(Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância

Bibliographic Details
Main Author: Claudia Regina dos Anjos
Publication Date: 2016
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APNNCQ
Summary: Este trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre a formação de professores de Artes Visuais em um curso na modalidade a distância. Para a sua construção, foi estabelecido um diálogo sistematizado com o cenário da educação brasileira em seus avanços e fragilidades, com intuito de conhecer, analisar e compreender as práticas pedagógicas de professores que tiveram a oportunidade de formação especializada em Artes Visuais. O objetivo geral é investigar o impacto da formação docente, na modalidade a distância, nas práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Como metodologia, o pensamento artístico foi o fio condutor do processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CEEAV/EBA/UFMG). Foram identificados a natureza das propostas pedagógicas artísticas, os materiais, o contexto e os recursos que os egressos lançam mão para pensar arte. A análise dos dados obtidos foi feita através de questionário à luz dos referenciais teóricos de Efland (2005), Dewey (2010), Wagner (2010), Freire (2011) e Pimentel (2015), entre outros. Com os dados levantados, constatou-se que a maioria dos egressos possui experiência em Arte, tem acesso à internet, continuaram suas formações, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e que a maioria utiliza os conhecimentos que construiu no CEEAV na sua vida e na sua profissão.
id UFMG_7e58212e16ac8f6742336349ccc7d97e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-APNNCQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelLeda Maria de Barros GuimaraesSandra de Fatima Pereira TostaJuliana Gouthier MacedoEvandro Jose Lemos da CunhaClaudia Regina dos Anjos2019-08-10T08:11:02Z2019-08-10T08:11:02Z2016-10-20http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APNNCQEste trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre a formação de professores de Artes Visuais em um curso na modalidade a distância. Para a sua construção, foi estabelecido um diálogo sistematizado com o cenário da educação brasileira em seus avanços e fragilidades, com intuito de conhecer, analisar e compreender as práticas pedagógicas de professores que tiveram a oportunidade de formação especializada em Artes Visuais. O objetivo geral é investigar o impacto da formação docente, na modalidade a distância, nas práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Como metodologia, o pensamento artístico foi o fio condutor do processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CEEAV/EBA/UFMG). Foram identificados a natureza das propostas pedagógicas artísticas, os materiais, o contexto e os recursos que os egressos lançam mão para pensar arte. A análise dos dados obtidos foi feita através de questionário à luz dos referenciais teóricos de Efland (2005), Dewey (2010), Wagner (2010), Freire (2011) e Pimentel (2015), entre outros. Com os dados levantados, constatou-se que a maioria dos egressos possui experiência em Arte, tem acesso à internet, continuaram suas formações, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e que a maioria utiliza os conhecimentos que construiu no CEEAV na sua vida e na sua profissão.This thesis intends to contribute to the discussion on Visual Arts teachers training in a course in distance modality. For this, has established up a systematic dialogue with the scenario of Brazilian education in their advances and weaknesses in intent to know, analyze and understand the teachers pedagogical practices who had the opportunity to be in a Specialized Course in Visual Arts. The general objective is to investigate the impact of teacher education, in distance modality, in the pedagogical practices of teachers in the teaching/learning process of Visual Arts. As methodology, the artistic thinking was the guiding principle of the teaching/learning of Visual Arts. This is a qualitative research so, there was a case study based on the Specialization Course of Visual Arts of the Escola de Belas Artes from the Universidade Federal de Minas Gerais (CEEAV/EBA/UFMG). It has been identified the nature of the artistic educational proposals, the materials, the context and the resources that egressed students use to think about art. The data analysis has been done through questionnaire in the light of the theoretical framework of Efland (2005), Dewey (2010), Wagner (2010), Freire (2011) and Pimentel (2015), among others. With the data collected, it was found that most egressed students have experience in Art, Internet access and they continued their education, whether professional or academic, and that most uses the knowledge constructed on CEEAV in their lives and in their professions.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de arte FormaçãoEnsino à distânciaArte Estudo e ensinoExperiências no ensino/aprendizagem de Artes VisuaisMetodologias de ensino/aprendizagem de ArteFormação do professor de ArteEnsino a distância(Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtextofinal_revisadoposdefesa.pdfapplication/pdf3811325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APNNCQ/1/textofinal_revisadoposdefesa.pdff16c1bcfc8f8d598790f5d7eb5288befMD51TEXTtextofinal_revisadoposdefesa.pdf.txttextofinal_revisadoposdefesa.pdf.txtExtracted texttext/plain367847https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APNNCQ/2/textofinal_revisadoposdefesa.pdf.txtf9608b0a9a84bd6fe5be3a38f9163154MD521843/EBAP-APNNCQ2019-11-14 05:18:06.89oai:repositorio.ufmg.br:1843/EBAP-APNNCQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:18:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
title (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
spellingShingle (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
Claudia Regina dos Anjos
Experiências no ensino/aprendizagem de Artes Visuais
Metodologias de ensino/aprendizagem de Arte
Formação do professor de Arte
Ensino a distância
Professores de arte Formação
Ensino à distância
Arte Estudo e ensino
title_short (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
title_full (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
title_fullStr (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
title_full_unstemmed (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
title_sort (Re)criações e (Re)invenções: a formação continuada do professor em Artes Visuais na modalidade a distância
author Claudia Regina dos Anjos
author_facet Claudia Regina dos Anjos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leda Maria de Barros Guimaraes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sandra de Fatima Pereira Tosta
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Juliana Gouthier Macedo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia Regina dos Anjos
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Leda Maria de Barros Guimaraes
Sandra de Fatima Pereira Tosta
Juliana Gouthier Macedo
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências no ensino/aprendizagem de Artes Visuais
Metodologias de ensino/aprendizagem de Arte
Formação do professor de Arte
Ensino a distância
topic Experiências no ensino/aprendizagem de Artes Visuais
Metodologias de ensino/aprendizagem de Arte
Formação do professor de Arte
Ensino a distância
Professores de arte Formação
Ensino à distância
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de arte Formação
Ensino à distância
Arte Estudo e ensino
description Este trabalho pretende contribuir com a reflexão sobre a formação de professores de Artes Visuais em um curso na modalidade a distância. Para a sua construção, foi estabelecido um diálogo sistematizado com o cenário da educação brasileira em seus avanços e fragilidades, com intuito de conhecer, analisar e compreender as práticas pedagógicas de professores que tiveram a oportunidade de formação especializada em Artes Visuais. O objetivo geral é investigar o impacto da formação docente, na modalidade a distância, nas práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Como metodologia, o pensamento artístico foi o fio condutor do processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (CEEAV/EBA/UFMG). Foram identificados a natureza das propostas pedagógicas artísticas, os materiais, o contexto e os recursos que os egressos lançam mão para pensar arte. A análise dos dados obtidos foi feita através de questionário à luz dos referenciais teóricos de Efland (2005), Dewey (2010), Wagner (2010), Freire (2011) e Pimentel (2015), entre outros. Com os dados levantados, constatou-se que a maioria dos egressos possui experiência em Arte, tem acesso à internet, continuaram suas formações, sejam elas profissionais ou acadêmicas, e que a maioria utiliza os conhecimentos que construiu no CEEAV na sua vida e na sua profissão.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:11:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APNNCQ
url http://hdl.handle.net/1843/EBAP-APNNCQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APNNCQ/1/textofinal_revisadoposdefesa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EBAP-APNNCQ/2/textofinal_revisadoposdefesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f16c1bcfc8f8d598790f5d7eb5288bef
f9608b0a9a84bd6fe5be3a38f9163154
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971207997358080