Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM |
Resumo: | O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'. |
id |
UFMG_7da8b0c90daa8f49d6677f018cd86bf8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7SGKWM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcia Maria Valle ArbexLucia Castello BrancoMarcelo Jacques de MoraesAlice Bicalho de Oliveira2019-08-14T14:09:37Z2019-08-14T14:09:37Z2009-05-27http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWMO presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBarthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretaçãoSemiótica e literaturaFigura humana na literaturaBarthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretaçãoEscritaCriticaOralidadecorpoescritaRoland BarthesEnsaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_total_alice_bicalho.pdfapplication/pdf35929736https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7SGKWM/1/disserta__o_total_alice_bicalho.pdf5ea42a32da320c8d2f6558ecfcae5af0MD511843/ECAP-7SGKWM2019-08-14 11:09:38.063oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7SGKWMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T14:09:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
title |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
spellingShingle |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes Alice Bicalho de Oliveira corpo escrita Roland Barthes Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação Semiótica e literatura Figura humana na literatura Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação Escrita Critica Oralidade |
title_short |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
title_full |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
title_fullStr |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
title_full_unstemmed |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
title_sort |
Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes |
author |
Alice Bicalho de Oliveira |
author_facet |
Alice Bicalho de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lucia Castello Branco |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcelo Jacques de Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alice Bicalho de Oliveira |
contributor_str_mv |
Marcia Maria Valle Arbex Lucia Castello Branco Marcelo Jacques de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
corpo escrita Roland Barthes |
topic |
corpo escrita Roland Barthes Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação Semiótica e literatura Figura humana na literatura Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação Escrita Critica Oralidade |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação Semiótica e literatura Figura humana na literatura Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação Escrita Critica Oralidade |
description |
O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-05-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T14:09:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T14:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7SGKWM/1/disserta__o_total_alice_bicalho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ea42a32da320c8d2f6558ecfcae5af0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589232322674688 |