Modelo de predição de escolha de rotas baseado em traces de mobilidade veicular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto César Souza Araujo Domingues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Letícia Pereira Pinto, Fabrício Aguiar Silva, Rosangela Helena Loschi, Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5753/courb.2021.17109
http://hdl.handle.net/1843/56439
https://orcid.org/0000-0003-0383-525X
https://orcid.org/0000-0002-0713-0583
https://orcid.org/0000-0001-6554-9799
https://orcid.org/0000-0002-5250-1785
Resumo: O estudo da mobilidade veicular e o seu impacto no desenvolvimento das cidades é um tópico importante de pesquisa, contribuindo para o cenário dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS). Neste trabalho, introduzimos um modelo logit multinomial (MNL) para predizer qual rota um usuário irá tomar dado um conjunto de rotas possíveis entre pontos de origem e destino e outras informações contextuais. Para isso, definimos e aplicamos uma abordagem estatística para entender como os veículos se comportam em um cenário urbano considerando os efeitos do tráfego. O modelo é aplicado em dois rastros reais de mobilidade veicular e os resultados mostram que ele é capaz de capturar as influências dos fatores existentes, obtendo predições superiores em comparação a dois baselines. Os resultados indicam que o modelo pode ser aplicado para o preenchimento de grandes lacunas espaciais, como por exemplo na geração dedados sintéticos porém realísticos de trajetórias para rastros de origem-destino.
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O modelo é aplicado em dois rastros reais de mobilidade veicular e os resultados mostram que ele é capaz de capturar as influências dos fatores existentes, obtendo predições superiores em comparação a dois baselines. Os resultados indicam que o modelo pode ser aplicado para o preenchimento de grandes lacunas espaciais, como por exemplo na geração dedados sintéticos porém realísticos de trajetórias para rastros de origem-destino.The study of vehicular mobility and its impact on the development of cities is an important research topic, contributing to the scenario of Intelligent Transport Systems (ITS). In this work, we introduce a multinomial logit model (MNL) to predict which route a user will take given a set of possible routes between origin and destination points and other contextual information. For this, we define and apply a statistical approach to understand how vehicles behave in an urban setting considering the effects of traffic. The model is applied to two real vehicle mobility tracks and the results show that it is able to capture the influences of existing factors, obtaining better predictions compared to two baselines. The results indicate that the model can be applied to fill in large spatial gaps, such as the generation of synthetic but realistic trajectory data for origin-destination tracks.CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICAWorkshop de Computação UrbanaEstatísticaComputaçãoTransporte urbanoRoteamento (Administração de redes de computadores)Mobilidade veicularSistemas de transporte inteligentesModelo logit multinomialModelo de prediçãoModelo de predição de escolha de rotas baseado em traces de mobilidade veicularScaling prediction model based on vehicle mobility trailsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://sol.sbc.org.br/index.php/courb/article/view/17109Augusto César Souza Araujo DominguesLetícia Pereira PintoFabrício Aguiar SilvaRosangela Helena LoschiAntonio Alfredo Ferreira Loureiroapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; 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