Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice Bicalho de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM
Resumo: O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'.
id UFMG_7da8b0c90daa8f49d6677f018cd86bf8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7SGKWM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcia Maria Valle ArbexLucia Castello BrancoMarcelo Jacques de MoraesAlice Bicalho de Oliveira2019-08-14T14:09:37Z2019-08-14T14:09:37Z2009-05-27http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWMO presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBarthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretaçãoSemiótica e literaturaFigura humana na literaturaBarthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretaçãoEscritaCriticaOralidadecorpoescritaRoland BarthesEnsaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_total_alice_bicalho.pdfapplication/pdf35929736https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7SGKWM/1/disserta__o_total_alice_bicalho.pdf5ea42a32da320c8d2f6558ecfcae5af0MD511843/ECAP-7SGKWM2019-08-14 11:09:38.063oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-7SGKWMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-14T14:09:38Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
title Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
spellingShingle Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
Alice Bicalho de Oliveira
corpo
escrita
Roland Barthes
Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação
Semiótica e literatura
Figura humana na literatura
Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação
Escrita
Critica
Oralidade
title_short Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
title_full Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
title_fullStr Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
title_full_unstemmed Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
title_sort Ensaios sobre corpo e grafia: figura; grão e gesto em Roland Barthes
author Alice Bicalho de Oliveira
author_facet Alice Bicalho de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lucia Castello Branco
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Jacques de Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Alice Bicalho de Oliveira
contributor_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
Lucia Castello Branco
Marcelo Jacques de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv corpo
escrita
Roland Barthes
topic corpo
escrita
Roland Barthes
Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação
Semiótica e literatura
Figura humana na literatura
Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação
Escrita
Critica
Oralidade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Barthes, Roland, 1915-1980 Óbvio e obtuso Crítica e interpretação
Semiótica e literatura
Figura humana na literatura
Barthes, Roland, 1915-1980 Fragmentos de um discurso amoroso Crítica e interpretação
Escrita
Critica
Oralidade
description O presente trabalho procura pesquisar a relação entre corpo e escrita na obra de Roland Barthes a partir dos termos 'figura', 'grão' e 'gesto'. O primeiro capítulo volta-se para o estudo do fragmento e da leitura como pontos determinantes para a produção do movimento da figura na obra 'Fragmentos de um Discurso Amoroso'. O segundo capítulo tenta afinar o conhecimento das especificidades do corpo que escreve e lê, assim como seu modo de inscrição no texto. Para isto, parte-se da idéia de grão desenvolvida por Barthes em alguns ensaios reunidos em 'Óbvio e Obtuso'. O terceiro capítulo retoma a questão da inscrição do movimento e da ação de um corpo específico na escrita, a partir da concepção, proposta por Barthes no ensaio 'Variações sobre a escrita', desta última como atividade manual. Busca-se refletir sobre o gesto a partir de dois pontos distintos: como ação oposta ao ato e como movimento produtor do traço. Na interseção de tais acepções, estuda-se as semiografias de Masson na tentativa de teorizar certa transitividade da escrita entendida não mais como desejo de um objeto final, mas como o desejo da produção em si. Finalmente, esta dissertação se propõe, a partir das reflexões sobre cada um dos três termos estudados, pontuar algumas conseqüências do estudo do corpo para aquela teoria de Barthes que pode ser reunida sob o nome de 'prazer do texto'.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:09:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7SGKWM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-7SGKWM/1/disserta__o_total_alice_bicalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ea42a32da320c8d2f6558ecfcae5af0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232322674688