Sobre o vínculo educativo e a ação de segurança por parte dos agentes de segurança socioeducativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4LPEQ |
Resumo: | O agente de segurança socioeducativo (ASE) é o profissional que compõe a equipe de segurança socioeducativa, responsável pelos procedimentos padrão de segurança, e por atuar no processo socioeducativo dos adolescentes em cumprimento de medida judicial, utilizando-se prioritariamente do diálogo, orientação e mediação de conflitos, sendo a contenção física utilizada como último recurso. Considerando este um importante ator para o processo socioeducativo do adolescente direcionamos o foco dessa pesquisa para o fazer desses profissionais. Investigamos no cotidiano do trabalho dos ASEs, nas relações construídas com os adolescentes, as possibilidades de vínculo educativo entre os ASEs e adolescentes nas unidades socioeducativas de semiliberdade de Belo Horizonte MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com os ASEs indicados pela direção das unidades. Concluímos que o não saber da impossibilidade da tarefa de educar permite que o ASE o faça a seu modo, seguindo um arcaísmo familiarista, cuja construção singular possibilita seu vínculo educativo com o adolescente. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para que a Política de Atendimento Socioeducativo volte o olhar para a importância da atuação dos ASEs e invista na formação desses atores fundamentais para o funcionamento das unidades de execução das medidas de privação de liberdade. Além disso, espera-se promover o espaço de escuta desses profissionais em prol da promoção de qualidade e valorização do trabalho, intensificando as possibilidades de construção de vínculo educativo entre estes profissionais e os adolescentes de forma a contribuir no processo socioeducativo durante o cumprimento de Medida Socioeducativa de Semiliberdade no estado de Minas Gerais. |
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Marcelo Ricardo PereiraAndre Marcio Picanco FavachoPedro Teixeira CastilhoRoselene Ricachenevsky GurskiCarla Mercês da Rocha Jatoba FerreiraMônica Maria Farid RahmeLeziane Parré de Souza2019-08-11T12:14:53Z2019-08-11T12:14:53Z2017-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4LPEQO agente de segurança socioeducativo (ASE) é o profissional que compõe a equipe de segurança socioeducativa, responsável pelos procedimentos padrão de segurança, e por atuar no processo socioeducativo dos adolescentes em cumprimento de medida judicial, utilizando-se prioritariamente do diálogo, orientação e mediação de conflitos, sendo a contenção física utilizada como último recurso. Considerando este um importante ator para o processo socioeducativo do adolescente direcionamos o foco dessa pesquisa para o fazer desses profissionais. Investigamos no cotidiano do trabalho dos ASEs, nas relações construídas com os adolescentes, as possibilidades de vínculo educativo entre os ASEs e adolescentes nas unidades socioeducativas de semiliberdade de Belo Horizonte MG. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com os ASEs indicados pela direção das unidades. Concluímos que o não saber da impossibilidade da tarefa de educar permite que o ASE o faça a seu modo, seguindo um arcaísmo familiarista, cuja construção singular possibilita seu vínculo educativo com o adolescente. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para que a Política de Atendimento Socioeducativo volte o olhar para a importância da atuação dos ASEs e invista na formação desses atores fundamentais para o funcionamento das unidades de execução das medidas de privação de liberdade. Além disso, espera-se promover o espaço de escuta desses profissionais em prol da promoção de qualidade e valorização do trabalho, intensificando as possibilidades de construção de vínculo educativo entre estes profissionais e os adolescentes de forma a contribuir no processo socioeducativo durante o cumprimento de Medida Socioeducativa de Semiliberdade no estado de Minas Gerais.The Socio-Educational Security Agent (ASE) is the primary professional that makes up the socio-educational security team. They are responsible for standard security procedures, and for acting in the socio-educational process of adolescents in compliance with legal measures, using dialogue, guidance and mediation of conflicts as a priority, with physical restraint being the last resort. Considering it an important actor for the socio-educational process of the adolescent, the focus of this research was aimed at the work of these professionals. It was investigated the possibilities of an educational link between ASE's and adolescents in the socio-educational semiconfinement units of Belo Horizonte, MG, in the daily work of the ASE's in the relationships built with the adolescents. Semi-structured interviews were conducted with the ASE's by the management of the units. It was concluded that not knowing the impossibility of the task of educating allows the ASE's to do it in their own way, following a familialist archaism, which singular construction makes possible its educational link with the adolescent. It is expected that this research may contribute to the Socio-Educational Policy take another look at the importance of the action of the ASE's and invest in the training of these fundamental actors for the operation of the units where measures of deprivation of liberty are executed. In addition, it is expected to promote the listening space of these professionals in favor of the promotion of quality and valorization of work, intensifying the possibilities of building an educational link between these professionals and adolescents in order to contribute in the socio-educational process during the fulfillment of the Socioeducational Semi-confinement measure in the State of Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdolescentes Aspectos sociaisEducação Minas GeraisAgentes penitenciáriosDelinquencia juvenilAssistencia a menoresEducaçãoAssistência a menores Belo HorizonteEducação e EstadoMedida socioeducativaAgente de segurança socioeducativoVínculo educativoEducaçãoSegurançaMedida socioeducativaSobre o vínculo educativo e a ação de segurança por parte dos agentes de segurança socioeducativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdfapplication/pdf718623https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4LPEQ/1/sobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdf86903a7448e7669d50f4e537b03c97dbMD51TEXTsobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdf.txtsobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdf.txtExtracted texttext/plain235444https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4LPEQ/2/sobre_o_vinculo_educativo_e_a_acao_de_seguranca_por_parte_dos_agentes_de__seguraca_socioeducativo2.pdf.txtacdb620a1a5ae640f70c12c70b2c8d4dMD521843/BUOS-B4LPEQ2019-11-14 07:34:07.824oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4LPEQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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