Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBQ9Z |
Resumo: | As constantes e rápidas transformações no mundo contemporâneo geram movimentos relacionados com a globalização econômica que atuam no mundo de maneira relacional com os movimentos da cultura, tangenciando o conceito de mundialização. O hibridismo, alimentado pela maior interpenetração das culturas, é visualizado em níveis globais redimensionando as narrativas do nacional. O ciclo do Cinema da Retomada no Brasil, durante os anos 1990, apresenta características da mundialização cultural que se atualizam na narrativa. O fim da Embrafilme e o surgimento de um dispositivo legal (Lei do Audiovisual) apontam para uma nova fase dentro da cinematografia produzida no Brasil. Na análise dos filmes Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), direção de Carla Camurati; Terra estrangeira (1995), direção de Walter Salles e Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), direção de Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; Hans Staden (1999), direção de Luis Alberto Pereira, e Cronicamente Inviável (1999), direção de Sérgio Bianchi, aparecem aspectos da interpenetração do devir mundo no devir Brasil e vice-versa. A observância das distintas fases do cinema realizado no Brasil e da antropofagia, ambas convertidas em patrimônio cultural da nação, entram em negociação com o Cinema proposto pelo Ciclo da Retomada. |
id |
UFMG_7e0177f14814a4642b5c1b4b3cf1b53c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZBQ9Z |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Evandro Jose Lemos da CunhaAna Lucia Menezes de AndradeMiriam de Souza RossiniEduardo Dias Fonseca2019-08-13T02:16:08Z2019-08-13T02:16:08Z2012-08-31http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBQ9ZAs constantes e rápidas transformações no mundo contemporâneo geram movimentos relacionados com a globalização econômica que atuam no mundo de maneira relacional com os movimentos da cultura, tangenciando o conceito de mundialização. O hibridismo, alimentado pela maior interpenetração das culturas, é visualizado em níveis globais redimensionando as narrativas do nacional. O ciclo do Cinema da Retomada no Brasil, durante os anos 1990, apresenta características da mundialização cultural que se atualizam na narrativa. O fim da Embrafilme e o surgimento de um dispositivo legal (Lei do Audiovisual) apontam para uma nova fase dentro da cinematografia produzida no Brasil. Na análise dos filmes Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), direção de Carla Camurati; Terra estrangeira (1995), direção de Walter Salles e Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), direção de Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; Hans Staden (1999), direção de Luis Alberto Pereira, e Cronicamente Inviável (1999), direção de Sérgio Bianchi, aparecem aspectos da interpenetração do devir mundo no devir Brasil e vice-versa. A observância das distintas fases do cinema realizado no Brasil e da antropofagia, ambas convertidas em patrimônio cultural da nação, entram em negociação com o Cinema proposto pelo Ciclo da Retomada.The constant and rapid changes in the contemporary world generate movements related to the globalization of the economies that operate in the world in a relational manner with the movements of culture. Hybridism, fueled by greater interpenetration of cultures, takes global levels redimensioning national narratives. The cycle of Cinema da Retomada, that took place in Brazil during the 1990s, has characteristics of the mondialisation of culture that are connected to the transnational narratives. The fall of Embrafilme and the new legal apparatus (Lei do Audiovisual), establish a new phase in the film production in Brazil. When analyzing films such as Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), directed by Carla Camurati; Terra Estrangeira (1995), directed by Walter Salles and Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), directed by Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), directed by Lírio Ferreira and Paulo Caldas; Hans Staden (1999) directed by Luis Alberto Pereira, and Cronicamente Inviável (1999), directed by Sérgio Bianchi, it is possible to find aspects of the interpenetration of the becoming world in the becoming Brazil and vice versa. The observing of the different moments of the Brazilian Cinema and the Antropofagia movement led by Oswald de Andrade during the 1920´s, both seen as cultural asset of the nation, could be found in negotiation with the films produced during the Cinema da Retomada.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAntropofagiaCinema brasileiroCinema Brasil HistóriaCinema novoCritica cinematograficaMulticulturalismoCinema e globalizaçãoAntropofagiaCinema brasileiroCinema da retomadaHibridismoMundializaçãoMundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdfapplication/pdf458627https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBQ9Z/1/eduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf59076b325bd20b095dc1977c3b7600d9MD51TEXTeduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf.txteduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf.txtExtracted texttext/plain21757https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBQ9Z/2/eduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf.txt479f532a8a82aba9ad70a6d38e2c8bacMD521843/JSSS-8ZBQ9Z2019-11-14 20:47:04.49oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZBQ9ZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:47:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
title |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
spellingShingle |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. Eduardo Dias Fonseca Antropofagia Cinema brasileiro Cinema da retomada Hibridismo Mundialização Antropofagia Cinema brasileiro Cinema Brasil História Cinema novo Critica cinematografica Multiculturalismo Cinema e globalização |
title_short |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
title_full |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
title_fullStr |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
title_full_unstemmed |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
title_sort |
Mundialização no cinema da retomada: hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade. |
author |
Eduardo Dias Fonseca |
author_facet |
Eduardo Dias Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ana Lucia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Miriam de Souza Rossini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eduardo Dias Fonseca |
contributor_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha Ana Lucia Menezes de Andrade Miriam de Souza Rossini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropofagia Cinema brasileiro Cinema da retomada Hibridismo Mundialização |
topic |
Antropofagia Cinema brasileiro Cinema da retomada Hibridismo Mundialização Antropofagia Cinema brasileiro Cinema Brasil História Cinema novo Critica cinematografica Multiculturalismo Cinema e globalização |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Antropofagia Cinema brasileiro Cinema Brasil História Cinema novo Critica cinematografica Multiculturalismo Cinema e globalização |
description |
As constantes e rápidas transformações no mundo contemporâneo geram movimentos relacionados com a globalização econômica que atuam no mundo de maneira relacional com os movimentos da cultura, tangenciando o conceito de mundialização. O hibridismo, alimentado pela maior interpenetração das culturas, é visualizado em níveis globais redimensionando as narrativas do nacional. O ciclo do Cinema da Retomada no Brasil, durante os anos 1990, apresenta características da mundialização cultural que se atualizam na narrativa. O fim da Embrafilme e o surgimento de um dispositivo legal (Lei do Audiovisual) apontam para uma nova fase dentro da cinematografia produzida no Brasil. Na análise dos filmes Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), direção de Carla Camurati; Terra estrangeira (1995), direção de Walter Salles e Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), direção de Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; Hans Staden (1999), direção de Luis Alberto Pereira, e Cronicamente Inviável (1999), direção de Sérgio Bianchi, aparecem aspectos da interpenetração do devir mundo no devir Brasil e vice-versa. A observância das distintas fases do cinema realizado no Brasil e da antropofagia, ambas convertidas em patrimônio cultural da nação, entram em negociação com o Cinema proposto pelo Ciclo da Retomada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T02:16:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T02:16:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBQ9Z |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBQ9Z |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBQ9Z/1/eduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBQ9Z/2/eduardo_dias_fonseca___cd_entregue_eba.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
59076b325bd20b095dc1977c3b7600d9 479f532a8a82aba9ad70a6d38e2c8bac |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589436336766976 |