ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Abusões |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65984 |
Resumo: | O filme brasileiro Angela (1951), produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, é baseado no conto “Spielerglück” (1820), de E. T. A. Hoffmann. Contudo, ainda que recrie a personagem Angela e o melodrama central de sorte no jogo/azar no amor, o longa-metragem dirigido por Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne promove significativas mudanças na narrativa ao transportá-la não apenas para outro meio (o cinema), como para o contexto brasileiro de meados do século XX, modificando, portanto, toda a ambientação geográfica e sócio-histórica. Inspirado pela sobreposição do bicentenário da morte de Hoffmann e do centenário da Semana de Arte Moderna brasileira, o presente artigo analisa o aspecto da brasilianização de uma obra do multiartista alemão no cinema brasileiro pelo viés da antropofagia, entendida como assimilação crítica do que vem de fora. Para tanto, apoia-se em reflexões sobre a apropriação antropofágica nas artes e em considerações teóricas dos estudos da adaptação. |
id |
UERJ-24_780f49a096862849ceca1da1d282f0eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65984 |
network_acronym_str |
UERJ-24 |
network_name_str |
Abusões |
repository_id_str |
|
spelling |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIROHoffmann. Adaptação cinematográfica. Antropofagia. Cinema brasileiro. Angela (1951).O filme brasileiro Angela (1951), produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, é baseado no conto “Spielerglück” (1820), de E. T. A. Hoffmann. Contudo, ainda que recrie a personagem Angela e o melodrama central de sorte no jogo/azar no amor, o longa-metragem dirigido por Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne promove significativas mudanças na narrativa ao transportá-la não apenas para outro meio (o cinema), como para o contexto brasileiro de meados do século XX, modificando, portanto, toda a ambientação geográfica e sócio-histórica. Inspirado pela sobreposição do bicentenário da morte de Hoffmann e do centenário da Semana de Arte Moderna brasileira, o presente artigo analisa o aspecto da brasilianização de uma obra do multiartista alemão no cinema brasileiro pelo viés da antropofagia, entendida como assimilação crítica do que vem de fora. Para tanto, apoia-se em reflexões sobre a apropriação antropofágica nas artes e em considerações teóricas dos estudos da adaptação.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCosta, Cynthia Beatrice2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/6598410.12957/abusoes.2022.65984Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022)2525-4022reponame:Abusõesinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65984/43559https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32581https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32582https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32583Direitos autorais 2022 Abusõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-03T01:04:17Zoai:www.e-publicacoes.uerj.br:article/65984Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoesPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/oaiabusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com2525-40222525-4022opendoar:2022-12-03T01:04:17Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
title |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
spellingShingle |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO Costa, Cynthia Beatrice Hoffmann. Adaptação cinematográfica. Antropofagia. Cinema brasileiro. Angela (1951). |
title_short |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
title_full |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
title_fullStr |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
title_sort |
ANGELA (1951) COMO APROPRIAÇÃO ANTROPOFÁGICA DE HOFFMANN NO CINEMA BRASILEIRO |
author |
Costa, Cynthia Beatrice |
author_facet |
Costa, Cynthia Beatrice |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cynthia Beatrice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hoffmann. Adaptação cinematográfica. Antropofagia. Cinema brasileiro. Angela (1951). |
topic |
Hoffmann. Adaptação cinematográfica. Antropofagia. Cinema brasileiro. Angela (1951). |
description |
O filme brasileiro Angela (1951), produzido pela Companhia Cinematográfica Vera Cruz, é baseado no conto “Spielerglück” (1820), de E. T. A. Hoffmann. Contudo, ainda que recrie a personagem Angela e o melodrama central de sorte no jogo/azar no amor, o longa-metragem dirigido por Abílio Pereira de Almeida e Tom Payne promove significativas mudanças na narrativa ao transportá-la não apenas para outro meio (o cinema), como para o contexto brasileiro de meados do século XX, modificando, portanto, toda a ambientação geográfica e sócio-histórica. Inspirado pela sobreposição do bicentenário da morte de Hoffmann e do centenário da Semana de Arte Moderna brasileira, o presente artigo analisa o aspecto da brasilianização de uma obra do multiartista alemão no cinema brasileiro pelo viés da antropofagia, entendida como assimilação crítica do que vem de fora. Para tanto, apoia-se em reflexões sobre a apropriação antropofágica nas artes e em considerações teóricas dos estudos da adaptação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65984 10.12957/abusoes.2022.65984 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65984 |
identifier_str_mv |
10.12957/abusoes.2022.65984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/view/65984/43559 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32581 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32582 https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/abusoes/article/downloadSuppFile/65984/32583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Abusões |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) Abusões; n. 18: (2022.2) Dossiê: Bicentenário de morte de E. T. A. Hoffmann (1822 – 2022) 2525-4022 reponame:Abusões instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Abusões |
collection |
Abusões |
repository.name.fl_str_mv |
Abusões - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
abusoes@uerj.br||flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1798325292492652544 |