Saber social e desenvolvimento de software: avaliação crítica do modelo da fábrica de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandra Leal
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ICFC-7FWPJL
Resumo: A presente dissertação discorre sobre os problemas decorrentes da utilização de uma estrutura organizacional, adotada pela empresa analisada, denominada "fábrica de software", na qual utilizam-se métodos supostamente universais de engenharia, seguindo os modelos da organização industrial, numa tentativa de solucionarproblemas da produtividade e melhorar a qualidade de seus produtos. No entanto, tais métodos tendem mais a resultados ineficientes do que a pretendida melhoria de qualidade. A utilização de regras e modelos formais da Engenharia de Software amputa a dimensão imaginativa e social do profissional em informática, o que de nota um profundo desconhecimento acerca de como os analistas adquirem o saber dasnecessidades reais do usuário, especialmente no que diz respeito ao saber que envolve o processo criativo. Tendo como base o estudo empírico, realizado sob uma abordagem metodológica da análise ergonômica do trabalho, junto aos técnicos em informática de uma empresa prestadora de serviços públicos, aponta-se aqui a importância da socialização entre os agentes envolvidos, bem como toda a capacidade imaginativa dos técnicos em informática, fundamentais na construção de um software de qualidade. O resultado do estudo demonstrou que a divisão de papéis adotada pelo modelo Fábrica de Software, aliada à terceirização do desenvolvimento de software, onde os desenvolvedores distam geograficamente da empresa analisada, apenas agravou os problemas já encontrados no modelo anteriormente utilizado. A separação física entre os desenvolvedores e o analista de negócio, bem como o isolamento destes do contexto da empresa, não permitiram que os desenvolvedores adquirissem o saber necessáriopara desenvolver um produto que atendesse as necessidades reais dos usuários.
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