano, foram obtidas distribuições a posteriori e preditivas para parâmetros de interesse. Amostras foram obtidas através de simulação. Os resultados apontaram para uma correção efetiva do vício, possibilitando redução no tamanho de amostra, com consequente diminuição nos custos e tempo para a obtenção da medidas de desempenho. Quanto ao método bayesiano, observou-se pelo fator de Bayes que várias são as distribuições a priori que poderiam se empregadas, entre as informativas e não informativas. Também, para filas M/M/1/K, os estimadores bayesianos para ro apresentaram a menor variabilidade entre todos, embora não tenham sido aqueles com os menores erros de estimação médios.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T16:26:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T16:26:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ICED-ALZPXH
url http://hdl.handle.net/1843/ICED-ALZPXH
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICED-ALZPXH/1/texto130616.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ICED-ALZPXH/2/texto130616.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20499c659750881d0a364f29249a4a2e
9d8e25bce03c26549e79e013ab3f3161
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589227175215104